Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Sicoob Executivo entrega donativos ao Lar dos Velhinhos

O Sicoob Executivo entregou as roupas, agasalhos e edredons arrecadados durante a campanha Inverno Quentinho para o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, na quarta-feira 12/6. O lar é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), filantrópica, sem fins lucrativos, criada pela instituição Obras Assistenciais Bezerra de Menezes (OBEM), em 1981. Atualmente, atende 70 pessoas com idades entre 60 e 101 anos, sendo 36 mulheres e 34 homens em situação de vulnerabilidade social, financeira ou psicológica.

A instituição se mantém por meio de um convênio com o GDF. É o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que direciona os assistidos para o lar e repassa verba por cada pessoa atendida. O valor paga somente o salário dos funcionários, que são cerca de 65, entre cuidadores, psicólogos, assistente sociais, fisioterapeutas, médico, nutricionista e equipe técnica. Para manter o funcionamento, a instituição conta com voluntários e doações para despesas diversas.

“Os cobertores que recebemos já estão nas camas dos idosos, chegaram em boa hora. Agradecemos muito, pois essas iniciativas são essenciais para nossa instituição, sem isso, a gente não consegue seguir. São essas doações que nos fortalecem. Não somente pela parte material, mas também pela visita, a companhia para os idosos, que é muito importante e eles adoram”, afirma Priscila Fernandes, psicóloga e coordenadora do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes.

O conselheiro Abílio Castro Filho, que participou da entrega dos donativos, destacou a importância da participação dos associados na ação. “A existência de entidades como o Lar Bezerra de Menezes é muito importante para a população idosa vulnerável do DF. Ficamos muito felizes em colaborar com esse trabalho. Faz parte da essência do cooperativismo esse retorno à sociedade. Agradecemos a todos que participaram e doaram. Sem o engajamento de associados e colaboradores não teríamos êxito”, avalia.

Sustento e laborterapia

A instituição também conta com um bazar permanente de artesanato, cujas vendas ajudam a pagar água, energia, alimentação, vestimenta, limpeza e outros gastos. Parte das peças comercializadas são produzidas na oficina de reciclagem, reaproveitamento de materiais e produção de papel artesanal. A oficina envolve voluntários e os próprios moradores, na medida do possível, que confeccionam peças em papel machê, estantes, suporte para canecas e sacolas, entre outros. Além de ajudar no sustento, a atividade serve como laborterapia, explica Priscila Fernandes.

O bazar também conta com peças doadas, como roupas, calçados e móveis. Eventos também ajudam nas arrecadações, como o tradicional Festival de Tortas, que acontece entre abril e maio, e o Arraiá do Bezerra, marcado para os dias 22 e 23 de junho.

No dia a dia, além das atividades de artesanato e cuidados com a saúde, os idosos participam ainda de cultivo de horta, que também é adaptada para cadeirantes, de onde retiram cebolinha, hortelã, boldo, pimenta e alface para a própria alimentação. Há ainda bingo sonoro, musicoterapia, karaokê, atividades ao ar livre, e ida à Feira da Lua (famosa feira da cidade), toda sexta-feira de manhã.

Como ajudar o Lar Bezerra de Menezes

Você pode ajudar comprando os produtos do Bazar Permanente ou doando roupas, calçados, móveis, alimentos (mais usados são: carne, margarina, aveia, café e leite integral), fraldas geriátricas tamanhos M, G e Extra G, produtos de limpeza e higiene. Há sempre uma listinha semanal do que precisa, portanto, você pode ligar no 3591-3039 para saber o que levar também.

Fonte: Hiperativa Comunicação Integrada

Conteúdos relacionados