Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Cooperativismo apresenta propostas para reforma tributária

Nesta quarta-feira (12), cooperativistas do Distrito Federal se reuniram para debater a reforma tributária para o setor. Por iniciativa do deputado Rodrigo Delmasso, com o apoio do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, foi realizada audiência pública para tratar o tema. Na ocasião, estiveram presentes autoridades e representantes de cooperativas.

A proposta apresentada pelo Sistema OCDF tem por objetivo a redução e/ou desoneração de impostos praticados no âmbito do Distrito Federal e, como consequência, gerar mais trabalho, renda e valorizar a economia de quem faz parte do sistema cooperativista do DF.

No atual cenário econômico do país, o cooperativismo tem ganhado força como uma saída para a crise. Na contramão da crise, as cooperativas saem na frente e crescem a cada dia. Isto posto, é de suma importância que esse modelo de negócios tenha um adequado e diferenciado tratamento tributário, uma vez que promove desenvolvimento onde está inserido.

Na ocasião, o Sistema OCDF representou todos os ramos do cooperativismo do Distrito Federal, apresentando propostas com vistas a promover um ambiente mais favorável de atuação das cooperativas no tocante à questão tributária.

Expectativas

De acordo com o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, “esperamos que a gente tenha reconhecida a legislação que trata do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Esperamos, também, que as nossas propostas sejam atendidas tanto na câmara legislativa, quanto no poder Executivo, e que possamos ter uma legislação tributária adequada e coerente com o trabalho desenvolvido pelas cooperativas”, disse.

O assessor de relações institucionais da OCDF, Leo Rodrigues, disse que as expectativas para os encaminhamentos dados na audiência são as melhores possíveis. “O Sistema OCDF ouviu os seis ramos atuantes no cooperativismo do Distrito Federal e colheu as melhores propostas para trazermos ao debate. Acreditamos que teremos um ganho muito grande em isenções e reduções de tributos para as cooperativas”, avaliou.

Para os representantes das cooperativas, agora é aguardar que as propostas sejam atendidas. “A Coopersystem espera ver, de fato, resolvida a questão tributária que tanto nos traz incomodo pela falta de orientação e definição. Estamos com expectativas de que esse encontro trará resoluções práticas e objetivas”, contou João Carlos Casseb, presidente da Coopersystem.

“É um momento muito importante para as cooperativas e também para os catadores. Precisamos da isenção de impostos para as cooperativas, hoje é muito alto e temos dificuldades para comercialização nossos produtos, estamos com expectativas muito grandes de que sairemos daqui com propostas que realmente sejam aprovadas e nos beneficie”, avaliou Lúcia Fernandes, presidente da Corace.

No dia 04 de dezembro, o deputado Delmasso realizará sessão solene para entregar a proposta da reforma tributária ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Conteúdos relacionados