Sistema OCB/DF leva delegação com mais de 60 cooperativistas para o 15ª Congresso Brasileiro do Cooperativismo

 

Entre os dias 14 e 16 de maio, foi realizada a 15ª edição do maior evento cooperativista do Brasil. O encontro, que reuniu mais de três mil cooperados de todos os cantos do Brasil, discutiu liderança, futuro do cooperativismo, e aprovou as diretrizes que vão guiar o coop no país durante os próximos cinco anos. O Sistema OCB/DF compareceu com uma delegação de mais de sessenta cooperativistas, que participaram das discussões e contribuíram com insights adquiridos no 2º Congresso Distrital do Cooperativismo, realizado em março deste ano.

O primeiro dia do Congresso contou com o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, que reúne as pautas prioritárias do movimento junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Neste ano, a agenda tem como tema prioritário o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024 e PLP 58/2024) em tramitação no Congresso Nacional, além de propostas para a ampliação da participação das cooperativas no mercado de seguros (PL 519/18); para garantir maior segurança jurídica para as cooperativas que participam de processos de licitação; para o aumento de volume de recursos do Crédito Rural; e para a valorização das cooperativas de infraestrutura na política de conectividade no campo (PL 1.303/22).

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, abriu o evento citando a meta do desafio BRC 1 Tri, que busca atingir R$ 1 trilhão em prosperidade para o povo brasileiro e 30 milhões de cooperados até 2027. "Nós sabemos onde queremos chegar e acreditamos nos valores que nos trouxeram até aqui. Crescemos até mesmo em tempos de crise e vamos construir um futuro cada vez mais próspero para o Brasil e todos os brasileiros. Por isso, a importância desse congresso e da presença de todos vocês aqui. Nossa união é a força que nos move e nos levará cada vez mais longe", completou, afirmando que a coragem vai fazer com que as cooperativas inovem e possam ajudar na consolidação do protagonismo que merecem. ‘‘É preciso ousar para mostrar ao povo brasileiro que tudo o que fazemos e tudo que ainda queremos fazer leva desenvolvimento aos quatro cantos do país. União é a força que nos move e nos levará cada vez mais longe" completou.

Em seguida, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas), Graciela Fernández, falou sobre o atual momento do cooperativismo na América Latina. Para ela, é preciso ter consciência de que o princípio central do coop está sendo cumprido no 15º CBC, a democracia. "A transformação é feita a partir de representantes, suas comunidades e, consequentemente, o planeta muda. Por isso, as deliberações são tão importantes. É tempo de construir um futuro mais cooperativo".

Para Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), no decorrer dos últimos anos, o cooperativismo conseguiu transformar muitas coisas no planeta. Ele acredita que é possível construir um caminho em que esse modelo de negócios seja o futuro do planeta. "Nossas comunidades possuem as respostas que o mundo precisa. O coop é uma língua falada em vários idiomas e atravessa culturas, mas ainda não é um idioma comum. Somos a maior inovação da era moderna e não podemos perder nossas identidades, valores e princípios. Eles são a resposta para as desigualdades sociais enfrentadas no mundo moderno", concluiu.

Cooperativas do DF marcam presença

Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, comemorou a participação das cooperativas do DF no 15º CBC e comentou sobre a importância do Sistema OCB/DF ter abordado, durante o 2º Congresso Distrital do Cooperativismo, a temática do que foi discutido no 15º CBC. ‘‘Ao realizarmos um Congresso Distrital com temas parecidos com os do Congresso Nacional realizado, nós tiramos as propostas e os direcionamentos para o cooperativismo no DF e, ao mesmo tempo, tivemos os materiais e as proposições do DF para o Congresso Nacional. Isso motivou as nossas cooperativas e construímos uma delegação forte para representar o Distrito Federal e os nossos anseios para o futuro do cooperativismo’’, pontuou o presidente.

FOTO PARA INSERIR QUANDO CITO O DF

Apoio ao Rio Grande do Sul

O início do Congresso, no dia 14, foi marcado por um momento de solidariedade ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes e dificuldades devido às mudanças climáticas. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, convocou os congressistas para colaborarem com a ação Coopera RS – juntos, vamos reconstruir o Rio Grande do Sul, organizada pelo Sistema OCB e o Sistema Ocergs, que angaria fundos e ajuda para a reconstrução do estado gaúcho. "Precisamos unificar nosso olhar para o futuro e mirar um mesmo horizonte. Temos que trabalhar juntos para construir um caminho estratégico e planejado para os próximos anos. O cooperativismo é um modelo de negócios de sucesso, que gera resultados e está, cada vez mais, se profissionalizando, avançando e cumprindo suas tarefas socioeconômicas. Temos espaço para nos desenvolvermos ainda mais, com muita aceitação das novas gerações e com as respostas que a sociedade busca, atualmente", disse o presidente da entidade nacional.

Texto: Sistema OCB

Edição e acréscimo de informações: Sistema OCB/DF

Conteúdos relacionados