Sistema OCDF-SESCOOP/DF Participa da Abertura Oficial da Colheita de Soja – GO/DF 2023/2024
No último dia 26, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF marcou presença na cerimônia de Abertura Oficial da Colheita de Soja – GO/DF, safra 2023/2024. O evento, promovido pela APROSOJA-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás) e a COOPA-DF (Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal e a COOPA-DF), celebrou o trabalho dos agricultores e assinalou a colheita oficial de soja em 2024.
Este ano, o encontro foi realizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, uma área estratégica que reúne diversos municípios produtores de soja no entorno do Distrito Federal, abrangendo não apenas áreas do DF, mas também de Goiás e Minas Gerais.
Carla Madeira, superintendente do SESCOOP/DF, esteve presente na iniciativa e ressaltou a relevância do evento tanto para o cooperativismo local, como também para toda a sociedade. Afinal, o mercado de soja desempenha um papel importante no abastecimento da região e do entorno do DF, além de auxiliar no plantio de soja em outros estados. "Participar da Abertura Oficial da Colheita de Soja é mais do que celebrar uma safra. É reconhecer a dedicação dos agricultores e fortalecer os laços que impulsionam o cooperativismo e o desenvolvimento econômico da nossa região. Este evento é um marco para o setor, e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF está ativamente engajado nesse processo", afirmou Carla Madeira.
A produção de soja no DF e entorno
A soja desempenha um papel crucial na economia brasileira, destacando-se como protagonista tanto na balança comercial quanto na segurança alimentar. Segundo Rafael Bueno, secretário de agricultura do DF, aproximadamente 40% da produção anual de soja no DF e entorno é direcionada para sementes de alta pureza genética, enviadas para multiplicação em estados como Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja na safra 2023/2024 em Goiás pode atingir 4,6 milhões de hectares e estima-se que a região do entorno do DF contribuirá com uma colheita superior a 830 mil toneladas, não se limitando apenas à soja, mas abrangendo também cultivos como milho, trigo e feijão.