Lançada a Frente Parlamentar da Agricultura
A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, na quinta-feira (23), o lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro do DF. O encontro contou com a presença do Sistema OCDF-SECOOP/DF, Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF), Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), Emater-DF, Ceasa, Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), além de produtores rurais, associações e sindicatos.
A solenidade de lançamento, promovida pelo deputado Roosevelt Vilela, teve como propósito pautar as ações que serão desenvolvidas na Frente Parlamentar. A Frente, por sua vez, tem por objetivo fortalecer a agropecuária do DF e buscar melhorias para a área rural, além de beneficiar a qualidade de vida e a atividade dos produtores rurais o que, como consequência, melhora o dia a dia da área urbana.
O cooperativismo tem importante papel para o fortalecimento do setor. O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, esteve presente na solenidade e discursou na plenária. Segundo o presidente: “O cooperativismo está presente na vida rural do DF desde seu início e, hoje, continua como uma forma de levar o desenvolvimento para a área rural. Contem sempre com a OCDF e com o Sescoop-DF para que possamos fazer um trabalho cada vez mais de excelência em prol de nosso setor agrícola”, enfatizou.
O deputado distrital Roosevelt Vilela parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema em prol das cooperativas do Distrito Federal: “o sistema de cooperativismo é fantástico e se encaixa nos mais diversos segmentos que a sociedade proporciona e necessita. O sistema tem dinamismo e consegue trabalhar nessas diversas vertentes. E, com o setor agrícola não é diferente”, disse, Roosevelt, na ocasião.
No que se refere à soma de esforços em prol do agronegócio e da agricultura familiar local, a Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro irá contribuir para o crescimento do setor.
Necessidades do setor produtivo nas regiões administrativas, criação de propostas legislativas que impulsionam o mercado de bens e serviços ligados à agropecuária e ao agronegócio, promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária e suporte ao desenvolvimento agrícola e à capacitação técnica são algumas das questões que serão levantadas pela Frente Parlamentar.
Com informações da Ascom/Emater-DF e Ascom/Roosevelt Vilela