
Sessão Solene comemora o Dia Internacional do Cooperativismo
Dirigentes e lideranças cooperativistas, além de autoridades de diversas esferas governamentais, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, 8 de julho, para a realização de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último sábado, 3. A solenidade ocorreu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no Setor de Autarquias Sul.
O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, afirmou, logo no início da sessão, que o momento representava mais um marco para o cooperativismo brasiliense. Ele também pontuou algumas contribuições que o setor tem ofertado para o desenvolvimento do Distrito Federal e enalteceu todas as cooperativas devidamente registradas no Sistema. “O cooperativismo do Distrito Federal tem evoluído graças ao trabalho de cada cooperado, que tem ocupado o seu espaço e feito a diferença. Portanto, as cooperativas fazem a diferença para a população do DF, seja ela do ramo crédito, que oferecem boas condições financeiras, do ramo agropecuário, que contribui para colocar alimentos de qualidade na mesa da população, ou de qualquer outro ramo”, afirmou.
Remy também comentou acerca de algumas reivindicações durante a solenidade, como a isenção tributária para cooperativas de reciclagem, regularização e titulação de terras rurais, dentre outras.
Na sequência, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do DF, deputado Roosevelt Vilela, comentou sobre a importância de se desenvolver ainda mais o setor na região. “Como nós, enquanto indivíduos, podemos evoluir? Qual o caminho mais curto para alcançarmos esse objetivo? É por meio da cooperação, do cooperativismo. Tenho isso de firme na minha mente e atuo para que possamos ter um cooperativismo cada vez mais forte”, observou o parlamentar.
Roosevelt também lembrou conquistas recentes do setor cooperativista, como a Lei nº 427/2019, que institui a política distrital do cooperativismo e contou com a importante colaboração do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, e a Lei nº 6.655/2020, que prevê a presença de representantes do sistema cooperativista do DF no colegiado de vogais da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF (JUCIS/DF).
A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, também participou da solenidade e destacou a capacidade que o cooperativismo tem de apoiar a prosperidade do mundo, do Brasil e do Distrito Federal. “Temos no DF cooperativas que nos trazem muito orgulho; cooperativas que revelam a força e a pujança da colaboração entre pessoas”, pontuou.
Zanella também destacou o papel das cooperativas durante o período pandêmico e exaltou o trabalho desenvolvido pelas mesmas desde março do ano passado. Ela comentou que o cooperativismo traz, mesmo nos momentos de crise, resultados bastante expressivos, colaborando para o avanço da economia brasileira e também lembrou que o setor esteve fortemente engajado em grandes campanhas de doação de alimentos, de materiais, de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras.
O vice-governador do DF, Paco Brito, também acompanhou a solenidade e garantiu que o Executivo local tem atuado de forma dinâmica em prol do fortalecimento do setor cooperativista do DF. Paco ainda garantiu que o governo distrital busca o melhor para a população e está sintonia com os princípios do cooperativismo.
A sessão foi realizada seguindo todas as medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. Foi obrigatório o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a higienização constante das mãos com álcool gel.
Solidariedade
Durante a sessão solene também foram arrecadas doações das cooperativas do Distrito Federal para o Agro Fraterno, movimento liderado pelo Sistema CNA/Senar, pela OCB, pelo Instituto Pensar Agro (IPA) e por outras entidades da área agrícola para ajudar as famílias mais necessitadas atingidas pela grave crise gerada pela pandemia da Covid. Todo o material arrecadado será distribuído para membro de cooperativas de reciclagem da capital.
Homenagens
A sessão solene também serviu para homenagear personalidades que diariamente contribuem para a evolução do cooperativismo do Distrito Federal. Os homenageados receberam uma Moção de Louvor, conferida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Confira abaixou a relação dos agraciados:
Adélia Queiroz Neri - Presidente Coopcare;
Alessandra Alves Lopes - Diretora Administrativa da OCDF;
Alexandre de Jesus Coelho Machado - Vice-Presidente da OCDF;
Antonio Mazurek - Presidente da Sicoob Brasília;
Carla de Castro Gomes Madeira - Superintendente do SESCOOP/DF;
Cleusimar Alves de Andrade - Conselheiro Administrativo Titular do SESCOOP/DF;
Débora Cristina de Souza Lima – Diretora da Cooplem;
Edivaldo Alves de Oliveira - Conselheiro Administrativo Titular do SESCOOP/DF;
Elza Pacheco Lopes Cançado - Conselheiro Administrativo Titular do SESCOOP/DF;
José Carlos De Luca - Conselheiro Fiscal da OCDF;
José Marques Zago - Diretor;
Karla Tadeu Duarte de Oliveira - Gerente Geral da OCB;
Leomário Vales Pereira - Conselheiro Fiscal da OCDF;
Manoel Bomfim Pereira de Sousa - Conselheiro Fiscal do SESCOOP/DF;
Newton José Cunha Brum - Conselheiro de Ética da OCDF;
Paulo César Barbosa - Gerente Geral do SESCOOP/DF;
Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa - Conselheiro Fiscal do SESCOOP/DF;
Sônia Rodrigues de Miranda Silva - Superintendente Interina da OCDF;
Tânia Regina Zanella - Gerente Geral da OCB.
O coronel Sérgio Roberto Cardoso da Cruz, presidente da Sicoob DF Mil, na oportunidade, recebeu a Moeda Pira da Pátria, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do DF.