Cooperjogos fortalece a união do cooperativismo brasiliense
O Sistema OCDF-SESCOOP/DF realizou no sábado, 6 de agosto, a 20ª edição dos Jogos de Integração Cooperativista do Distrito Federal (Cooperjogos). O evento, uma atividade promovida em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, ocorreu no Sesi de Taguatinga e cumpriu o objetivo de incentivar a saúde, a qualidade de vida e estimular uma melhor integração entre aqueles que compõem o movimento cooperativista brasiliense.
Participaram desta edição do Cooperjogos um total de 571 pessoas entre dirigentes, associados, colaboradores de cooperativas e seus familiares dos ramos agropecuário, crédito, saúde, representação e trabalho. Durante todo o dia, os presentes puderam participar de diversas atividades esportivas como futebol society, futsal, vôlei, natação, atletismo, cabo de guerra, queimada, peteca, dentre outros. Ao total, foram realizadas competições de 21 modalidades diferentes.
O Cooperjogos também cumpriu seu papel de fomentar solidariedade e trabalho em equipe por meio da realização da tradicional gincana solidária. A atividade arrecada alimentos e produtos de higiene pessoal para doar à entidades e organizações de assistência social que atuam na capital.
Antes do início das disputas, o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, falou aos participantes sobre a importância do Cooperjogos. Ele comemorou a volta da realização após dois longos anos, destacou o desejo de poder voltar a congregar os ramos do cooperativismo e ressaltou que a integração das pessoas faz com que o cooperativismo do DF possa ser cada vez mais forte.
“O Cooperjogos é uma atividade muito importante dentro do nosso calendário e uma das mais aguardadas, pois permite que possamos congregar a maioria das pessoas que participam do dia a dia das nossas cooperativas. Essa oportunidade de integração fortalece os elos e se multiplica no ambiente de trabalho, fazendo com que as organizações possam trabalhar melhor em equipe e somar forças para conquistar resultados cada vez mais satisfatórios e, consequentemente, crescer”, disse o dirigente.
Remy também informou que, para a edição de 2023 do Coopejogos, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF prevê um dia ainda mais animado, com mais atletas participantes e algumas novidades em relação ao formato do evento.
Presente em edições anteriores do Cooperjogos, a colaboradora da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), Nayara Melo, comemorou a volta da realização e também salientou a oportunidade de poder conviver, trocar experiências e contatos com pessoas que atuam em outras organizações espalhadas pelo território brasiliense.
“Participei do futebol society e de provas do atletismo e pude sentir que as pessoas vieram bem motivadas para participar dos jogos depois desse período de pandemia. Além disso, fiz amizades aqui. Torcemos não só pelos nossos times, mas também pelos de outros ramos. O melhor do evento é isso; a gente não fica apegado somente a ganhar os jogos, mas também criamos vínculos e conhecemos novas pessoas”, comentou Nayara.
As equipes campeãs de cada modalidade foram premiadas ao final do evento. Houve, ainda, o sorteio de brindes diversos, como bicicletas, bolas de futebol, entre outros itens esportivos.
O ramo agropecuário foi o grande destaque desta edição do Cooperjogos, estando presente no pódio de modalidades como futsal, futebol, volêi, dentre outras.
O Cooperjogos
O Cooperjogos é uma atividade que integra o calendário anual do sistema cooperativista da capital federal desde o ano 2000. No entanto, devido ao período pandêmico, a sua última realização ocorreu em 2019.
A cerimônia de encerramento e premiação do Cooperjogos ocorrerá no dia 27 de agosto, em local a ser definido. Na ocasião, será realizado o tradicional concurso que elegerá a Miss e o Mister Cooperativismo 2022 e, como ocorreu no último dia 6, os atletas que participaram das atividades esportivas estarão reunidos para celebrar a união e a integração entre as cooperativas do Distrito Federal.