imagem site coop

OCDF: 50 anos de contribuição para a prosperidade do DF

Centenas de pessoas estiveram reunidas na noite de quarta-feira, 15 de março, para comemorar oficialmente as cinco décadas de existência da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF). A entidade iniciou suas atividades no dia 22 de março de 1973 e, desde então, trabalha diariamente para desenvolver e difundir o cooperativismo no território brasiliense, representando e defendendo os interesses das cooperativas para torná-las mais competitivas, respeitadas e admiradas pelo papel que desempenham na sociedade

Os caminhos percorridos durante o meio século de atuação foram lembrados durante a noite. O atual presidente da OCDF, Remy Gorga Neto, lembrou, no início do evento, da importância do trabalho desenvolvido por seus antecessores e disse estar honrado em estar à frente da organização em um momento tão especial.

Remy recordou o seu primeiro contato com a filosofia cooperativista, no interior do Rio Grande do Sul, o interesse por aprofundar conhecimentos na área e o trabalho que desenvolve desde o final da década de 1990 e que tem permitido que o modelo de vida proposto pelo cooperativismo seja mais evidente no Distrito Federal.

“Tenho gratidão de estar aqui hoje liderando o Sistema OCDF, uma entidade importante para todos nós. É uma satisfação colaborar na atividade profissional que escolhi, ter o apoio das cooperativas, o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido por toda nossa equipe e, sobretudo, permitir com que o cooperativismo seja cada dia mais consolidado dentro do território do Distrito Federal”, afirmou o dirigente do sistema cooperativista local.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, acompanhou a realização do evento, teceu elogios ao sistema de cooperativas brasilienses e comentou acerca da importância da marca alcançada. “Cinquenta anos não é pouca coisa. É tempo para o surgimento de gerações, de fundamentos, de história e precisa ser celebrado”, afirmou o chefe do sistema cooperativista nacional em seu discurso.

Márcio falou ainda sobre os anseios da humanidade que, segundo ele, busca incansavelmente novas formas de relacionamento, novos meios de geração de negócios e novos caminhos para alcançar a prosperidade. “O cooperativismo, esse estilo de vida que vocês escolheram e estamos comemorando nesta noite, é a trilha para a prosperidade. Vocês têm conseguido apoiar um processo de transformação. Estão conseguindo dar respostas, permitindo o desenvolvimento coletivo e auxiliando no crescimento da economia, criando um ambiente de prosperidade não só para os cooperados, mas para onde as nossas cooperativas estão localizadas. Vocês têm feito a diferença para um DF e um Brasil melhores e isso é motivo para comemorar”, concluiu o dirigente.

A noite de celebração contou, ainda, com um momento de reconhecimento das cooperativas do Distrito Federal. Atualmente, o território brasiliense conta com 103 cooperativas registradas. Juntas, essas instituições somam mais de 236 mil cooperados que estão distribuídos no Ramo Saúde; Ramo de Consumo; Ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Infraestrutura; Agropecuário e Transporte.

O evento também foi palco de homenagens às personalidades que diariamente contribuem para a evolução do cooperativismo do Distrito Federal, como a deputada federal Bia Kicis e o deputado distrital Roosevelt Vilela. Ambos falaram da importância do cooperativismo para o futuro do Distrito Federal e reafirmaram o compromisso de atuar em defesa e pela evolução do movimento na capital federal.

Além de dirigentes, cooperados e colaboradores de cooperativas do DF, também acompanharam o evento dirigentes e colaboradores da OCB e de unidades estaduais do todo o Brasil. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Fernando Cezar Ribeiro e Giselle Ferreira de Oliveira, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, filha de Gilberto Ferreira de Oliveira, ex-dirigente do Sistema OCDF.

Conteúdos relacionados