Distrito Federal agora conta com Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária

Em cerimônia realizada na tarde da última quarta-feira (16), no Palácio do Buriti, foi oficialmente criado o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária no Distrito Federal (Fundepec/DF). A iniciativa será chefiada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF), Fernando Cezar Ribeiro, que terá como vice o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga Neto.

“O Fundo é importante porque permite que a iniciativa privada se organize a fim de dar segurança aos produtores, promovendo o desenvolvimento da pecuária no Distrito Federal. Com os recursos do Fundo, no caso de haver incidência de doença animal, podemos indenizar os produtores, bem como promover a sanidade do rebanho bovino, suíno e avícola”, explica Remy.

A iniciativa é uma associação civil sem fins lucrativos já presente em outros estados brasileiros e foi instalada no DF com o objetivo de apoiar, com recursos humanos e financeiros, ações preventivas de emergência sanitária e de combate a doenças em aves, bovinos e suínos, além de auxiliar produtores rurais em políticas de desenvolvimento da produção e da produtividade animal, defendendo os interesses do setor pecuário distrital em níveis estadual, nacional e internacional.

 

Além da OCDF e da FAPE/DF, integram o Fundepec/DF a Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), a Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) e a empresa Seara Alimentos Ltda.

O lançamento do Fundepec/DF contou, ainda, com a presença da superintendente do Sistema Fape/Senar-DF, Kelly Cristina; do secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles; do secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; do presidente do Parque Granja do Torto, Eugênio Faria; do vice-presidente da Ceasa, Petroná de Castro e Silva; do vice-presidente do Sindicato de Suínos do DF, Alexandre Cenci; do vice-presidente da ACZP, Evandro da Silva Filho; e do vice-presidente da Aviplac, Luiz Gonzaga Lopes.

O Fundo terá como sede o Parque de Exposições da Granja do Torto.

 

Conteúdos relacionados