Encontro destaca a representatividade da mulher no cooperativismo

Para encerrar o mês de março e reforçar a importância de reconhecer a coragem, a força e a sensibilidade das mulheres, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu nesta quinta-feira, 31 de março, a mais recente edição do Encontro de Mulheres Cooperativistas do Distrito Federal.

Além de reconhecer a importância da mulher para a evolução do cooperativismo brasiliense, o evento estimulou o desenvolvimento de habilidades capazes de emponderar o público feminino, como força, perseverança, grandeza, autonomia, liderança e sororidade.

O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, abriu o encontro destacando a relevância da mulher estar presente e atuante dentro de todas as cooperativas locais, seja como cooperada, na governança ou na gestão dessas organizações. “É muito importante que haja mulheres atuantes no dia a dia das cooperativas. Anualmente recebemos dados, números que revelam para nós como está a presença da mulher no cenário cooperativista brasileiro e que reiteram casos como o do cooperativismo de crédito, onde as mulheres já são a maioria no número de empregados e mostram que o público feminino atua de forma competente e profissional”, garantiu Remy.

A superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, também falou ao público presente ao encontro e recordou o surgimento do cooperativismo, em Rochdale, na Inglaterra, em 21 de dezembro de 1844. Na ocasião, um grupo formado por 27 tecelões e uma tecelã deram o pontapé inicial no movimento, que hoje reúne mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

“Apesar de hoje ainda termos um número de mulheres abaixo do volume de homens no cooperativismo, a nossa presença cresceu consideravelmente nos últimos tempos. Ainda bem que teve uma mulher presente naquele grupo; uma mulher que fincou o pé no cooperativismo e assim abriu a porta para que nós pudéssemos estar atuando em cooperação nos dias de hoje. A gente conquista nossos espaços em função disso. Basta uma de nós aceitar o desafio para que as futuras gerações de mulheres também aceitem e conquistem muitos objetivos”, salientou Carla.

Na sequência, as mulheres presentes ao encontro puderam conferir uma rápida apresentação sobre a participação feminina no cooperativismo, de acordo com os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021.

Como sempre, o encontro contou com a participação de mulheres influentes e inspiradoras, que ministraram conteúdos valiosos para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma das presentes. Esse momento contou com a gerente regional de Recurso Humanos da Ancar Ivanhoe e Project Leader da Universidade Corporativa do Varejo, Manu Falcão e com a cofundadora e sócia da Iventys Educação Corporativa, Marcela Brito.

A dupla estabeleceu uma conversa descontraída, induzindo o público do encontro à reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, a força e o espaço feminino no mundo. Manu e Marcela também comentaram sobre intencionalidade, conceito segundo o qual as mulheres entendem que conhecer suas fraquezas e qualidades permite tomar decisões para mudar suas vidas e a das pessoas que estão ao seu redor; e recordaram a ancestralidade para reforçar que, historicamente, mulheres sempre se tornaram melhores e mais fortes quando estiveram reunidas.

Além da programação especial dedicada, o Encontro de Mulheres Cooperativistas também contou com o sorteio de brindes.

Conteúdos relacionados