Sistema OCB/DF participa do 3º Congresso Internacional Cidades e Lixo Zero

 

FOTO LIXO ZEROO Sistema OCB/DF marcou presença no 3º Congresso Internacional Cidades e Lixo Zero, realizado nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Museu Nacional da República. O evento teve como foco principal discutir estratégias práticas e inovadoras para promover a sustentabilidade urbana, minimizando impactos ambientais para fomentar uma economia mais verde.

Durante o congresso, o Sistema OCB/DF apresentou como as cooperativas de reciclagem estão presentes na superação de desafios ambientais urbanos. Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, foi um dos palestrantes e abordou a contribuição significativa das cooperativas na gestão de resíduos e na promoção de práticas sustentáveis. "Em meio a desafios ambientais crescentes, as cooperativas surgem não apenas como solução, mas como uma necessidade para o futuro sustentável de nossas cidades. Nosso compromisso com a gestão de resíduos é uma missão para viabilizar um ambiente urbano mais limpo e justo para todos. A integração das cooperativas neste esforço não só otimiza processos, mas também fortalece as comunidades’’, ponderou Remy.

Já Samara Sousa, analista do Sistema OCB/DF, apresentou os programas Reciclacoop e Negócioscoop, que buscam fortalecer e organizar as cooperativas de catadores, elevando a eficiência da reciclagem. Em sua intervenção, Samara, junto com o mestre em economia Luiz Roberto Pires Junior, explorou o tema "Pagamento por Serviços Ambientais", discutindo como essa prática pode servir como um incentivo para a conservação ambiental e proporcionar uma remuneração justa aos prestadores de serviços vitais para a sustentabilidade.

A terceira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero aconteceu no Museu da República, em Brasília, a partir do tema "Acordo Social - Um Caminho para Transformar Cidades’’. O encontro reuniu especialistas de diversos países que compartilharam suas experiências nas práticas de lixo zero.

Conteúdos relacionados