I Seminário da Rede Alternativa reúne 51 participantes

“Gestão e Fortalecimento das Cooperativas e Associações de Catadores”, foi com esta temática que a Rede Alternativa das Cooperativas do Distrito Federal, Entorno e da Ride (Rede Alternativa) promoveu nos dias 23 e 24 de agosto, seu I Seminário voltado para os catadores filiados à central. O evento contou com o apoio do Sistema OCDF-Sescoop/DF.

“As cooperativas de catadores vem adquirindo crescente importância pela sua atividade econômica como geradora de emprego e renda, e, principalmente pela ampliação de seu papel social”, afirmou o presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga Neto que marcou presença na abertura do evento. Na oportunidade, Gorga parabenizou a iniciativa da realização do seminário para profissionalizar cada vez mais a gestão das cooperativas. “Promover o acesso à formação e informação é um dos pilares para o sucesso da cooperativa e um forte aliado para alcançar resultados”, concluiu.

O Seminário das Cooperativas de Catadores trouxe temas relevantes com o objetivo de promover a gestão das cooperativas e apresentar avanços e desafios enfrentados pelos catadores do DF, além de promover a integração e troca de experiências entre os cooperados.

O evento contou com programação diversificada entre palestras, debates, momentos de descontração e lazer. Entre os temas abordados estavam: Liderança; Cooperativismo; Técnica de Classificação, Logística e Comercialização de Resíduos Recicláveis; Contratos SLU/Cooperativas - Coleta Seletiva e Triagem: Realidade atual e Perspectivas; Saúde Financeira e Aperfeiçoamento da Gestão, entre outros.

Presente no evento, a diretora-presidente do SLU, Heliana Kátia Campos falou sobre o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de catadores aqui no DF, as conquistas e os desafios dos contratos da Coleta Seletiva.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Rede Alternativa, Gilmar Clementino Silva; do presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga Neto; da diretora-presidente do SLU, Heliana Kátia Campos; do gerente de Implementação de Programas e Projetos, Luiz Gonzaga de Carvalho, da Fundação Banco do Brasil; do Consultor da Funasa, Rodrigo Barreto, além dos presidentes das dez cooperativas de catadores ligadas à Central. Ambos reforçaram a importância dos catadores no processo de gestão e tratamento de resíduos sólidos.

Conteúdos relacionados