DF institui o Dia da Mulher no Cooperativismo
O governador Ibaneis Rocha sancionou na última segunda-feira, 4 de julho, a Lei nº 7.162/2022, que inclui no calendário oficial do Distrito Federal a comemoração do Dia da Mulher no Cooperativismo. A data será celebrada anualmente em 15 de agosto e foi instituída após projeto de lei apresentado à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo deputado distrital e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do DF, Roosevelt Vilela.
O texto, aprovado em primeiro e segundo turno, tem o objetivo de reconhecer o protagonismo desempenhado pelas mulheres no cooperativismo, que têm contribuído de forma significativa para a expansão do setor no território brasiliense.
“No âmbito do cooperativismo, a atuação da mulher é cada vez mais frequente, ocupando lugares de destaque, seja como associada, nos conselhos fiscais, na administração ou até mesmo na presidência das instituições. Nesse sentido, a experiência prática tem mostrado que a presença e a participação feminina são fundamentais para o sucesso do cooperativismo no país”, explicou Roosevelt Vilela na justificativa do projeto.
Com a sanção do governador e a publicação no Diário Oficial do DF, a lei já está em vigor. No próximo dia 15 de agosto acontecerá a primeira celebração voltada à data, que recorda o dia de nascimento da professora Diva Benevides Pinho, uma das pioneiras no estudo do cooperativismo no Brasil.
Ciente da sanção da lei e da importância das mulheres no cooperativismo regional, o conselho de administração da OCDF aprovou a comenda com o nome da professora para homenagear, anualmente, as mulheres que se destacam no cooperativismo do Distrito Federal.
Breve histórico de Diva Benevides Pinho
Diva Benevides Pinho foi professora emérita da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e faleceu em março de 2016, aos 90 anos.
A professora participou ativamente da história da FEA como docente e inspirava a todos com sua cultura de cooperação, fomentando a necessidade de incentivar, principalmente nos ex-alunos, a retribuição à universidade.
Foi uma das primeiras brasileiras a publicar pesquisas e estudos acadêmicos abordando o cooperativismo. A contribuição da professora para o desenvolvimento acadêmico do tema é incalculável. A sua tese de doutorado em economia foi a primeira a tratar sobre cooperativismo na Universidade de São Paulo.
Diva Benevides Pinho é autora do livro “O Cooperativismo No Brasil”, obra publicada em 2004 e na qual ela faz uma profunda análise dos fatores de mudança do cooperativismo brasileiro no início do século XXI.