Cooperativas do DF celebram o ‘Dia do Aprendiz’


Um olho no futuro e outro no presente! É assim que o movimento cooperativista brasileiro comemora, nesta quarta-feira (24), o Dia do Aprendiz, data dedicada a celebrar a participação do jovem no mercado de trabalho. E, nas cooperativas, a presença dessa galera sempre foi e será muito bem-vinda.

Tanto é que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo, voltado ao desenvolvimento profissional de estudantes com idades entre 14 e 24 anos, de Norte a Sul do Brasil, para atuarem nas cooperativas.

O Programa Aprendiz Cooperativo – desenvolvido de acordo com Lei da Aprendizagem – já formou mais de 50 mil jovens desde que começou. Só no ano passado, mais de 12 mil pessoas conheceram mais de perto aspectos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

Aprendizes no Distrito Federal

No Distrito Federal, não seria diferente. Aqui, as cooperativas sabem da importância de inserir, desde cedo, os aprendizes no mercado de trabalho, fortalecendo valores do cooperativismo, da cooperação e fomentando a formação para atuarem no segmento.

O Sistema OCDF/SESCOOP-DF também está ligado quando o assunto é promover a capacitação de jovens, formando pessoas mais preparadas e qualificadas para o futuro profissional.

Para Patrícia Monteiro, analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP-DF, o programa é benéfico para todos os envolvidos: “à medida que uma cooperativa contrata um aprendiz, ela contribui para o desenvolvimento social, pois permite a formação e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Além disso, os jovens têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma cooperativa, vivenciar a essência do cooperativismo e descobrir que o programa contribuirá para a construção de sua trajetória de vida, o que é muito importante”, disse.

Case de Sucesso

O Sicoob Executivo tem, em seu quadro de colaboradores, dois jovens aprendizes: o Luiz Fillipe, de 20 anos, e a Ane Caroline, de 16. Ambos deixaram seu depoimento sobre trabalhar em uma cooperativa. Confira.

“Trabalho no Sicoob Executivo há cinco meses e minha experiência tem sido ótima. Aqui, tenho todo suporte necessário para realizar minhas atividades e posso contar com uma equipe show de bola, todos me tratam com respeito e igualdade no ambiente de trabalho. A cada dia que passa eu adquiro mais conhecimento na minha área de atuação. Fico feliz por fazer parte da equipe”, conclui Luiz Fillipe.

“Estou no Sicoob Executivo há 1 ano e 2 meses. Desde quando entrei na cooperativa, sempre fui bem tratada e, aqui, aprendo de tudo um pouco. Trabalhar no Sicoob Executivo foi uma conquista e tanto! Como sou uma jovem aprendiz, entrei aqui sem saber como fazer absolutamente nada e, hoje em dia, já tenho uma boa experiência”, avalia Ane Caroline.

Com informações da OCB.

Conteúdos relacionados