Jovens do DF participam do Encontro de Jovens Cooperativistas, promovido pela OCEMG

Encontro de Jovens OCEMG

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, a Organização das Cooperativas Brasileiras em Minas Gerais (OCEMG) realizou o Encontro de Jovens Cooperativistas, reunindo 350 jovens cooperativistas de diversas partes do Brasil. O evento foi marcado por três dias de intensos debates, diálogos e palestras, abordando temas como o entendimento sobre o negócio das cooperativas e o papel estratégico dos jovens nos espaços de gestão e governança. Representando o Sistema OCB/DF, Lucas Alves, membro de apoio da liderança do Comitê de Jovens, e Thays Thamys, gerente administrativa da cooperativa CNTCOOP, participaram ativamente do encontro.

Lucas Alves destacou a importância da participação dos jovens nos espaços de gestão e governança das cooperativas. Segundo ele, "o papel dos jovens dentro de suas cooperativas vai muito além de uma mera experiência profissional pautada em atender a requisitos objetivos, como diplomas ou mesmo habilidades apresentadas em seus currículos. Para mim, o papel dos jovens está intimamente conectado com a sucessão do movimento cooperativista, bem como com a vitalidade e prosperidade de cada cooperativa em suas respectivas localidades. O jovem traz inovação, criatividade e sabe falar a linguagem da nova população brasileira economicamente ativa", comentou.

O encontro, que é realizado há 18 anos pelo Sistema OCEMG, está integrando cada vez mais os jovens no movimento cooperativo. Além das diversas palestras, um dos destaques do evento foi a Roda de Ação - HackCoop: Desenvolvendo Jovens Resolutivos para o Futuro do Cooperativismo. Durante essa atividade, os jovens foram desafiados a criar uma startup da noite para o dia, explorando seus lados criativo e inovador. No segundo dia do Encontro Estadual, os grupos apresentaram seus projetos, compartilhando ideias e soluções desenvolvidas em um curto período. Essa experiência prática foi idealizada para estimular a inovação e a colaboração entre os participantes. Já o painel “Sou Jovem. Sou Coop” reuniu membros do Comitê Estadual para compartilhar suas experiências relacionadas a iniciativas de inovação, sustentabilidade e engajamento nas cooperativas. Os relatos demonstraram como os jovens podem ser agentes de mudança dentro de suas organizações, promovendo práticas que não só beneficiam as cooperativas, mas também a comunidade em geral.

Ainda segundo Lucas, a participação no evento em MG trouxe insights sobre como estruturar e dinamizar o comitê de jovens recém-criado no DF. "A viagem foi importante porque tivemos contato com um comitê que tem investido em um modelo mais organizado de atividades. Por ter sido constituído em 2022, ele tem um regulamento muito bem estruturado, frequência de encontros satisfatória, representatividade dos ramos dentro do comitê e está em perfeita consonância com o Comitê Nacional de Jovens", explicou Lucas.

Para finalizar as atividades do segundo dia, o TED “Juventudes Sem Limites” trouxe uma dose extra de inspiração. Durante este encontro, os palestrantes compartilharam histórias de superação e realização de sonhos, mostrando aos jovens como é possível superar adversidades e alcançar seus objetivos. No último dia, Jakson Follmann, ex-atleta e um dos seis sobreviventes do trágico acidente aéreo da Chapecoense em 2016, emocionou os participantes com mensagens de otimismo e superação.

Conteúdos relacionados