Conferência Global da ACI reúne líderes e reforça o papel das cooperativas no mundo
- Nenhum
Nova Deli, capital da Índia, está sendo o epicentro do movimento cooperativo global entre os dias 25 e 30 de novembro de 2024. O país sedia a Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Assembleia Geral, maior encontro mundial de líderes e representantes do cooperativismo. Com o tema "Cooperativas constroem prosperidade para todos", o evento reúne representantes de diversos países para discutir estratégias e fortalecer o impacto das cooperativas para um futuro mais justo e sustentável.
A conferência, organizada pela ACI e pelas 18 organizações membros da Aliança na Índia — que juntas representam quase 800 mil cooperativas e 290 milhões de cooperados —, ocorre em parceria com a Cooperativa de Fertilizantes dos Agricultores Indianos (IFFCO). Além disso, marca o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas, programado para 2025, com o objetivo de intensificar o diálogo global sobre o papel das cooperativas.
Brasil em evidência
O Brasil está representado na conferência, com participação ativa de líderes e representantes do Sistema OCB Nacional e também do Sistema OCB/DF, incluindo os conselheiros fiscais e de administração efetivos do SESCOOP e da OCB/DF. Quem também está participando do encontro é o presidente da entidade, Remy Gorga Neto; Carla Madeira, superintendente do Sescoop; Sônia Miranda, Superintendente do Sistema OCB/DF; e Geane Ferreira, gerente-geral.
No dia 26, Remy Gorga Neto, que além de ser presidente do Sistema OCB/DF, é membro do Conselho de Administração do Sescoop, participou do painel "Integração da Educação e Pesquisa Cooperativa", uma das sessões paralelas focadas em nutrir lideranças com propósito. Durante sua apresentação, Remy destacou o importante papel do sistema OCB em relação a Identidade e Educação Cooperativista e também a campanha nacional SomosCoop, que tem como objetivo consolidar uma identidade cooperativista unificada. "Essa campanha procura levar à sociedade informações e principalmente uma identidade cooperativista por meio de ações publicitárias. Queremos que as cooperativas brasileiras utilizem o SomosCoop nos seus produtos e serviços, intensificando o reconhecimento do cooperativismo, especialmente neste Ano Internacional das Cooperativas", afirmou.
O painel, moderado pela professora Ann Hoyt, da Universidade de Wisconsin-Madison, contou ainda com a participação de especialistas renomados, como Dr. Arturo Alvarado Hierro (México), Dr. Jacqui Thomasen (Reino Unido), Stefanie Friedel (Bélgica), Prof. Issac Nyamongo (Quênia) e Kapil Meena (Índia).
Propostas de inovação
Com um formato que privilegia debates, palestras e visitas a cooperativas locais, a conferência destaca quatro pilares fundamentais: políticas públicas e ecossistemas empreendedores; reafirmação da identidade cooperativa; desenvolvimento de lideranças focadas em propósito; e o desenho de um futuro mais igualitário e resiliente.
Além dos painéis e palestras, os participantes têm acesso a exposições e visitas técnicas, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências. A conferência também sinaliza a importância do papel das cooperativas em desafios globais, como segurança alimentar, sustentabilidade e justiça social.
Com o tema e os debates deste ano, a Conferência Global da ACI aponta para a relevância das cooperativas como instrumentos de transformação social, preparando o cenário para o Ano Internacional das Cooperativas, que será celebrado em 2025.
Matéria: Imprensa Sistema OCB/DF, com informações do Portal do Cooperativismo Financeiro