Instrução Prática e Assistida beneficia cooperativas do agro

Com o apoio do SESCOOP/DF, oito cooperativas do ramo agropecuário que atuam no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF) participam de uma Instrução Prática e Assistida (IPA) para implementar melhorias nos processos de gestão e governança. A expectativa é que as organizações possam identificar e implantar estratégias eficazes para a sustentabilidade do negócio, se tornando ainda mais fortes, desenvolvidas e reconhecidas por sua competividade, integridade e capacidade de gerar trabalho e renda aos produtores rurais.

As ações do projeto foram iniciadas no último mês de julho e seguem até fevereiro do ano que vem, seguindo um cronograma para que as melhorias sejam implementadas com precisão em cada cooperativa. As atividades estão divididas por etapas, algumas já finalizadas, como a realização de um diagnostico inicial e elaboração de planejamento estratégico. O projeto prevê, ainda, implantar iniciativas de profissionalização da gestão voltados para as áreas administrativa, financeira, comercial, de recursos humanos, operacional, logística, comunicação e marketing, além de um intercâmbio de boas práticas de gestão e de governança, a implantação dos Programas de Acompanhamento e Desenvolvimento da Gestão (PDGC) e a realização do fórum de avaliação.

O produto final do projeto estabelece a elaboração de relatório técnico, no qual estarão consolidadas as etapas ocorridas durante a execução, contendo registros de todas as informações técnicas acerca do modelo de gestão e governança pautado para resultados implantados nas cooperativas da agricultura familiar.

Nesse documento final estarão mensurados os resultados que o trabalho proporcionou às cooperativas no âmbito da Rota da Fruticultura, projeto capitaneado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e que envolve diversas outras instituições, como o Sistema OCDF/SESCOOP-DF e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o objetivo de profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, integrando os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização, por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados.

Participam do projeto a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina/DF (Cootaquara), a Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista), Cooperativa Agrícola de Vargem Bonita (Coopervargem), a Cooperativa Agropecuária da Região de Brazlândia (Coopebraz), a Cooperativa dos Produtores e Produtoras Rurais do Assentamento Itaúna e Região (Coopitaúna), a Cooperativa dos Produtores do Fartura (Cooperfartura), a Cooperativa Mista der Agricultura Familiar de Novo Gama (Coopgam) e a Cooperfal.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados