Projeto em Ceilândia incentiva sobre a importância da economia circular

Foto: Francisco Nero

A Cooperativa Recicle a Vida, de Ceilândia, realizou na última semana uma nova edição do projeto Vida Circular, promovendo a educação ambiental infantil. O projeto está em sua segunda edição e, desta vez, reuniu 20 crianças, filhos e netos de catadoras e catadores, que desfilaram com roupas criadas a partir de materiais recicláveis. A iniciativa segue os conceitos da economia circular, que propõe uma melhor gestão dos recursos naturais e contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A economia circular é uma alternativa à chamada economia linear, focada na extração, consumo e descarte, causando desequilíbrios ambientais, sociais e econômicos. Nesse contexto, a economia circular promove a criação de produtos reutilizáveis e duradouros, visando reduzir o impacto ambiental.

A presença da vice-governadora Celina Leão destacou a importância da iniciativa e parabenizou o projeto. Celina reforçou o comprometimento do Governo do Distrito Federal (GDF) com os catadores e recicladores, mencionando um reajuste inédito de 43% para os catadores como uma forma de reconhecimento do trabalho desses profissionais na preservação do meio ambiente.

Laura Cristina, mobilizadora da cooperativa Recicle a Vida, emocionou-se ao ver sua filha desfilando com itens reciclados e ressaltou a importância do projeto em ensinar às crianças sobre a importância da reciclagem.

O desfile contou com a parceria de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac/DF), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema/DF) e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF, entre outras. Essas parcerias demonstram o envolvimento da comunidade e a união de esforços para promover a conscientização ambiental e criar um futuro mais sustentável.

*Com informações da Agência Brasília

 

Conteúdos relacionados