imagem site coop

Encontro reúne comunicadores de cooperativas brasilienses

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu, na tarde da última sexta-feira, 29, a edição de 2021 do Encontro de Comunicadores Cooperativistas. O evento ocorreu de forma presencial, em um hotel situado na região central de Brasília, e municiou profissionais de comunicação das cooperativas brasilienses com conteúdos valiosos sobre marketing digital, além de permitir o intercâmbio de ideias, experiências e a ampliação da rede de contatos dos presentes.

Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, abriu o encontro dando boas-vindas aos participantes e falando sobre a importância de uma boa comunicação para o desenvolvimento de empresas e organizações, assim como para o fortalecimento da cultura cooperativista. Ele ressaltou que o cooperativismo tem preocupação com as pessoas, com o ser humano, e que isso precisa ficar cada vez mais evidente para a sociedade.

“É fundamental o desenvolvimento e a aplicação de estratégias de comunicação que sejam capazes de fazer com que a sociedade compreenda que esse modelo de vida, de negócios, é diferente. As pessoas hoje procuram por modelos socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e o cooperativismo traz isso em seu DNA, embora seja uma filosofia de vida criada há quase 200 anos”, afirmou o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF.

Na sequência do encontro, os participantes acompanharam uma palestra apresentada pela gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke. Ela falou sobre como o Sistema OCB tem trabalhado a sua comunicação, disseminando a cultura cooperativista e fazendo com que o cooperativismo seja reconhecido na sociedade.

Daniela contextualizou os participantes acerca do momento atual do Movimento SomosCoop, que tem o ex-tenista Gustavo Kuerten como embaixador, e a proposta de apresentar o cooperativismo como um modelo de negócios que está presente no Brasil inteiro, em produtos e serviços, e, sobretudo, fazendo a diferença na vida dos cooperados e colaboradores. Ela também comentou sobre o Fundo de Comunicação e Marketing, solução criada após o término do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em 2018, e que destina recursos financeiros às unidades estaduais do SESCOOP para o desenvolvimento de ações de comunicação e inovação.

O encontro foi encerrado pela consultora de marketing e colunista de cooperativismo da Record News no Espirito Santo, Vera Caser. Ela, que tem 20 anos de experiência no cooperativismo, falou aos participantes sobre o papel do marketing na transformação das cooperativas, ressaltando que essas organizações vivenciam um momento de ruptura e vislumbram um cenário com novas oportunidades e necessidades.

Vera comentou que essas mudanças estão associadas ao relacionamento com o consumidor e que os profissionais de marketing e comunicação devem acompanhar cada processo junto com a diretoria da cooperativa, a fim de desenvolver um planejamento estratégico para a implementação de ações visando melhorar o relacionamento da organização com seus diferentes públicos, fortalecer a marca e, ainda, trazer diversos benefícios para o negócio.

A consultora também deu dicas valiosas sobre o uso de plataformas digitais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn e YouTube e disponibilizou aos presentes e-books exclusivos com orientações preciosas sobre comunicação.

Conteúdos relacionados