Sicoob Credijustra realiza evento visando elaboração do planejamento para 2023

A Sicoob Credijustra promoveu nos dias 16 e 17 de novembro um workshop com o objetivo de revisar a metodologia de gestão e acompanhamento do planejamento estratégico da organização. O evento contou com apoio do SESCOOP/DF e ocorreu exatamente um ano após a primeira edição do workshop, que propôs melhorias visando o fiel cumprimento dos indicadores estratégicos da cooperativa brasiliense.

Entres os assuntos debatidos durante a realização do evento esteve o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), solução desenvolvida pelo SESCOOP e que está voltada para o desenvolvimento da autogestão, cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança no negócio cooperativo a partir do Modelo de Excelência em Gestão (MEG).

A Sicoob Credijustra começou a ser assistida pelo PDGC no ano de 2017. Desde então o programa tem melhorado continuamente o fluxo de trabalho, as habilidades de colaboradores e, sobretudo, aprimorado as boas práticas na busca da excelência. “O PDGC está dentro do nosso planejamento estratégico anual. Nós não encaramos o programa como algo de momento, como um evento, mas sim como uma estratégia contínua que é um diferencial para a nossa cooperativa”, explica Alexandre Machado, diretor presidente da organização, uma das vencedoras da edição 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.

“As perguntas do PDGC servem como um manual para nós. Estamos focados em poder responder o questionário de diagnóstico sempre com a letra “D”, que é a melhor possibilidade dentro do programa e, por isso, temos uma campanha interna que consiste em estimular todos os setores para que possamos alcançar esse cenário. Então, se a gente tem a oportunidade de estar em contato com algum tema que esteja relacionado ao PDGC, a gente aproveita e veste a camisa da nossa campanha “100% letra D com evidência”. E na discussão do nosso planejamento estratégico não poderia ser diferente”, acrescenta Alexandre, que também é vice-presidente da OCDF.

As atividades do workshop envolveram dirigentes e colaboradores e foram conduzidas por um especialista em planejamento estratégico, que partilhou orientações, insights e estimulou o engajamento dos participantes em momentos de ideação e em pitches.

O evento também foi o momento ideal para a diretoria da cooperativa abordar os impactos do planejamento estratégico; reafirmar os princípios, valores e prioridades da Cooperativa; a importância dos colaboradores; e empoderar a equipe de colaboradores frente ao cenário macrofinanceiro.

 

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