
Solenidade encerra o 21º Cooperjogos; equipe Interesse Pela Comunidade foi a grande campeã
O Sistema OCDF-SESCOOP/DF realizou, na noite da - quarta-feira, 6 de setembro, a solenidade de encerramento e premiação da atual edição do Jogos de Integração Cooperativista do Distrito Federal (Cooperjogos). A atividade foi o momento em que os atletas que competiram nas modalidades esportivas deste ano puderam se reencontrar e celebrar, mais uma vez, a união, a integração e os princípios cooperativistas que guiam as ações das cooperativas do Distrito Federal.
O evento coroou a equipe "Interesse Pela Comunidade", composta por atletas de vários ramos e a maioria do ramo crédito, como a grande campeã da edição de 2023. Em segundo lugar ficou a equipe "Conhecimento", formada pela maioria por integrantes do ramo agropecuário. Completou o pódio a equipe "Participação Econômica", com a maioria de atletas do ramo representação, que reúne colaboradores do próprio sistema cooperativista local e também da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, abriu a solenidade expressando sua satisfação com a realização de mais uma edição do Cooperjogos e ressaltando a importância da realização para o amadurecimento do cooperativismo local. O dirigente também comentou que a edição deste ano foi um tanto especial na história do sistema cooperativista local. "Esta edição do Cooperjogos celebra, também, os 50 anos do Sistema OCDF. Promovemos os jogos no sábado passado, em um clima de muita cordialidade e harmonia e hoje estamos aqui para, juntamente com as cooperativas, seus dirigentes, colaboradores e associados ao movimento para novamente confraternizar, compartilhar esse sentimento de pertencimento e reafirmar que o cooperativismo tem se destacado não apenas no Distrito Federal, mas no Brasil inteiro", afirmou.
Remy também adiantou que, para a edição de 2024 do evento, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF prepara mais novidades para a realização dos jogos. "Conseguimos promover uma mudança na edição deste ano, que foi a formação das equipes com base nos sete princípios do cooperativismo. Para o ano que vem, a ideia é que façamos uma integração maior", informou o dirigente.
A edição deste ano, a 21ª da história do Cooperjogos, começou a ser realizada no último sábado, dia 2, nas instalações do Sesi de Taguatinga Norte. No local, foram promovidas atividades esportivas em 16 modalidades: futebol society, futsal, voleibol, natação, atletismo, cabo de guerra, tênis de mesa, truco, sinuca, dama, xadrez, dominó, peteca e queimada. Além disso, foi promovida a tradicional gincana solidária, que arrecadou mais de 400 kg de alimentos não perecíveis, além de materiais de limpeza que serão doados a uma instituição beneficente.
Para a edição deste ano, o Cooperjogos passou por mudanças em sua formação de equipes. Anteriormente, as equipes eram divididas pelos ramos cooperativistas: agropecuário, crédito, saúde, representação e trabalho. No entanto, a partir desta edição, as equipes foram designadas para representar os princípios essenciais do cooperativismo por meio de um sorteio e com composição mista.
Miss e Mister Cooperativismo
Além de comemorar a união e a integração do setor, a solenidade também foi o cenário para a eleição dos novos Miss e Mister Cooperativismo. Com mais uma edição bem-sucedida, a eleição do Miss e Mister Cooperativismo fortalece não apenas o setor cooperativista, mas também enfatiza a importância do trabalho em equipe e da representatividade no Distrito Federal. A celebração da união e do comprometimento dos participantes contribui para o crescimento e o reconhecimento do cooperativismo no país.
Em um desfile repleto de emoção e representatividade, doze candidatos competiram pelo título. Cada um deles representando as equipes formadas durante o Cooperjogos.
No final da disputa, Dayane Ramos Zeidan, da equipe Participação Econômica, e Kennedy Lucas Oliveira, da equipe Intercooperação, foram eleitos Miss e Mister Cooperativismo 2023. Eles terão a importante missão de representar o cooperativismo do Distrito Federal até a próxima edição do Cooperjogos.
“Para mim, foi uma surpresa. Participei dos jogos no sábado, o que já foi um momento muito bom, e fui convidado de última hora para participar deste concurso. Foi uma experiência diferente, mas o que vale realmente é a integração que é promovida pelo Cooperjogos, por essa celebração. O coop está crescendo no país inteiro e a gente torce para que esse espírito de cooperação seja cada vez mais difundido e torne o Brasil um país mais cooperativo”, disse Kennedy, estagiário do SESCOOP/DF, após receber a faixa.
A Miss Cooperativismo 2023 também falou sobre a experiência proporcionada pelo Cooperjogos e oportunidade de representar o movimento cooperativista do DF pelos próximos meses. “Tem pouco tempo que estou fazendo parte do cooperativismo. Foi um movimento que me acolheu muito bem, que diariamente me impulsiona a ser uma pessoa melhor e que precisa de voz. Ser eleita miss é uma oportunidade para retribuir e ajudar o cooperativismo a ter mais voz”, comentou Dayane, que é analista de gestão de pessoas no Sistema OCB.
Além disso, Thalya Horrana de Jesus, equipe Intercooperação, e Victor Giacometti Salomão, da equipe Interesse Pela Comunidade, destacaram-se pela elegância e foram premiados como Miss e Mister Elegância. Já Thais Milhomem Fernandes da Silva, do time Livre Adesão, e Lucas Alves de Sousa, da equipe Autonomia e Independência, foram agraciados com a faixa de Miss e Mister Simpatia.
A escolha dos vencedores foi feita por um júri composto por Mateus Alves, Mister Brasília 2023; Maitê Oliveira, Miss Brasília 2023; Mayck Carvalho, produtor do concurso Mister/Miss Brasília e diretor executivo da MK Live; Renata D’Aguiar, subsecretária de Promoção das Mulheres do Governo do Distrito Federal; Fernando Luís Pires, assessor parlamentar da deputada Bia Kicis; Carlos Carvalho Rocha, assessor parlamentar do deputado distrital Roosevelt Vilela; e Liana Alagemovists, vice-presidente da ACDF (Associação Comercial do DF).
Prestigiaram a solenidade a deputada federal Bia Kicis, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites; e o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Alexandre Cenci.
A solenidade contou, ainda, com sorteio de brindes, muita animação e música ao vivo.