AgroBrasília propaga o cooperativismo no Distrito Federal
Entre os dias 23 e 27 de maio foi realizada a edição 2023 da AgroBrasília. A feira, organizada desde 2008 pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), reuniu, ao longo de cinco dias, um total de 175 mil pessoas e 562 expositores no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD/DF, e evidenciou o potencial agrícola do Distrito Federal e região. Apoiador do evento desde a sua primeira edição, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF marcou presença, mais uma vez, durante a realização, com um estande planejado para propagar o cooperativismo e seus princípios.
As atividades organizadas pelo sistema cooperativista do DF, como o tradicional Quiz do Cooperativismo, atraíram, durante os cinco dias da feira, tanto o público infantil quando o adulto, e apresentaram a força da cooperação, além da contribuição do modelo de negócios para o desenvolvimento do DF durante os 50 anos de existência da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF).
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, foi uma das personalidades que esteve presente no espaço, onde conversou com dirigentes, membros de cooperativas locais e ainda elogiou a organização da AgroBrasília, uma vitrine importantíssima da qual o cooperativismo não pode estar ausente de maneira alguma, assim como a atuação do sistema cooperativista brasiliense.
Márcio também falou sobre a capacidade do cooperativismo em gerar confiança e transformar realidades. “Tem muita gente que confunde. Acha que o cooperativismo sabe fazer apenas armazém bonito para guardar soja, ou cofre nas cooperativas de crédito para guardar dinheiro. Mas a especialidade do cooperativismo é cultivar confiança. A cooperativa é uma organização de pessoas que se unem com esse sentimento que está em escassez no mundo inteiro, que é a confiança. Portanto, o grande papel da cooperativa é gerar e administrar confiança, um insumo que quanto mais se usa, mais ele aumenta. Confiar é a chave para superar desafios e transformar regiões em ilhas de prosperidade. É isso que a gente vê aqui na AgroBrasília”, pontuou o dirigente, que também recordou de visitas que já fez à região do PAD/DF no passado.
Presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, também enalteceu a magnitude da AgroBrasília, evento que, segundo ele, representa um marco para o agronegócio do Distrito Federal. “Esta feira é um exemplo e está crescendo cada vez mais, ajudando no reconhecimento do cooperativismo”, afirmou.
Remy engrandeceu, também, o trabalho da Coopa/DF, uma das primeiras cooperativas do DF, atualmente com 46 anos de atividade. Segundo ele, a organização é fundamental para o desenvolvimento local e tem transformado o cerrado em campos cada vez mais férteis.
Além de reunir milhares de pessoas, a AgroBrasília voltou a se posicionar como uma das maiores realizações do agronegócio no país, com um volume de negócios estimado, logo após o encerramento, em R$ 4,8 bilhões, cifra que representa um recorde.