Encontro das Cooperativas de Crédito do DF é marcado por formatura dos alunos do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas
- Nenhum
O Sistema OCB/DF realizou na noite desta terça-feira, 12, o Encontro das Cooperativa de Crédito do Distrito Federal, reunindo representantes do ramo para um momento dedicado à troca de experiências, aprendizado e celebração. O evento teve como pontos altos a palestra "A Governança da Inteligência Artificial nas Cooperativas", ministrada por Ricardo Santana, e a cerimônia de formatura da segunda turma do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas, oferecido em parceria com a PUC Minas.
Durante a palestra, Ricardo Santana, Leader of Lighthouse for Analytics da KPMG, explorou o tema da inteligência artificial (IA), abordando oportunidades e desafios para o cooperativismo. Ele enfatizou a importância de as cooperativas entenderem o contexto da tecnologia antes de sua adoção e alertou para os riscos associados ao uso da IA, como questões éticas e de segurança. Segundo Ricardo, a inteligência artificial, quando usada de forma responsável e estratégica, pode transformar o setor cooperativista, tornando-o mais eficiente e alinhado às necessidades dos cooperados. No entanto, ele alertou que "a IA não é apenas sobre tecnologia, mas sobre pessoas, processos e decisões bem estruturadas. É essencial que as cooperativas contem com uma governança robusta para alinhar a utilização dessas ferramentas aos valores cooperativistas". Ele ainda reforçou que, para evitar possíveis riscos, como falhas de segurança e uso indevido, é fundamental investir em capacitação e governança adequadas.
Após a palestra, aconteceu a formatura da segunda turma do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas. O presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto, ressaltou a importância do fortalecimento do ramo crédito, que tem se destacado no cenário urbano do Distrito Federal. Segundo ele, as cooperativas desse segmento têm se adaptado ao perfil das pessoas do Distrito Federal, especialmente servidores públicos e comerciantes, trazendo soluções adequadas e serviços qualificados. "As cooperativas de crédito têm demonstrado eficiência e trazido resultados importantes para a sociedade do DF. Por isso, investir na qualificação dos seus integrantes é essencial para que as cooperativas se destaquem em um mercado altamente competitivo. Esse MBA é um reflexo desse compromisso com o desenvolvimento técnico e estratégico das cooperativas", disse Remy.
A professora Ronise de Magalhães, coordenadora do curso na PUC Minas, destacou o impacto que a formação pode ter na vida dos profissionais e no cooperativismo como um todo. Para ela, o diploma recebido pelos formandos abre novas perspectivas e reforça a importância do senso de pertencimento que move o cooperativismo. "Essa certificação representa um diferencial na vida de cada aluno, trazendo novas possibilidades para a atuação profissional. É emocionante acompanhar o crescimento do cooperativismo, que vai além de um modelo de negócio, pois é um movimento baseado no senso de pertencimento e na cooperação. Estamos no caminho certo, formando pessoas que farão a diferença no Brasil e no mundo", afirmou.
Alguns formandos também compartilharam suas experiências com o curso, destacando o quanto ele foi importante para suas trajetórias pessoais e profissionais. Jorge Luiz Moreira, que possui 25 anos de atuação no cooperativismo, destacou que a experiência foi enriquecedora. "Foi um curso espetacular. Mesmo com toda a minha experiência, percebi que nunca é tarde para aprender. Participar desse curso foi sensacional", afirmou. Para Laíssa Sá, do Sicoob Planalto Central, a formação teve um significado especial, pois foi sua primeira pós-graduação. "Não tinha contato com o cooperativismo antes de entrar no Sicoob, mas me apaixonei pela forma como ele se apresenta. Aprender sobre o cooperativismo, tanto do ponto de vista histórico quanto estratégico, enriqueceu muito meu trabalho na área de marketing", salientou a formanda.
A entrega simbólica dos diplomas contou ainda com a presença de outras autoridades e representantes do cooperativismo local. Entre eles, Luis Lesse, vice-presidente da Confebras, Edvaldo Alves de Oliveira, conselheiro do Sescoop/DF, Telma Galeti, superintendente da Confebras e Geane Ferreira, gerente geral do Sescoop/DF. Ao todo, 27 alunos se formaram na segunda turma do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas da PUC Minas Gerais.