imagem site coop

PDGC assistido: Sistema OCDF promove série de atividades

Desde o dia 29 de março, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF está promovendo atividades DE instrução Prática assistida para a implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), de forma personalizada e individual para as cooperativas registradas no Sistema.

Já participaram das atividades as seguintes cooperativas: Sicoob Credijustra, Coopersystem, Sicoob Planalto Central e Sicoob Judiciário. O atendimento das cooperativas por meio do PDGC Assistido seguirá até agosto e, segundo o analista de Monitoramento do SESCOOP/DF, Ariosto Carvalho, a intenção é atender o maior número de cooperativas em 2021: “nossa meta é atender pelo menos 50% do número total de cooperativas no Distrito Federal, temos um importante trabalho pela frente”, disse.

PDGC Assistido

As atividades realizadas, na modalidade assistida, ocorrem entre o SESCOOP/DF, um consultor especialista no Modelo de Excelência na Gestão (MEG) e a cooperativa. “Após recepcionar a autoanálise do questionário e os documentos da cooperativa, avaliamos e entregamos a eles a devolutiva da análise técnica, bem como um plano de ação, para que a coop tome a melhor decisão e implemente melhorias em seus processos e adotem boas práticas de gestão e governança”, disse Ariosto.

O PDGC Assistido vem sendo realizado entre o SESCOOP/DF e o consultor Rodrigo Leocadio, especialista no PDGC pela Fundação Nacional da Qualidade Excelência da Gestão (FNQ).

Para os participantes, essa é uma grande oportunidade. É o que diz Ana Carolina Coelho Neves, analista da Unidade de Planejamento e Fomento do Sicoob Planalto Central: “É a primeira vez que participo do PDGC Assistido e está sendo uma experiência incrível. Esses cinco dias foram muito importantes porque nós conseguimos ver cada questão, cada ponto dos processos do Sicoob. O consultor tem uma bagagem muito grande em cooperativas de crédito e isso ajudou a tirar nossas dúvidas, nos deu muitas orientações”, avaliou.

Ainda de acordo com Ana Carolina, “com certeza essa oportunidade vai nos ajudar a colocar em prática um Plano de Ação de Melhorias Contínuas dentro da Sicoob Planalto Central em relação aos nossos processos”.

O PDGC foi um trabalho em conjunto realizado com muita assertividade e de forma bastante produtiva: “foi um aprendizado muito grande para mim. Com a assistência dada pelo SESCOOP/DF, pelo consultor, junto ao Sicoob, com certeza iremos longe, sempre focados na melhoria contínua”, finaliza Ana Carolina.

O Programa

O PDGC é um programa disponibilizado às cooperativas, pelo SESCOOP, voltado a promover a adoção de boas práticas de governança e gestão por meio de instrumento de avaliação que permitem emitir um diagnóstico de atuação na cooperativa.

Por meio de questionário de avaliação e do diagnóstico gerado através do programa, as cooperativas que o implementam percebem ganhos exponenciais no que se refere a gestão e governança no trabalho realizado diariamente.

O PDGC é realizado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão

As cooperativas participantes do PDGC têm a oportunidade de participar, a cada dois anos, o Sescoop promove o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, com o objetivo de reconhecer as cooperativas de todo o país que se destacam por promover o aumento da qualidade e da competitividade de suas atividades e estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão.

As inscrições da edição 2021 foram abertas no dia 8 de fevereiro e irão até o dia 30 de junho, por meio do site excelencia.premiosomoscoop.coop.br.

Conteúdos relacionados