Sistema OCB/DF marca presença no World Coop Management 2024 com forte participação de cooperados do DF
Nos dias 14 e 15 de outubro, o Sistema OCB/DF participou da décima edição do World Coop Management 2024 (WCM), evento que celebrou uma década de impacto e inovação no cooperativismo global. Com a presença de cooperados do Distrito Federal e alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Faculdade Católica, o WCM ofereceu uma experiência imersiva, alinhando teoria e prática em prol do desenvolvimento cooperativista.
Com o tema central “O Poder das Cooperativas na Nova Era da Consciência Consumidora”, o WCM 2024 colocou em pauta o impacto das gerações Y e Z no futuro do consumo e do cooperativismo. Essas novas gerações têm mostrado uma inclinação cada vez maior para práticas de consumo consciente, sustentabilidade e economia colaborativa, pilares que são parte integrante do modelo cooperativo. A ênfase do evento esteve em explorar como as cooperativas podem transformar esses novos padrões de comportamento em estratégias para um futuro mais cooperativo e sustentável.
O evento, realizado em cinco etapas paralelas e quatro áreas temáticas, reuniu líderes cooperativistas, especialistas e estudantes para um mergulho nas inovações que podem redefinir o cooperativismo global. Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, destacou a importância do evento ao longo dos anos. “O WCM cresceu muito em dez anos, trazendo grandes informações e experiências para o universo cooperativista, não só a nível nacional, mas mundialmente. Levamos conosco estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Faculdade Católica para compartilhar e viver essa experiência com o objetivo de entendermos o cooperativismo do futuro e estarmos evoluindo em cada um dos nossos ramos”, pontuou o presidente.
Para Cláudia Maria Alves, presidente da Cooperativa Recicle a Vida e estudante do curso de Tecnologia e Gestão de Cooperativas, o evento foi uma oportunidade única de aliar aprendizado acadêmico à prática. “A participação no WCM abordou diversos assuntos importantes que estão sendo discutidos no curso. Essa viagem veio para enriquecer o que é aprendido em sala de aula e saio daqui com muitas ideias para continuar nesta área’’, disse.
Eduardo Fernandes Lima, cooperado da Plasferro, uma cooperativa de reciclagem do DF, complementou a fala de Cláudia e destacou o valor da experiência. “Vivenciar a imersão do WCM me levou a refletir sobre grandes experiências para pensar o cooperativismo, o futuro e o impacto que o nosso modelo de negócios pode ter nas próximas gerações”.
Além do eixo temático principal, o Espaço Futuro, uma das atrações mais esperadas do evento, proporcionou aos congressistas uma jornada imersiva em direção ao cooperativismo do amanhã. Com debates sobre inovação, sustentabilidade e cooperação, os participantes foram convidados a refletir sobre a interconexão de ideias, o compartilhamento de recursos e a criação de soluções conjuntas.
*Assessoria de imprensa do Sistema OCB/DF, com informações de divulgação do WCM