Missão Técnica do Sistema OCB/DF em São Roque de Minas demonstra o potencial transformador do cooperativismo
Representantes de cooperativas do Distrito Federal, acompanhados por membros do Sistema OCB/DF, embarcaram em uma missão técnica para São Roque de Minas, na Serra da Canastra, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2024. O objetivo foi conhecer de perto as práticas cooperativistas que revolucionaram a economia local e transformaram a vida de milhares de pessoas.
A cidade, que enfrentou dificuldades econômicas após a saída da última instituição bancária, foi revitalizada pelo cooperativismo. A Cooperativa de Crédito Sicoob Sarom, fundada em 1991, tornou-se uma peça-chave para esse renascimento, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região. Hoje, São Roque de Minas é referência nacional em cooperativismo, principalmente nas áreas de crédito, agropecuária e educação.
O grupo de 31 pessoas, composto por representantes de cooperativas e estudantes de graduação no curso de cooperativismo do DF, teve a oportunidade de visitar a Cooperativa Educacional Sarom (CES), responsável pela criação do Movimento CoopEducação. Esse movimento já capacitou mais de dois mil professores e impactou 24 mil alunos em 16 municípios da região, promovendo uma educação cooperativista, empreendedora e financeira nas escolas. Segundo Igor Oliveira, gerente de desenvolvimento e educação no cooperativismo no Sicoob Saron, o Movimento CoopEducação vai além da sala de aula, buscando formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a construção de uma mais colaborativa. ‘‘Ao capacitar mais de dois mil professores e impactar diretamente tantos estudantes da nossa região, estamos promovendo uma mudança de mentalidade, incentivando o protagonismo das novas gerações em um mundo que exige, cada vez mais, inovação e cooperação. Agora, em outubro, nossa instituição completa 33 anos e nossos planos de fortalecer o munícipio de São Roque de Minas continuam cada vez mais fortes’’, ponderou o gerente.
Além da educação, o cooperativismo também impulsionou a economia local por meio do incentivo à fabricação do queijo canastra, típico da região. A Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) foi criada com o apoio da Sarom, contribuindo para a valorização do tradicional queijo, que hoje é reconhecido mundialmente, fortalecendo a identidade da Serra e a economia local. A cooperativa Sarom, juntamente das cooperativas Sistema Sicoob: Credialto, Credicapi e Credibam, também apoiam a rota da cafeicultura na região. De 1994 para 2024, São Roque de Minas saiu de 350 mil pés de café para mais de 30 milhões.
Geane Ferreira, gerente geral do Sistema OCB/DF, acompanhou a missão técnica e destacou como uma visita desse tipo é capaz de permitir que os participantes observem o cooperativismo como uma ferramenta para transformar realidades. "Em São Roque de Minas, vivenciamos experiências de crédito, educacional, agropecuário, tudo voltado para o desenvolvimento local. Nosso grupo pôde conhecer o trabalho com as escolas, incluindo a criação de cooperativas mirins, que são direcionadas como objeto escolar em escolas públicas e também cooperativas educacionais. Voltamos para o DF com muita energia e aprendizado para colocar várias ações em prática’’, concluiu.