Cooperativas do DF participam do maior evento de gestão da América Latina

Entre os dias 22 e 23 de novembro, integrantes do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e dirigentes de cooperativas do Distrito Federal participaram da edição 2022 do HSM Expo, considerado o maior evento de gestão empresarial da América Latina. A realização reúne anualmente o que há de mais avançado no mundo da educação executiva e tem em sua programação autoridades nacionais e internacionais em assuntos como inovação, empreendedorismo, estratégia e liderança.

A edição 2022 foi a segunda realizada presencialmente desde o início da pandemia e ofereceu uma experiência diferenciada aos participantes, possibilitando a personalização da aprendizagem. Foram realizadas palestras, workshops, mentorias, momentos para intercâmbio de conhecimentos entre os participantes e apresentadas tendências e tecnologias que estão revolucionando o mercado e que terão forte impacto nos próximos anos.

Para chegar a esse formato, os organizadores buscaram inspiração em diversas outras realizações e em pesquisas sobre as principais tendências de eventos mundiais. Foi percebido, então, que proporcionar uma experiência sob medida para o gestor conhecer as novidades e se atualizar de acordo com suas necessidades, com duração de três dias, seria um avanço considerável e promissor para a realização do HSM.

Ao promover a participação das cooperativas, o Sistema OCDF/SESCOOP-DF teve por objetivo proporcionar a seus dirigentes uma completa formação e atualização nas práticas de gestão, baseadas nos modernos modelos vigentes hoje no mundo.

A superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, acompanhou o grupo brasiliense e ficou surpresa com a experiência preparada para a edição deste ano. Na avaliação dela, o HSM é um evento que, historicamente, traz em sua programação uma série de contextos, de temas atuais e fundamentais, sobretudo para este período pós-pandemia que a humanidade ainda vivencia. “O mundo mudou e a perspectiva com que trabalhamos é que as transformações sejam cada vez mais intensas. As cooperativas e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF precisam estar cada vez mais automatizados, fazendo uso de ferramentas tecnológicas para que a gente continue crescendo em um mundo completamente diferente do que tínhamos há dois anos”, analisa Carla.

O diretor operacional da Sicoob Empresarial, Fabrício Alencar, integrou o grupo brasiliense que participou do evento. Foi a segunda ida dele ao HSM e a sua avaliação é que o evento tem cada vez mais se preocupado em reunir autoridades para municiar conteúdos que realmente ajudem a transformar o dia a dia de pessoas, empresas e outras organizações, a exemplo das cooperativas.

“Em nosso dia a dia, nós ficamos preso em um redemoinho de assuntos e de afazeres, e precisamos interromper esse fluxo. Estar nesta edição do HSM foi disruptivo; foi uma oportunidade para ver situações novas, conhecer pessoas, suas distintas realidades e seus problemas. A gente tem o conhecimento, mas é necessário não ficar acomodado e sempre estar disposto a expandir o horizonte. O SESCOOP/DF tem essa preocupação, já nos acompanhou em 2021, que foi muito bom e, neste ano, foi melhor ainda”, garante Fabrício.

As cooperativas presentes na edição deste ano do HSM foram aquelas que participaram do Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento das Cooperativas (PDGC) e que atingiram, na avaliação do programa, 80% do índice de governança e de gestão, ou que cresceram pelo menos 5% dentro desse indicador. São elas: Sicoob Credijustra, Sicoob Planalto Central, Sicoob Empresarial e a Sicoob Judiciário.

 

Conteúdos relacionados