Inauguração da Casa do Cooperativismo na AgroBrasília marca novo capítulo para Cooperativas do DF e entorno
No último dia 21 de maio, durante a AgroBrasília, foi inaugurada a Casa do Cooperativismo. O evento reuniu dezenas de cooperativistas, dirigentes e autoridades, celebrando um novo marco para o cooperativismo na região. O espaço, que conta com salas de treinamento e capacitação, funcionará permanentemente, proporcionando um ambiente dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas do Distrito Federal.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, celebrou a inauguração como um passo decisivo para o movimento no DF. “A inauguração da Casa do Cooperativismo representa mais do que um novo espaço físico; é um símbolo de nosso compromisso contínuo com o crescimento e a inovação no cooperativismo. Este local será um epicentro de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento, não apenas para o ramo agropecuário, mas para todas as cooperativas do Distrito Federal. Estamos entusiasmados com as possibilidades que se abrem a partir de agora e confiantes de que este espaço contribuirá significativamente para o fortalecimento do nosso movimento”, ponderou o presidente durante a abertura.
Rafael Bueno, Secretário de Agricultura do DF, esteve presente representando o governador Ibaneis Rocha e destacou a importância da nova estrutura. “Esse espaço abre um novo momento dentro da AgroBrasília. Até então nós tínhamos os estandes móveis. Fixos eram dois restaurantes e o estande da concessionária. Esse ano nós vemos, inclusive com recursos parlamentares, diversas construções que vão permanecer aqui e que mostram que a feira veio para ser um farol para a região, para o Brasil e para o exterior. Cada ano mais envolvidos com as temáticas do Agro. Parabéns a todos”, comemorou o secretário.
Representando o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB, exaltou o impacto transformador das cooperativas e recordou as diretrizes aprovadas durante o 15º CBC, realizado na primeira quinzena de maio. “O que o DF entrega hoje é uma mostra do que as cooperativas daqui estão fazendo e apresentando para o Brasil como um todo. Isso tudo é o poder de transformar pequenos negócios em algo forte, robusto, que realmente valha a pena. Essa é a força do cooperativismo e estamos muito orgulhosos desse feito. Na última semana, estivemos reunidos no 15º CBC e lá definimos diretrizes estratégicas para os próximos anos, entre elas reforço a importância da intercooperação e da construção de espaços de trocas. Este aqui com certeza é um local que leva essas aprovações para a prática”.
José Guilherme Brener, presidente da AgroBrasília e da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), reforçou a confiança e
o valor do cooperativismo. “O cooperativismo é confiança. Esse é um caminho que dá frutos e que já provou a força e as possibilidades que oferece tanto para quem é cooperativista como quem usufrui dos serviços oferecidos. A maior parte de quem trabalha neste ramo vem de pequenos produtores e isso significa confiança. A inauguração de um espaço como esse demonstra o avanço do coop no DF nos últimos anos. Com trabalho árduo e persistência, chegaremos muito longe’’, pontuou.
Por fim, o deputado federal Roosevelt Vilela também expressou seu apoio à causa cooperativista. “Contem com a Frente pelo Cooperativismo da Câmara dos Deputados. Estamos aqui para defendê-los nacionalmente e apoiá-los para que o cooperativismo cresça ainda mais, de forma organizada, transparente e contínua”.
A inauguração contou ainda com a presença da Conselheira de Administração do Sescoop/DF, Elza Cançado, do Conselheiro de Administração da OCB/DF, Ivan Enfler, do Superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Caiado e representantes de cooperativas do Distrito Federal.
A Casa do Cooperativismo será um ponto de referência para cooperativas de diversos ramos, impulsionando a integração, a capacitação e o desenvolvimento sustentável dos negócios cooperativistas.