Frencoop-DF é oficialmente lançada
Defender os interesses do cooperativismo e das cooperativas do Distrito Federal na Câmara Legislativa. Propor leis, ações e promover o fortalecimento do setor. Esses são alguns dos objetivos da Frente Parlamentar do Cooperativismo no DF, e foi com a intenção de impulsionar esse modelo de negócios que a Câmara Legislativa promoveu, na sexta-feira (9), sessão solene de lançamento da Frencoop-DF.
Por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela, presidente da Frente, mais de 150 pessoas, entre dirigentes, autoridades, parlamentares, cooperados e familiares de cooperados estiveram reunidas para prestigiar o lançamento da Frencoop-DF.
Durante a abertura da solenidade, o deputado Roosevelt Vilela lembrou que a origem do cooperativismo "remonta ao momento em que o ser humano começou a se organizar". Ao apontar o crescimento da atuação cooperativista, o distrital destacou: "O Estado não consegue suprir todas as necessidades da sociedade; por exemplo, a geração de empregos. É preciso fortalecer a iniciativa privada, e seu ápice é o cooperativismo". Vilela afirmou, ainda, que a Câmara Legislativa deve ser uma "caixa de som" da sociedade, reverberando as suas necessidades. "O sistema de cooperativas é uma realidade, e a Frente Parlamentar vai trabalhar por ele", frisou.
Para o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, o lançamento da Frencoop é um marco para o cooperativismo local. “É um momento muito importante para o cooperativismo, é uma forma de ter uma relação direta com nossos parlamentares para defender os interesses do movimento na CLDF. É uma ocasião histórica, uma grande conquista para todos nós”, avaliou.
Ainda segundo o presidente, “o cooperativismo tem que ser encarado como um modelo de organização importante, que traz desenvolvimento e crescimento sustentável para a sociedade”, pontuou Remy.
O lançamento da Frencoop-DF será de extrema importância para fomentar relação direta com os deputados que fazem parte da Frente, defendendo os interesses em comum do movimento cooperativista do Distrito Federal, principalmente ao propor audiências públicas, criação de leis, desburocratização e fomento dos ramos do cooperativismo aqui presentes.
Segundo o deputado Leandro Grass, a frente será uma aliada para o desenvolvimento do setor. “É para isso que a Frencoop existe: para ser parceira, para ser apoiadora nos projetos de leis, nos debates e nas proposições em que a gente esteja junto. É muito importante que o Brasil tenha um compromisso com o cooperativismo”, apontou.
Importantes lideranças do setor estiveram presentes na solenidade, que ainda homenageou o 97º Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.
Na ocasião, o presidente do Sicoob Planalto Central, Miguel Ferreira, avaliou que o cooperativismo representa boa parte da sociedade. “O papel do parlamento é atender aos anseios dessa sociedade. Isto posto, esperamos utilizar desse canal para o fortalecimento e para a defesa dos interesses do cooperativismo. Contem conosco para construirmos um cooperativismo cada vez mais forte e eficiente, cada vez mais capaz de atender a comunidade em suas necessidades”, disse.
Homenagens
Para reconhecer pessoas que fizeram e fazem diferença no cooperativismo do Distrito Federal, a sessão solene contou, ainda, com a entrega de moções de louvor para personalidades que prestaram relevantes serviços para o setor.
Receberam homenagens: Aline Sousa da Silva, Arcenio Chervinski, Derci Cenci, Gilmar Clementino da Silva, João Carlos Fonseca Casseb, José Alves de Sena, José Valdir Ribeiro dos Reis, Leopoldo Rodrigues Ferreira, Luiz Lesse Moura dos Santos, Márcio Lopes de Freitas (representado por Renato Nobile), Maurício Severino de Rezende, Miguel Ferreira de Oliveira, Roberto Marazi in memorian (recebido por seu filho Marcelo de Castro Marazi), Ruy Telles e Sérgio Roberto Cardoso da Cruz.
Números no DF
O Distrito Federal conta com um universo de aproximadamente 200 mil pessoas entre cooperados e empregados que integram o cooperativismo. São 66 cooperativas legalmente registradas no Sistema OCDF/SESCOOP-DF, organizadas em seis ramos de atividades, sendo responsáveis por parte significativa do PIB no Distrito Federal.
O cooperativismo no Distrito Federal é um instrumento importante na promoção do desenvolvimento econômico sustentável, gerando trabalho e renda.
Frente Parlamentar
A Frencoop-DF conta com a adesão de dez parlamentares que passam a atuar em defesa das demandas do cooperativismo local. Presidida por Roosevelt Vilela (PSB), a frente conta com a adesão dos deputados Chico Vigilante (PT), José Gomes (PSB), Júlia Lucy (Novo), Leandro Grass (Rede), Rafael Prudente (MDB), Hermeto (PHS), Reginaldo Sardinha (Avante), Robério Negreiros (PSD) e Jacqueline Silva (PTB).
A Frente Parlamentar é um dos principais canais de representação do cooperativismo na Câmara Legislativa e possibilita aos parlamentares a união de forças em prol dos interesses e do desenvolvimento do setor, apresentando leis e contribuindo com a evolução do modelo de negócio.
Assista a integra da Sessão Solene aqui
Com informações da Câmara Legislativa