Cooperativas concluem Ciclo 2021 do PDGC
O Sistema OCDF-SESCOOP/DF encerrou, na noite da última terça-feira, 14 de dezembro, o Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O evento reuniu, de forma presencial, representantes de 18 cooperativas em um hotel, na Asa Sul, e teve como objetivo reconhecer o empenho e a dedicação de cada uma das organizações que promoveram a adoção de boas práticas de gestão e de governança ao longo dos últimos meses.
O ciclo 2021 do programa foi lançado no mês de março, ainda de forma virtual, pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF, e à época, a expectativa era de que mais cooperativas fizessem sua adesão ao PDGC, a fim de melhorar seus desempenhos por meio da adoção de novas práticas de gestão e governança. Até então, dez cooperativas brasilienses participavam do PDGC.
Presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto abriu o evento recordando essa perspectiva e comentando da felicidade em ver que o número de cooperativas que participam do programa tem aumentado no Distrito Federal. “O PDGC é uma ferramenta importante para que o SESCOOP tenha informações consistentes e, a partir daí, pensar em estratégias importantes e capazes de melhorar o desempenho e a gestão das cooperativas. Hoje, felizmente, temos no DF um conjunto importante de cooperativas que estão pensando nesse sentido, olhando para dentro de suas estruturas e analisando o que precisa ser feito para melhorar seus processos de gestão”, avaliou. “No total, 18 cooperativas concluíram o atual ciclo do PDGC, número que mostra que a aplicação do programa está sendo cada vez mais reconhecida pelas nossas cooperativas”, acrescentou Remy.
O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF também destacou na abertura do evento o trabalho das duas cooperativas brasilienses, Cooplem e Sicoob Credijustra, que foram reconhecidas pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – Ciclo 2021. Na premiação, as cooperativas brasileiras são reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta, também, com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo à excelência. A Cooplem, cooperativa do ramo de trabalho, produção de bens e serviços, recebeu o reconhecimento de maturidade nível bronze dentro da categoria Primeiros Passos para a Excelência, enquanto que a Sicoob Credijustra, do ramo de crédito, recebeu o selo bronze na categoria Compromisso com a Excelência.
Na sequência, a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, fez uma breve apresentação dos resultados do PDGC no âmbito do Distrito Federal. Ela iniciou apresentado os dados consolidados obtidos pelas cooperativas brasilienses que integraram o nível de maturidade primeiros passos para a excelência. Participaram desse grupo cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. “Os índices alcançados pelas nossas cooperativas não destoam das médias regional e nacional. São números bons, que refletem o avanço do trabalho, mas que podem e devem ser melhorados. É nesse sentido que o SESCOOP/DF quer apoiar as cooperativas. Vamos olhar para as práticas que não foram implantadas para que a gente possa, de uma forma mais assertiva, contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo aqui no Distrito Federal”, observou.
Carla também apresentou índices obtidos pelas cooperativas brasilienses que participaram da categoria Compromisso com a Excelência, das quais todas são do ramo de crédito, e fez uma breve contextualização do caminho percorrido pelas organizações desde o lançamento do Ciclo 2021.
Os participantes do evento puderam, ainda, conferir o case de sucesso apresentado pela cooperativa vencedora do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, Sicoob Credjustra, que começou a ser assistida pelo PDGC em 2017. Desde então, a organização vive um intenso processo de amadurecimento, melhorando continuamente o fluxo de trabalho e as habilidades de seus colaboradores e, sobretudo, aprimorando as boas práticas na busca da excelência, aspecto cotidianamente defendido e estimulado pela presidência da cooperativa. Com o reconhecimento, a Sicoob Credjustra está capacitada para, nos próximos anos, concorrer na categoria Rumo à Excelência.
Representantes da Cooplem também fizeram uma breve apresentação das mudanças proporcionadas pelo PDGC para a cooperativa, destacando o aumento da qualidade e da competitividade de suas atividades e o avanço após a adoção e o desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão. A cooperativa já havia participado do programa em 2013 e retornou para participar o Ciclo 2021.
O PDGC
O PDGC é um dos programas do Sescoop Nacional voltados para o desenvolvimento da autogestão, cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança no negócio cooperativo.
O Programa é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, que é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, em que a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa.
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
O prêmio acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo. A premiação dá destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã, avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico SESCOOP.