Cooplem estreita relacionamento com cooperativa de Santa Catarina

Dirigentes e colaboradores da primeira cooperativa de idiomas do Brasil administrada por professores, a Cooplem, visitaram, no início do mês, a sede da Cooperativa Magna, na cidade de Concórdia, Santa Catarina. O grupo foi acompanhado por integrantes do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e aproveitou a oportunidade para conhecer a estrutura da organização catarinense e intercambiar conhecimentos.

O interesse pela troca de experiência com a cooperativa catarinense é uma das metas apontadas pela Cooplem em seu planejamento estratégico para 2022. A Magna foi fundada em 1997 e nos últimos anos tem se consolidado como uma referência regional, tendo como diferencial a preocupação com a formação de cidadãos analíticos e críticos. Para isso, a organização utiliza o modelo de educação cooperativista, prezando pela valorização humana, o respeito às diferenças e o incentivo às potencialidades de cada aluno. A cooperativa também é uma referência quando o assunto é aprimorar processos de gestão e governança, sendo destaque nacional no Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC).

O reconhecimento por todo esse empenho em prol da difusão do cooperativismo veio na edição 2018 do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, ocasião em que a cooperativa ficou em 1º lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, alcançando o nível Prata.

“A Cooplem participa do PDGC desde o ano de 2013 e, portanto, temos uma trajetória de busca por melhorias nos processos de gestão e governança. Como a Magna tem uma atuação dentro da área educacional, uma estrutura toda voltada para esse setor e tem se destacado, pensamos e amadurecemos a ideia de ir até lá conhecer a cooperativa in loco e compreender o modo de trabalho que os levaram a esse nível de excelência”, conta a presidente da Cooplem, Márcia Bencker.

Entre as atividades realizadas pela comitiva brasiliense esteve a visita técnica para conhecer, em detalhes, o funcionamento do Colégio CEM, mantido pela cooperativa na cidade catarinense. A instituição conta com mais de 400 alunos, 38 cooperados e não possui funcionários celetistas. Ou seja, o trabalho de implementação de boas práticas de gestão e governança é totalmente feito pelos professores cooperados. Durante a visita, as duas instituições falaram, ainda, sobre o PDGC, tributação, mercado de trabalho e seleção de equipe profissional. “Foi um momento de troca de experiências e de conhecimento muito proveitoso para ambas as cooperativas. Também fizemos a nossa apresentação e saímos de lá conscientes de que as cooperativas de Brasília estão muito bem assistidas e no rumo para a excelência”, acrescenta a presidente da cooperativa.

Os dirigentes da Cooplem também voltaram de Santa Catarina inspirados a elaborar e colocar em prática um projeto de educação cooperativista. Isso porque eles conhecerem, no colégio mantido pela Magna, a Minicidade Cooperativista, uma iniciativa pioneira e inovadora cuja proposta tem proporcionado às crianças experiências reais de cidadania e vida comunitária.

Na Minicidade, os próprios estudantes são os responsáveis pela condução dos rumos da pequena comunidade e isso possibilita adquirir conhecimento sobre os setores básicos de uma sociedade organizada. Contudo, são empregados conceitos diferenciados de cidadania.

O projeto é guiado pela direção da escola e a Comissão de Trabalho da Minicidade por meio de eixos de atuação: polo empreendedor, cultural, científico, financeiro, político e comercial, sendo de responsabilidade dos estudantes da escola o papel de gerir cada uma dessas áreas. Para isso é realizada uma eleição que envolve toda a escola.

São escolhidos por votação o prefeito (a), o vice-prefeito (a) e os vereadores. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da Minicidade. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável.

Além de Márcia, participaram do intercâmbio um membro do conselho administrativo, o diretor pedagógico, a assessora pedagógica e a diretora do núcleo de secretaria

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