Cooperativismo integra Câmara de Comércio Brasil-Portugal

O cooperativismo terá agora espaço nas discussões acerca do fortalecimento de relações e fomento de negócios entre Brasil e Portugal. Na quinta-feira (25), durante Assembleia Geral Ordinária, foi instituída, dentro da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil-Portugal Centro Oeste, a criação de núcleos de negócios para estimular parcerias comerciais entre as cooperativas do DF e de Portugal.

O Núcleo de Gestão Estratégica terá como vice-presidente Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e como vice-presidente de apoio à gestão, Carla Madeira, superintendente do SESCOOP/DF.

Além disso, o vice-presidente da OCDF e presidente do Sicoob Credijustra, Alexandre Coelho Machado, ocupará a vice-presidência de Crédito Cooperativo do Núcleo de Gestão de Cooperativismo. Ainda dentro deste núcleo, ficará a cargo de Leo Rodrigues, assessor de Relações Institucionais da OCDF, o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais de Cooperativismo.

Durante a assembleia, os componentes do grupo mostraram interesse com a causa do cooperativismo e com o desenvolvimento das cooperativas locais. Sabendo da relevância do tema e desse modelo de negócios, os presentes aprovaram a formulação dos núcleos, bem como os nomes indicados a ocupá-los.

De acordo com Leo Rodrigues, essa é uma grande conquista para o cooperativismo do DF. “Entendemos ser um importante passo, é um canal a mais para que as cooperativas brasilienses possam comercializar seus produtos, não só em Portugal, mas na Europa como um todo”, disse.

A criação dos núcleos tem por objetivo fortalecer e promover intercâmbio comercial entre os países. A parceria trará bons frutos para o cooperativismo ao fomentar a criação de uma ponte e facilitar relações comerciais e de negócios entre as cooperativas. Esse é um importante passo para criar e facilitar acordos entre os sistemas cooperativos do Distrito Federal e de Portugal.

Conteúdos relacionados