Featured

Celebração do Dia de Cooperar no DF reúne centenas de pessoas em São Sebastião

Abertura DiaC

Os portões da praça em frente à Administração de São Sebastião nem haviam sido abertos ainda e o eletricista Antonio Benedito já aguardava com a esposa e os netos para saber quais serviços poderia aproveitar na edição 2024 da celebração do Dia de Cooperar. Ele, que mora em São Sebastião, foi com o objetivo de dar uma conferida na pressão, realizar um teste de glicemia e, claro, cortar o cabelo. ‘‘Uma ação dessas acontecendo pertinho de casa, a gente tem que aproveitar. Enquanto eu e minha esposa aproveitamos dos serviços, as crianças vão poder brincar aqui, afinal está bem seguro’’, disse. Além do seu Antonio, no último sábado, 6 de julho, quase mil pessoas passaram pelos estandes montados pelas cooperativas do DF, em parceria com o Sistema OCB/DF e outras entidades parceiras, com o objetivo de não só realizar serviços de cunho social, mas também apresentar a força do cooperativismo para as comunidades ao redor do país. A celebração do Dia C no DF se une a celebrações em diversos outros estados do país e aconteceu no dia em que se comemora o Dia Internacional das Cooperativas, primeiro sábado de julho.

Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, como análise de pressão arterial, orientações de enfermagem, corte de cabelo, brincadeiras e jogos para as crianças, pintura de desenhos educativos sobre preservação ambiental, distribuição de doces e brindes, contação de histórias, oficina de plantio de mudas e orientações financeiras para crianças. A programação incluiu também orientações culinárias e muito mais, proporcionando uma manhã repleta de atividades e informação para toda a família.

Segundo Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, essa é uma forma de aproximar o cooperativismo da comunidade no DF. ‘‘Nos sentimos honrados em estar aqui, realizando essa atividade e levando um pouco do cuidado das cooperativas com a sociedade. Ações como o Dia de Cooperar são essenciais para aproximar as cooperativas das comunidades e mostrar a força do cooperativismo na promoção do bem-estar social e do desenvolvimento local", destacou o presidente.

2 DiaC

A iniciativa, que já faz parte do calendário das cooperativas de todo o Brasil há quase uma década, imprime o compromisso das cooperativas com a qualidade de vida da população. Carina Melo, gerente de relacionamento de pessoas do Sistema OCB Nacional, marcou presença na celebração, representando o presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas, e a superintendente, Tânia Zanella. ‘‘Estamos incansavelmente disseminando os princípios cooperativistas por todo o Brasil pois temos um movimento com responsabilidade pelo coletivo. O cooperativismo é um modelo justo capaz de transformar a vida das pessoas pois trabalhamos para as pessoas. O dia de hoje serve para testificarmos todo esse trabalho’’, ponderou Carina durante abertura.

A celebração do Dia C no DF já passou por regiões como Ceilândia, Recanto das Emas, Itapoã, e este ano ocupou espaço na região administrativa de São Sebastião, que é pioneira na história do DF e conta com uma população de quase 120 mil habitantes. Valmir José, Chefe de gabinete da Administração de São Sebastião, prestigiou o encontro e celebrou iniciativas com este cunho. ‘‘Parabenizo toda as cooperativas por um evento como esse e agradeço os voluntários que dedicaram seu tempo para ajudar o próximo. Ficamos satisfeitos em participar de eventos como esse pois ajudam a comunidade trazendo momentos de integração para todos’’, disse.

Após ver nas redes sociais sobre o evento, a dona de casa Cintia Luana Xavier decidiu aproveitar a oportunidade para que o esposo pudesse cortar o cabelo. Enquanto passeava pelos estandes, visitou o espaço da cooperativa CooperSystem e, depois de participar de uma palestra voltada para o setor da tecnologia, deu seu nome em um sorteio que valia um smartphone novinho. ‘‘Meu esposo estava cortando o cabelo e eu fiquei na banca da cooperativa, ouvindo eles falarem sobre o trabalho que executam. Dei meu nome no sorteio sem pretensão nenhuma, mas depois de algumas horas, meu nome foi chamado no palco e vou voltar para casa com o maridão de cabelo cortado e um celular novinho para mim’’, comemorou a moradora da região. Além de Cintia, a cozinheira Fabiana Tavares, também venceu o sorteio da cooperativa e voltou para casa com um smartphone.

3 DiaC

Além dos serviços, o evento também foi cenário de outras atrações. No palco principal, houve mágica para as crianças com o mágico Tio Bruno e uma apresentação artística de dança cigana com o grupo Associação Cultural Namastê Arte Inclusiva, que reúne pessoas de várias idades, com e sem deficiência. Segundo Luciana Vitor, coordenadora do grupo e professora na Secretaria de Educação do GDF, há mais de duas décadas a turma se reúne para mostrar o potencial de cada um, valorizando o olhar inclusivo acima de tudo. ‘‘Entendemos o ser humano como alguém singular e com isso reunimos pessoas típicas e atípicas para que possam conviver em harmonia, respeitando as limitações de cada um. Trabalhamos a dança como um recurso para desenvolver crianças e adultos a uma convivência saudável com a diversidade’’, refletiu Luciana.

Dança Inclusiva DiaC

A celebração do Dia C no DF registra o compromisso das cooperativas e das entidades parceiras com os princípios do cooperativismo de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

Conteúdos relacionados