
Cooperativas de reciclagem da Paraíba participam de missão técnica no DF
Cooperativas de reciclagem do Estado da Paraíba participaram, entre os dias 4 e 7 de outubro, de uma missão técnica no Distrito Federal. A ação foi capitaneada pelo Sistema OCB/PB e incluiu visitas a cooperativas brasilienses que atuam com reciclagem e também às sedes do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e do Sistema OCB, na Asa Sul.
Durante o primeiro dia da missão, o grupo visitou a sede da Central Rede Alternativa e da Cooperativa Recicle a Vida, ambas localizadas em Ceilândia. Na ocasião, os cooperativistas foram acompanhados do presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, e puderam conhecer a realidade das cooperativas locais. No mesmo dia, o grupo também visitou a estrutura da Cooperativa R3, em Santa Maria.
No segundo dia, o grupo da missão técnica retornou à Ceilândia para conhecer a Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop) e também a Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana, onde quatro cooperativas atuam, de forma independente, na triagem e separação de resíduos.
Já no penúltimo dia de viagem, a comitiva visitou a sede do sistema cooperativista brasiliense, onde foram recebidos pela superintendente do SESCOOP-DF, Carla Madeira, e pela equipe de colaboradores da unidade. Pouco depois, o grupo foi à sede nacional do Sistema OCB, onde participou do Programa Portas Abertas, que busca aproximar as cooperativas brasileiras do dia a dia da OCB, do SESCOOP Nacional e da CNCoop. Esse último ato contou com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, da superintendente Tânia Zanella, da gerente geral da OCB, Fabíola Nader, e também do presidente da OCDF.
O grupo paraibano foi coordenado pelo assessor técnico do SESCOOP/PB, Robson Nunes, e pela agente administrativa Aretha Nascimento. A missão técnica contou, ainda, com a participação de dirigentes e representantes das cooperativas Cotramare, de Campina Grande; Itamare, do município de Itabaiana; Recicla GBA, de Guarabira; Nova Estação, de Ingá; e Bom Jesus, da cidade de Sapé.
O analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/DF, Ariosto Sousa, foi peça fundamental para a realização da missão técnica. Foi ele quem intermediou as visitas às cooperativas brasilienses e avalia como positiva e enriquecedora a estadia do grupo paraibano no DF. “O que eles puderam levar aqui do DF é algo muito valioso. Conseguiram absorver os processos praticados pelas cooperativas locais e perceberam que poderiam replicar esse modelo de atuação lá na Paraíba. Esse envolvimento entre as cooperativas paraibanas e as brasilienses só enriquece o cooperativismo”, garante Ariosto.
Também integraram a comitiva paraibana representantes de órgãos municipais das cidades de Ingá (Secretaria de Educação), Campina Grande (Sesuma), Guarabira (Secretaria da Indústria), João Pessoa (Emlur), da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba. Eles puderam visualizar de perto como que o Estado pode contribuir para o desenvolvimento das cooperativas de reciclagem.