Rota da Fruticultura lança nova etapa

A extensa programação da AgroBrasília 2023 foi palco do lançamento da terceira etapa da Rota da Fruticultura. A ocasião contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, autoridades e representantes das instituições ligadas à iniciativa. Durante a solenidade, foi assinado, também, protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações no âmbito do projeto.

Nesta nova etapa, a Rota terá como foco especial o crédito para o pequeno produtor rural, além de preparar um estudo sobre a disponibilidade e utilização racional da água nas propriedades rurais, acompanhamento do crescimento da Central Unium Brasil, responsável pela gestão da central comercializadora e união de todas as cooperativas e associações envolvidas na comercialização das frutas produzidas, e elaboração de campanhas de reconhecimento do produtor rural local e divulgação das frutas da região.

“A Rota tem como principal objetivo fortalecer os pequenos produtores, entregando mudas e materiais necessários para produção. Ao receberem os insumos, os produtores geram um círculo virtuoso de multiplicação entre os fruticultores, potencializando a produção. Nosso plano é organizar o setor, exportar e apresentar um grande impacto econômico em nossa região”, explica Luiz Curado, coordenador da iniciativa.

O projeto envolve a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Companhia Nacional do Abastecimento e diversas outras instituições, e conta com o apoio do Sistema OCDF-SESCOOP/DF para profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, promovendo estratégias de aumento da produção e do fornecimento de frutas para mercados internos e externos, geração de emprego e renda, intercâmbio de experiências e tecnologias e diversificação de culturas.

A Rota iniciou o caminho para a criação do mais novo polo frutícola do Brasil voltada para as frutas vermelhas - morango, mirtilo, amora e framboesa – e, além disso, tem foco no açaí e na jabuticaba e em culturas exploradas na região, como goiaba, mamão e maracujá. Também há espaço e incentivo para o cultivo de frutos do Cerrado.

Saiba mais sobre a Rota no site www.rotafruticulturaridedf.com.br.

(*) Com informações da Codevasf

Conteúdos relacionados