Encontro presencial dos Comitês de Mulheres e Jovens celebra conquistas do ano
Featured

Encontro presencial dos Comitês de Mulheres e Jovens celebra conquistas do ano

  • Artigo Secundário 1

No último dia 31 de outubro, o Sistema OCB/DF promoveu um encontro presencial dos comitês de Jovens e Mulheres, reunindo integrantes desses grupos que vêm desempenhando um papel importante na promoção da diversidade e na construção do futuro do cooperativismo no Distrito Federal. Lançados em março deste ano, os comitês têm realizado diversas atividades e reuniões ao longo dos meses, e este encontro foi uma oportunidade para avaliação e planejamento para o próximo ano.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto, destacou a importância da presença de jovens e mulheres no movimento cooperativista por acreditar que o coop do futuro se faz com a diversidade. “Este encontro foi para avaliarmos o que foi realizado. Este ano lançamos os dois comitês e já demos um passo importante na gestão, na organização para que possamos desenhar o caminho para o futuro procurando cada vez mais fomentar essa participação dos jovens e das mulheres nas cooperativas e no Sistema também. Eu acredito muito que o cooperativismo em si tem essa questão da participação das pessoas para as pessoas e as mulheres têm papel fundamental nessa agregação das cooperativas, assumindo postos de liderança nos conselhos, nas diretorias, ocupando cargos cada vez mais relevantes’’, ponderou Remy.

O encontro contou com uma programação dinâmica, incluindo uma retrospectiva visual dos encontros anteriores, atividades de integração, como o “Quebra-cabeça Cooperativo”, e uma dinâmica de inspiração intitulada "Esculpindo histórias de impacto". Para Carla Madeira, superintendente do Sistema OCB/DF, o encontro foi um marco importante pois a criação destes comitês já era algo almejado na agenda institucional da entidade. “Esse momento para nós é um momento de gratidão por termos conseguido executar algo que já vinha no nosso radar há um tempo. No encontro de mulheres de 2023, lançamos o desafio de constituir um comitê este ano. Naquele momento parecia que seria algo muito difícil e não sabíamos se íamos conseguir. Agora, estamos aqui celebrando a existência de dois comitês’’, celebrou Carla.

Os líderes dos comitês também compartilharam suas perspectivas sobre o progresso alcançado e os desafios pela frente. Gabriel Félix, líder do Comitê de Jovens, ressaltou a importância da união e do planejamento de ações futuras. “Ao longo do ano tivemos alguns desafios, principalmente sobre quais assuntos abordar, como montar o regimento e organizar a participação de todos. Mas, com o tempo, fomos construindo um laço muito forte no comitê. Para o próximo ano, queremos colocar em prática ações prioritárias, como eventos sociais, workshops e visitas a cooperativas para conhecer outras realidades”.

Já Juscineide Pimentel, líder do Comitê de Mulheres, destacou a evolução do grupo e os objetivos para o futuro. “A experiência foi maravilhosa. Começamos do zero e, com a contribuição de todas, conseguimos atingir nosso objetivo inicial: formalizar o regimento interno e definir as regras de atuação. Para o ano que vem, podemos esperar muita capacitação e atuação dentro das nossas cooperativas, além de troca de experiências com outros comitês e órgãos do cooperativismo”, salientou Juscineide.

Com a pausa estratégica de fim de ano, as reuniões dos dois comitês serão retomadas em 2025.

Conteúdos relacionados