Visitas fortalecem parcerias na AgroBrasília


A AgroBrasília foi uma grande oportunidade de fortalecer parcerias estratégicas entre autoridades, cooperativistas e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF. Durante os cinco dias de evento, diversas pessoas passaram pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci e puderam conhecer um pouco da atuação das cooperativas do DF, presentes na Feira, e de seu Sistema, além de prestigiarem uma estrutura toda feita especialmente para disseminar a cultura cooperativista local: A Casa do Cooperativismo na Feira Internacional dos Cerrados.

O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, fez questão de estar presente nos dias do evento e aproveitou a oportunidade para estreitar laços com autoridades do governo, deputados, presidentes e dirigentes de cooperativas, além de parceiros estratégicos para o fortalecimento do cooperativismo no Distrito Federal.

Foi o caso do deputado Roosevelt Vilela, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Distrito Federal (Frencoop-DF). Roosevelt foi uma das autoridades presentes da abertura da Feira que, ainda, aproveitou para conhecer o estande do Sistema OCDF-SESCOOP/DF na AgroBrasília.

Teve quem aproveitou a oportunidade para explorar parte dos 500 mil m² do parque: o presidente da Frencoop Nacional, Evair de Melo, acompanhado do presidente Remy, conheceu um pouco dos setores da AgroBrasília: Máquinas, Sebrae, Fape e a área da Agricultura Familiar foram apenas alguns dos lugares visitados pelos dois. A oportunidade ainda serviu para fortalecer e discutir futuras parcerias para fomentar o cooperativismo da região.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, também visitou a Feira e conheceu o estande do Sistema. Segundo Nobile: “eventos como a AgroBrasília mostram ao país a força do cooperativismo brasileiro. Essa Feira é um exemplo dos grandes eventos realizados por cooperativas, como a Coopa-DF, e que, além de movimentar a economia da região, contribui fundamentalmente com a disseminação tecnológica. Iniciativas como essa deixam claro que o nosso modelo de negócios está, sim, comprometido em contribuir socioeconomicamente com o desenvolvimento do Brasil”, enfatiza.

Cooperativas apresentam modelo de negócios

Foi ainda durante a AgroBrasília que cooperativas filiadas ao Sistema OCDF-SESCOOP/DF puderam expor aos visitantes um pouco do trabalho realizado no dia a dia desse modelo de negócios.

O Sicoob apresentou seus produtos e serviços com condições e taxas especiais para a Feira. Além disso, foram realizados sorteios e premiações para cooperativas destaque.

A Sicredi Planalto Central também apresentou seu portfólio especial para a 12ª AgroBrasília. A cooperativa apresentou, ainda, sua série de gibis, feitos em parceria com Maurício de Souza, que trata de educação financeira para crianças.

Não foram só as instituições financeiras que tiveram espaço na Feira: a Multi Flor aproveitou a oportunidade e prospectou negócios, comercializando suas mudas de flores e plantas na AgroBrasília.

A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) é a grande responsável por realizar a Feira Internacional dos Cerrados, mostrando que a AgroBrasília é um espaço mais que propício para apresentar o cooperativismo e o trabalho que as cooperativas do DF estão realizando, além de difundir o agronegócio da região. A Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul) também marcou presença.

Palavra do presidente


A participação do Sistema OCDF na AgroBrasília,  neste ano, foi muito importante. O estande foi muito visitado, tivemos um foco das nossas ações com jovens e estudantes que encontraram no espaço informações sobre cooperativismo, participaram de cursos e várias outras atividades. Acredito que as expectativas foram superadas, com relação à promoção do cooperativismo, representando todas as cooperativas do DF.

Líderes e dirigentes de cooperativas estiveram conosco na AgroBrasília e foi um ponto de encontro importante para que o cooperativismo estivesse representado, mostrando sua importância e suas características em uma Feira que é hoje uma referência do agronegócio, não só no Planalto Central, mas no Brasil inteiro.

*Com informações do Sistema OCB

Conteúdos relacionados