Os novos horizontes do cooperativismo

  • Nenhum

 

Design sem nome 40

    Remy Gorga Neto | Presidente do Sistema OCB/DF

 

O ano de 2024 ficará marcado como um período de grandes avanços e aprendizados para as cooperativas do Distrito Federal e do Brasil. Ao longo do ano, a troca entre cooperativas e as articulações nacionais e internacionais trouxeram resultados significativos que contribuíram para o setor, consolidando o cooperativismo como um modelo sustentável que merece atenção e destaque por onde passa.

Não podemos deixar de citar sobre a adoção de uma nova identidade institucional pelo Sistema OCB/DF. Após 50 anos de atuação como OCDF, a organização abraçou uma nova marca, representando não apenas um rebranding visual, mas também um compromisso renovado com os próximos 50 anos de desafios e conquistas no cooperativismo.

Outro grande feito foi a inauguração da Casa de Cooperativismo, um espaço que simboliza a essência do cooperativismo no Distrito Federal e oferece estrutura moderna e funcional para receber eventos, encontros e iniciativas estratégicas. Esse local já começou a cumprir seu papel durante a AgroBrasília, quando foi apresentado oficialmente, destacando-se como um ponto de integração e inovação para todas as cooperativas locais.

O Sistema OCB/DF também investiu intensamente em ações de capacitação e desenvolvimento humano e organizacional. A realização de eventos, workshops e programas voltados para lideranças de cooperados reforçou a preparação das cooperativas para os desafios do futuro, alinhando práticas com as diretrizes nacionais e internacionais. O encerramento do ciclo comemorativo aos 50 anos da OCB/DF foi uma oportunidade para reconhecer e celebrar o trabalho de conselheiros e representantes do cooperativismo, evidenciando a união e o alinhamento estratégico de cada um dos nossos ramos.

No âmbito nacional e internacional, 2024 também foi marcado por trocas importantes e pela expansão da presença das cooperativas brasileiras no cenário global. O Congresso Brasileiro de Cooperativismo trouxe diretrizes essenciais para o próximo ciclo estratégico, enquanto a Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional, realizada na Índia, evidenciou a importância da colaboração mundial para que o cooperativismo seja cada vez mais conhecido e disseminado nas culturas ao redor do mundo.

À medida que o ano termina, os nossos olhos se voltam para 2025, que foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. É hora de abraçarmos nossos projetos e mostrarmos ao mundo o poder transformador dos negócios cooperativistas e a magnitude de tudo aquilo que temos potencial para realizar.

Também em 2025, novos horizontes se abrem para cooperativismo distrital. O DF terá a honra de sediar a III Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa, nos dias 19, 20 e 21 de maio, um evento que promete reunir líderes de cooperativas lusófonas para fomentar parcerias, trocar experiências e negócios entre países que compartilham uma história e valores comuns.

Encerramos 2024 com um sentimento de dever cumprido e com expectativas altas para o que está por vir. O próximo ano será uma oportunidade ímpar para as cooperativas mostrarem ao mundo quem são e qual o impacto podem exercer na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Um feliz natal e um ano novo repleto de conquistas para todos.

Conteúdos relacionados