(1)__600x426.webp)
DF promove lançamento do PDGC
Foi lançada oficialmente, no Distrito Federal, a etapa de 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). No dia 10 de março, ao vivo no YouTube, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu uma live com a presença do superintendente da OCB, Renato Nobile, a gerente de desenvolvimento da gestão de cooperativas da OCB, Susan Miyashita, o presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto e a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira.
O evento contou com a presença de mais de 175 pessoas, entre cooperados, dirigentes e colaboradores de cooperativas que se mostraram engajados com o PDGC. Na ocasião, a consultora e instrutora sênior em Excelência na Gestão, Luciana Matos, apresentou a importância da governança para as pessoas, os processos e a tecnologia.
Atualmente, O DF conta com 10 cooperativas que aderiram ao programa. A expectativa para 2021 é que mais cooperativas façam a adesão ao PDGC, desenvolvendo sua Gestão e Governança a fim de desenvolver os trabalhos realizados pelas coops.
Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão
Durante a live, os participantes deixaram um importante recado para os cooperativistas do DF: em 2021, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão será realizado.
O prêmio acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo. A premiação dá destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. Em 2021, conheceremos as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.
O PDGC
PDGC é um dos programas do Sescoop Nacional voltados ao desenvolvimento da autogestão, cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança no negócio cooperativo.
O Programa é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, que é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa.
Com informações do Sistema OCB