.webp)
Sistema OCDF promove aula inaugural de MBA para cooperativas de crédito
Um grupo formado por 35 colaboradores de cooperativas que integram o cooperativismo de crédito do DF participou, na quinta-feira, 11 de novembro, da aula inaugural do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas de Crédito. A atividade foi realizada de forma presencial no auditório da sede do Sistema OCB, na Asa Sul, e também contou com participação de lideranças do cooperativismo local e nacional.
O MBA será realizado graças a uma parceria firmada pelo SESCOOP/DF e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O curso tem previsão para ser concluído até fevereiro de 2023 e contará com conteúdos para que os participantes possam atuar com competência e de forma relevante na administração das sociedades cooperativas de crédito.
As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras por meio de uma plataforma on-line mantida pela PUC Minas. História, doutrina cooperativista, sociologia da cooperação, legislação cooperativista, gestão e governança, marketing e comunicação, elaboração de projetos em cooperativas, criatividade, inovação e empreendedorismo são alguns dos temas presentes na ementa do curso que somará 432 horas de aula no total.
Na abertura da atividade, o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, lembrou que a busca por novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências são essenciais para as pessoas evoluírem, e que essa combinação também é fundamental para que as cooperativas do ramo de crédito do DF possam crescer ainda mais. “Tenho certeza que a expertise que vocês já trazem, agregada aos conhecimentos do corpo técnico desse MBA promovido pelo SESCOOP/DF em parceria com a PUC Minas, trará uma grande contribuição para o desempenho das cooperativas de crédito do DF”, pontuou.
Em seguida, o presidente da Sicoob Planalto Central e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel Ferreira, enalteceu o comprometimento da unidade estadual do SESCOOP em prol da evolução de todas as cooperativas brasilienses, lembrou que a procura pela participação no curso foi alta e salientou que é possível começar a estruturar algo para o ano que vem, porque há demanda.
O gestor também destacou que a participação no curso é uma oportunidade ímpar e que elevará o cooperativismo de crédito local a um patamar. “A prática do cooperativismo financeiro tem exigido cada vez mais capacitação, mais conhecimento. Quando falo dessa necessidade, não me refiro apenas aos dirigentes, aqueles que estão na governança, mas sim a toda a equipe. Vocês que aqui hoje estão no caminho certo, estão de parabéns”, disse.
Por fim, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, falou sobre o compromisso que a organização tem com as cooperativas de todo o país, ressaltando a missão de sempre proporcionar melhorias contínuas. Segundo ela, o SESCOOP já faz muito, mas continua a construir parcerias e outras frentes de trabalho para caminhar ao lado das cooperativas. “A gente não pode caminhar atrás das cooperativas. Precisamos ter um olhar diferenciado sempre e esse é o compromisso que reafirmo aqui para vocês”, afirmou.
A aula inaugural contou, ainda, com uma palestra apresentada por Ênio Meinen, uma referência nacional quando o assunto é cooperativismo financeiro. Ele atua há mais de 38 anos no ramo e falou aos alunos do MBA sobre o futuro do cooperativismo financeiro.