Integração e conhecimento marcam o Encontro de Comunicação Cooperativista do DF

Ontem (18/10) comunicadores e responsáveis pela comunicação nas cooperativas do DF participaram do II Encontro de Comunicação Cooperativista do DF. Promovido pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF, o evento buscou destacar a importância da comunicação no processo de fortalecimento da imagem do cooperativismo, além de apresentar e incentivar os participantes a vestir a camisa do movimento SomosCoop.

Ao fazer a abertura do evento o presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga Neto reforçou a importância de todos os comunicadores no processo de fortalecimento da imagem do cooperativismo, e afirmou que o movimento SomosCoop é um forte aliado para alcançar esse desafio.

O evento contou com a palestra sobre Branding e Design Thinking, ministrada por Mário Rosa, sócio e responsável pela Echos Laboratório de Inovação no Brasil. O Workshop SomosCoop foi conduzido pela Samara Araújo representando o Sistema OCB. De acordo com Marcos o sentimento de relação com as marcas é capaz de ajudar na fidelização de clientes, para ele o movimento SomosCoop agrega valor ao cooperativismo “É muito bom ver e acompanhar a evolução desse movimento de polarização. As cooperativas e todo o Sistema cooperativista devem se apropriar dessa marca forte e construir várias possibilidades de transformação”, enfatizou.

O evento também promoveu a integração entre os participantes, a troca de experiências e estratégias para ampliar a visibilidade do setor.

Branding –
“Qual é, hoje a grande marca do cooperativismo?” Foi com esse questionamento que Mário Rosa iniciou sua apresentação falando sobre a importância da marca e seu impacto na sociedade, além disso trouxe exemplos de cases de como acontece o processo de branding nas organizações. Todo o conteúdo abordado foi relacionado ao cooperativismo com sugestões de ferramentas para desenvolver o grande potencial do segmento com a divulgação da nova marca que traz leveza, engajamento, unidade e pertencimento de fazer parte de um mesmo movimento SomosCoop.

Design Thinking – com base na abordagem de Design Thinking, os participantes realizaram trabalhos em grupos, onde criaram soluções criativas inspiradas no SomosCoop para ajudar a resolver problemas pontuados em algumas cooperativas. O objetivo foi mostrar que juntos é possível promover o cooperativismo sem muitos recursos, um grande aliado são as redes sociais, uma forma de engajar as pessoas para sua causa.

Workshop SomosCoop – Samara falou sobre o movimento, o propósito, as etapas desde a sua concepção até aqui, além de trazer os cases e apresentar todo o material disponível para que as cooperativas utilizem para divulgar seu negócio atrelado ao movimento SomosCoop. Saiba mais acesse http://somos.coop.br/


Conteúdos relacionados