Cooperativas paraenses participam de missão técnica no DF

Um grupo formado por 28 membros de cooperativas de reciclagem do Pará participou, entre os dias 8 e 10 de maio, de uma missão técnica na capital federal. A ação foi liderada pelo Sistema OCB/PA em parceria com o Sistema OCDF-SESCOOP/DF e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e conectou o grupo paraense com a realidade das coops de reciclagem que atuam no Distrito Federal.

O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, recepcionou a comitiva no auditório da OCB, na Asa Sul, e comentou sobre a satisfação em poder compartilhar, mais uma vez, o trabalho de excelência desenvolvido com as cooperativas locais. “Há tempos a gente faz um trabalho muito próximo das cooperativas de reciclagem aqui do DF, ajudando na melhoria de gestão, estimulando a organização e destacando a importância de agregar valor aos produtos. A gente fica feliz desse trabalho ser reconhecido em outras regiões do país, motivando que cooperados venham até o DF para conhecer”, afirma o dirigente.

Anteriormente, membros de cooperativas da Paraíba e do Rio de Janeiro também estiveram na capital para conhecer a realidade das organizações de reciclagem apoiadas pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF e suas respectivas atuações.

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, também participou da recepção da comitiva e destacou o cenário das coops de reciclagem da capital. “A atuação das cooperativas de reciclagem aqui do Distrito Federal é um modelo de referência que temos no Brasil. Estamos falando de um modelo sustentável, que deu certo e que está sendo amadurecido. A OCB e suas unidades estaduais estimulam as cooperativas brasileiras para que busquem referências e consolidem evoluções em suas estruturas. Não é preciso inventar a roda”, garantiu ela.

Ainda durante a recepção, os integrantes da comitiva assistiram a apresentações institucionais do Sistema OCB, do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e da Central Rede Alternativa. Logo após, o grupo paraense deixou a sede da OCB com destino a Ceilândia, onde conheceu as instalações da Cooperativa Recicle a Vida.

No segundo dia, o grupo conheceu o aterro sanitário localizado em Samambaia e retornou a Ceilândia para visitar a Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana, onde cooperativas atuam, de forma independente, na triagem e separação de resíduos e, na parte da tarde, visitou a sede da Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop), na Cidade Estrutural.

No último dia de viagem, a comitiva esteve presente na sede da cooperativa Ecolimpo e também nas instalações da Recicla Mais Brasil, localizadas nas regiões administrativas de São Sebastião e do Paranoá.

Durante a visita ao DF, o grupo paraense foi acompanhado pela técnica de operações do Sistema OCB/PA, Cynthya Aquino. Na avaliação dela, a permuta de conhecimentos e a imersão na realidade das cooperativas de reciclagem do DF irão ajudar a alavancar a atuação das coops paraenses, que buscam aprimorar, incessantemente, seus processos de gestão e comercialização.

O grupo contou, ainda, com apoio de colaboradores do Sistema OCDF e Sistema OCB durante a estadia na capital federal. Pelo sistema cooperativista brasiliense, acompanhou o grupo a coordenadora da área finalística, Poliane Torres, e a analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/DF, Samara Sousa. Pela entidade máxima do cooperativismo brasileiro, os cooperados foram apoiados pela gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia, e pelo analista Alex Macedo.

Conteúdos relacionados