Encontro destaca a importância da comunicação para o futuro do cooperativismo do DF

WhatsApp Image 2024 02 01 at 09.11.26

Na tarde do dia 12 de dezembro, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF realizou a edição 2023 do Encontro de Comunicadores de Cooperativas, reunindo profissionais responsáveis pela promoção do cooperativismo na região. A atividade municiou profissionais das cooperativas brasilienses com conteúdo pertinente a área de comunicação, além de permitir o intercâmbio de ideias, experiências e a ampliação da rede de contatos.

Para dar início ao encontro, Geâne Ferreira, gerente geral do SESCOOP/DF, apresentou dados que evidenciam a eficácia do cooperativismo, não apenas no Brasil, mas principalmente no Distrito Federal. Segundo ela, "o movimento cooperativista é grandioso e está destinado a um crescimento significativo nos próximos anos. Por este motivo, precisamos manter nossas atividades alinhadas ao que é proposto pela OCB e assim teremos um discurso unificado sobre o que é o cooperativismo no Brasil", pontuou.

Samara Araújo, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, compartilhou insights sobre a construção da campanha "SomosCoop" - #BoraCooperar, levando  todos a uma imersão na jornada de construção do movimento

Segundo Samara, a campanha foi planejada ao longo de anos e tem como objetivo principal consolidar a identidade cooperativista, destacando a relevância do cooperativismo no mundo. "É por este motivo que continuamos a missão de mostrar para cada cooperativa a importância de aderir ao selo SomosCoop para que a sociedade entenda o que fazemos, como fazemos e o que queremos oferecer de volta a partir dos nossos princípios", disse.

Em seguida, Williams Cuccovia, consultor de marketing digital e professor da ESPM, conduziu uma palestra sobre as tendências e inovações em comunicação. O especialista destacou os avanços da comunicação nos últimos anos, projetando a ascensão do digital nos próximos anos. "O on-line e o off-line estão cada vez mais entrelaçados. Com a chegada da inteligência artificial, é crucial que as equipes de comunicação integrem essas atividades de forma coesa e entendam que não é possível comunicar achando que um é mais importante que o outro. On e Off caminham juntos", enfatizou Cuccovia.

Já Kátia Rocha, analista de Planejamento e Projetos de Marketing do SESCOOP/DF, encerrou as apresentações com uma visão abrangente das atividades de comunicação do Sistema OCDF-SESCOOP/DF em 2023, destacando a campanha dos 50 anos do Sistema, a iniciativa "Bora Cooperar" e a Corrida Pink for Life. "A diversidade de iniciativas reflete a forma como o cooperativismo no DF se reinventa para os próximos 50 anos. Estamos comprometidos em levar mensagens que promovam a compreensão e a adesão ao modelo cooperativista", afirmou a analista.

Na avaliação de Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, comunicação é uma questão que está sempre na pauta do cooperativismo. "Um dos principais desafios que temos é comunicar mais, apresentar a importância do cooperativismo no desenvolvimento do país, além de todo o trabalho educativo que desenvolvemos. O Sistema OCB está empenhado em mudar a forma como se comunica com a sociedade, destacando que o cooperativismo é um modelo de negócios moderno e que promove prosperidade nas comunidades onde está presente", concluiu. 

Conteúdos relacionados