Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Rede Alternativa recebe doação de EPIs

As oito cooperativas de materiais recicláveis filiadas à Central Rede Alternativa receberam, neste mês de fevereiro, uma doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) feita pela Prolata Reciclagem, uma associação sem fins lucrativos criada pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). A doação tem como objetivo garantir a segurança dos cooperados durante o manuseio dos materiais pós-consumo e tem apoio da (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e da siderúrgica Gerdau.

A doação é fruto de um programa permanente de reciclagem de aço, do qual a Rede Alternativa e cooperativas de outros estados brasileiros participam. Por meio da iniciativa, a associação garante que empresas do comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicas e/ou siderúrgicas comprem embalagens de aço triadas pelas cooperativas, respeitando critérios de volume e qualidade do material. Com o valor adquirido após a venda o material, a Prolata investe no desenvolvimento de cooperativas, promovendo treinamentos técnicos e administrativos, aquisição de equipamentos e benfeitorias em instalações físicas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional dessas organizações.

No somatório, as cooperativas que formam a Rede Alternativa comercializaram 246 toneladas em 2021 e, com isso, a Central foi beneficiada com a chegada de 2.438 EPIs, como máscaras, luvas, botas, protetores auriculares e abafadores de ruídos, itens fundamentais para que as cooperativas continuem ajudando de forma permanente no trabalho de limpeza urbana da Capital Federal. O uso do EPI também é essencial para garantir a saúde e a proteção dos cooperados no ambiente de trabalho. Inclusive, é necessário treinamento sobre o uso correto e adequado destes equipamentos, bem como a conservação e armazenamento dos mesmos.

Atualmente, as cooperativas filiadas à Rede Alternativa comercializam mais de 700 toneladas de materiais recicláveis por mês, contribuindo com o meio ambiente e oferecendo oportunidade de trabalho e renda para mais de 300 famílias no Distrito Federal.

 

 

Conteúdos relacionados