Sessão Solene é realizada em homenagem à AgroBrasília
Na tarde de sexta-feira, 26 de maio, quarto dia da AgroBrasília, dezenas de pessoas lotaram o Auditório Buriti, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, para participar de uma Sessão Solene Da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) alusiva à 15ª edição feira. A cerimônia foi uma iniciativa do deputado Roosevelt Vilela e, além de destacar o potencial rural do Distrito Federal, foi marcada pelo relançamento da Frente Parlamentar Para o Desenvolvimento Rural.
O parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no DF (Frencoop/DF), explicou logo no início da solenidade o nome da Frente Parlamentar da CLDF voltada para a agricultura e pecuária, que na atual legislatura passou a se chamar “do Desenvolvimento Rural”, abarcando, assim, todos os fatores capazes de favorecer o desenvolvimento rural da região rural do DF.
Na sequência, Roosevelt tornou pública a destinação de emendas ao orçamento, de sua autoria, para beneficiar a população de áreas rurais do DF. O parlamentar anunciou a instalação de iluminação pública na região do PAD/DF, mais precisamente em um trecho de 2km entre os km 5 e 7 da rodovia que dá acesso ao Parque Tecnológico e à Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF). Os recursos de emendas também serão empregados em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também em 13 escolas rurais que estão localizadas no território rural do Paranoá.
O presidente da Coopa/DF e também da AgroBrasília, José Guilherme Brenner, participou da mesa solenidade e agradeceu a parceria do Legislativo local para a realização da feira e para o desenvolvimento rural da região. O líder cooperativista falou ainda sobre o papel educativo, que anualmente atrai centenas de estudantes; a importância da geração de negócios; de transferir inovação e tecnologia; e, claro, destacou o papel da cooperação. "O cooperativismo é a razão do sucesso da AgroBrasília", afirmou Brenner.
A sessão foi encerrada após a entrega de Moções de Louvor, aprovadas pela CLDF, em reconhecimento ao trabalho de percussores da AgroBrasília, produtores rurais, organizadores da feira, além de trabalhadores da Emater, Secretaria de Agricultura, Senar-DF, e a membros do Batalhão Rural da PM e do Corpo de Bombeiros.