Distrito Federal conta com mais de 236 mil cooperados
O cooperativismo voltou a registrar crescimento significativo no Brasil, em 2021, segundo os dados do Anuário do Cooperativismo, elaborado e divulgado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O movimento está presente em todos os estados brasileiros e congrega, atualmente, 18.8 milhões de pessoas, número 10% superior ao de 2020 e que representa cerca de 8% da população total do país.
A ascensão dessa filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, não fica restrita apenas ao cenário nacional, podendo ser facilmente notada dentro do território brasiliense. Somente aqui, no popular quadradinho, são exatos 236.486 cooperados e a estimativa é que essa base se torne cada vez mais forte já que, ano após ano, o cooperativismo tem sido cada vez mais procurado pela população local. Em 2020, por exemplo, o DF contava com pouco mais de 227 mil cooperados.
As cooperativas são organizações de pessoas que reúnem os mesmos interesses na realização de alguma atividade econômica, constituídas de forma democrática, com participação e deveres distribuídos igualitariamente. Elas atuam em diversos setores da economia brasiliense e estão divididas em ramos, o que facilita a organização e a representação dessas instituições.
O Anuário do Cooperativismo também detalhou o cenário dessa divisão na capital federal. O Ramo Crédito é o que congrega a maioria dos cooperados. São, atualmente, 224.730. Na sequência, aparecem, o Ramo Saúde (4511); Ramo de Consumo (3908); Ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços (1126); Infraestrutura (1034); Agropecuário (1015); e Transporte (162). Já em relação ao número de cooperativas, aparecem como destaque os ramos de Trabalho, Produção de Bens e Serviços (28), Crédito (17) e Saúde (14).
Ainda segundo o anuário, o cooperativismo também contribui para melhorar os índices de emprego e renda na capital. O levantamento aponta que o Distrito Federal conta atualmente com 86 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), braço da OCB na Capital da República e que, juntas, geram 2.702 empregos diretos.
Confira a íntegra dos dados do cooperativismo do DF e do país. Acesse: www.anuario.coop.br.
SomosCoop
Uma das estratégias da OCB para alavancar ainda mais o movimento cooperativista no Brasil é a promoção da campanha SomosCoop, que neste ano já está em ação com o mote “O coop faz muito e faz bem”. No DF, a estratégia é realizada sob a coordenação da OCDF.
O tenista Gustavo Kuerten participa das ações da campanha, ajudando na divulgação de informações pouco conhecidas pela sociedade sobre os impactos positivos do cooperativismo, além de mostrar as vantagens desse modelo de negócio que busca transformar o mundo em um lugar melhor para todos. A contribuição de Guga pode ser vista em peças produzidas para a TV, redes sociais, rádios e mídia exterior.
A campanha está dividida em três grandes momentos que buscam um único objetivo: levar o entendimento do cooperativismo, conquistar a empatia da sociedade para a relevância do movimento cooperativista a ponto de influenciar suas escolhas nos momentos de consumo. Para isso, serão trabalhadas informações básicas sobre os conceitos do cooperativismo, seu impacto e relevância para o país e como o consumo de seus produtos e serviços contribui para que esse ciclo positivo se amplie cada vez mais.
A campanha nacional conduzida pelo Sistema OCB também se soma aos esforços e estratégias de comunicação desenvolvidas pelas cooperativas em suas realidades locais.
Acesse www.somos.coop.br e siga @somoscoop no Instagram e no Facebook!