Voluntários celebram Dia de Cooperar na Cidade Estrutural
Construir um mundo melhor, distante das facetas da desigualdade e repleto de oportunidades, é uma realidade possível com a realização de atitudes simples. Foi com esse espírito que dezenas de voluntários deram as mãos e celebraram, no último sábado, 2 de julho, a edição 2022 do maior movimento de estímulo ao trabalho voluntário cooperativista do Brasil, o Dia de Cooperar (Dia C). A atividade, promovida pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF e por cooperativas locais, ocorreu na Escola Classe 01, na Cidade Estrutural, e ofertou à população da região serviços gratuitos em diversas áreas, além de comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF/SESCOOP-DF, comemorou a retomada presencial da celebração do Dia C após dois anos da última edição e observou ao público presente que a realização dialoga com o sétimo princípio cooperativista, o de interesse pela comunidade. “A responsabilidade social está em nosso DNA. O cooperativismo, além de ser uma filosofia de vida diferente, com foco na valorização das pessoas, tem essa preocupação com o seu entorno social, com o desenvolvimento das comunidades em que está inserido”, explicou.
O chefe do sistema cooperativista da capital federal também comentou que o Dia de Cooperar não é uma ação isolada, mas sim um movimento que mobiliza, nacionalmente, cooperativas e voluntários ao longo de todo o ano, visando a transformação da vida das pessoas por meio de ações de responsabilidade social que estão em consonância com os valores que sustentam o cooperativismo.
A celebração na Cidade Estrutural foi acompanhada de perto pela superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Ela também comemorou a realização do evento após dois anos, parabenizou o Sistema OCDF/SESCOOP-DF e as cooperativas pela empenho e dedicação em promover melhorias na vida das pessoas e destacou a importância do voluntariado e da cooperação para o desenvolvimento do Brasil. “É um trabalho lindo o que as cooperativas vem desenvolvendo no Distrito Federal juntamente com o Sistema OCDF. Estamos saindo de um momento difícil para todo mundo e chegar até aqui, ver esse engajamento, essa energia que a prática voluntária e a cooperação proporcionam, é algo que não tem preço. O nosso país tem muito a melhorar e vamos seguir contribuindo para isso dia a dia com as nossas ações”, pontuou ela.
Um dos beneficiados pelas atividades da celebração do Dia de Cooperar foi Edelson Tavares, morador da Cidade Estrutural há aproximadamente 15 anos. Acompanhado de um dos seus filhos, ele estava passando próximo ao local do evento quando foi atraído pela movimentação e decidiu ser atendido por voluntários da área de saúde. “Assim que entrei, as pessoas falaram comigo do que poderia encontrar aqui. Quis saber como estava a minha pressão arterial e a minha glicemia. Consegui fazer isso muito rápido e meu filho ainda pôde se divertir e interagir com outras crianças”, contou. “É algo que poderia ser realizado com mais frequência aqui na Cidade Estrutural. Muita gente depende de ações desse tipo”, acrescentou o morador.
A materialização do compromisso das cooperativas com a responsabilidade social também foi especial para Paulo Henrique Melquisedeque, outro morador da Cidade Estrutural. Ele conta que ficou sabendo da celebração no dia anterior e no sábado decidiu conferir de perto os serviços que seriam oferecidos. “Vi que teria brinquedos e trouxe meu filho para se divertir. Andei pelas tendas e pude aproveitar alguns serviços, como o corte de cabelo e também atendimentos de saúde. Eventos desse tipo deveriam acontecer mais vezes aqui. A nossa população precisa muito”, afirmou Paulo.
A sensação de se sentir útil e saber que suas ações podem fazer diferença para pessoas da região foi muito satisfatória para o assistente de cadastro da Sicoob Credijustra, Gabriel Frota. “Ajudar a promover atividades que ajudam ao próximo é algo que sempre achei interessante. Temos o nosso trabalho de segunda a sexta, mas vir até aqui e ver no olhar de cada pessoa o agradecimento que a nossa decisão de ser voluntário proporciona causa um impacto positivo. É muito recompensador e não há dinheiro que pague essa sensação”, garante.
O Dia C também foi especial para Cristina Valente, diretora do curso técnico de enfermagem da cooperativa Querubim Saúde. Ela salientou a razão pela qual o evento foi organizado e falou sobre a oportunidade de, mais uma vez, poder ajudar pessoas com atendimentos em saúde, bem como na promoção do voluntariado e do cooperativismo. “A gente sempre procura beneficiar as populações menos favorecidas com atendimentos de saúde na Querubim. Trouxemos testes rápidos e aqui conseguimos beneficiar diversas pessoas que muitas vezes não sabiam que tinham diagnóstico para doenças como hipertensão e diabetes. Junto com as outras cooperativas e com os demais voluntários, conseguimos trazer alegria para essa região do DF e atingir um leque muito grande de pessoas que estavam precisando. Esse evento foi realmente algo grandioso”, analisou Cristina.
A celebração ocorreu até o início da tarde e permitiu que os moradores da região pudessem aproveitar serviços de beleza ofertados pelo Instituto Embelezze, oficinas de orientações financeiras promovidas pelo Instituto Sicoob, pela Confebras, além de serviços de orientação jurídica e contábil. O público da região administrativa também recebeu kits de higiene bucal, orientações odontológicas e cestas básicas arrecadadas e doadas pelo sistema cooperativista distrital.
Os atendimentos em saúde durante a celebração foram realizados por voluntários da Coopcare, da Coopetency e também da Querubim Saúde, cooperativas do ramo saúde associadas ao Sistema OCDF-SESCOOP/DF. Em outro espaço, a Cooplem Idiomas promoveu atividades voltadas para a recreação infantil, incluindo a realização de oficinas de desenho e pinturas de rosto.