CapacitaCoop oferece trilha de aprendizagem em Design Thinking

 

A metodologia de solução de problemas complexos mais utilizada na atualidade em processos de inovação de produtos e serviços, Design Thinking já está disponível na plataforma CapacitaCoop. A trilha de aprendizagem é direcionada às cooperativas e Organizações Estaduais do Sistema OCB para que possam percorrer uma jornada de conhecimento com foco nas diferentes etapas do método.

Com abordagem didática, conteúdo conceitual e prático, e rigor na utilização de fontes de referência científica, a trilha é gratuita e o aluno receberá o certificado assim que concluir o aprendizado (aulas, avaliação de aprendizagem e avaliação de reação). 

A trilha está dividida em seis etapas com os cursos de Introdução ao Design Thinking; Entendimento & Empatia aplicados ao Design Thinking; Definição Aplicada ao Design Thinking; Ideação; Prototipagem; e Teste Aplicado ao Design Thinking.

O aluno certificado terá, ao final da trilha, aprendido sobre a cultura de criação de valor, criatividade, práticas de empatia junto ao usuário, análise de soluções, geração de ideias e utilização de inovação na solução de problemas complexos.

Para cursar basta ter acesso à internet e acessar as aulas pelo computador, celular ou tablet.

 

Sicoob Credijustra inaugura agência em espaço coworking de Goiânia

A Sicoob Credijustra inaugurou em Goiânia a sua mais nova agência de atendimento ao público. O espaço é o 13º ambiente físico da cooperativa e está instalado em um coworking localizado no Setor Oeste da capital goiana que, diariamente, incentiva o empreendedorismo, a criatividade, a inovação e a colaboração. O objetivo da cooperativa é, além de ofertar no local produtos e serviços financeiros de qualidade, proporcionar uma nova experiência a seus cooperados.

Presidente da Sicoob Credijustra e vice-presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Alexandre Machado assegura que a inauguração da agência é de extrema importância para o crescimento da cooperativa, já que a organização tem planos para desenvolver diversas ações dentro no novo espaço. “Mais do que ter uma agência, um novo espaço físico, essa iniciativa é o começo de um processo que irá estimular a geração de negócios, oferecer vantagens e melhores experiências para quem já é nosso cooperado e vislumbrar a associação daqueles que diariamente frequentam o coworking”, afirma.

Graças à parceria, a agência conta com auditório e salas de reuniões, além de outras estruturas que um espaço coworking pode oferecer para impulsionar a criatividade, a conexão entre pessoas e a geração de novos negócios.

Alexandre conta, ainda, que a ideia de abrir um espaço em Goiânia é fruto das melhorias de gestão que estão cada vez mais evidentes dentro da estrutura da cooperativa. “Nós estamos conseguindo mudar de nível com a participação contínua no PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com isso surgem novas demandas.  Com o crescimento da cooperativa, vem a necessidade de expansão e a projeção de um número mínimo de associados por unidade da federação que, quando alcançado, configura para nós que é possível a abertura de uma agência física”, acrescenta.

O objetivo da cooperativa é continuar expandindo a sua atuação em parceria com espaços coworking e também com outras entidades. A diretoria da organização acredita que, adotando estratégias nesse sentido, conseguirá manter atendimentos físicos e também digitais. O relacionamento da cooperativa tem tido aumento expressivo nos últimos anos, sobretudo em plataformas digitais, alcançando cerca de 9 mil cooperados a cada mês do último ano.

Um acordo para a inauguração de um ambiente semelhante em Brasília já está sendo colocado em prática e a inauguração ocorrerá já nos próximos meses.

A Sicoob Credijustra

A Sicoob Credijustra é a cooperativa de crédito que nasceu no Judiciário Trabalhista. Além de atender órgãos da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho no território nacional, é responsável por atender aos órgãos do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Estado de Santa Catarina. Em 2019, a cooperativa passou a ser de livre admissão nos estados do Pará; Distrito Federal; municípios no Estado de Goiás e alguns municípios no Estado de Minas Gerais.

Onde é a agência?

A nova unidade da cooperativa é uma parceria com o Stay Coworking e está localizada na Rua 22, número 431, Setor Oeste, Goiânia (GO).

 

 

 

 

Sistema OCB comemora conquistas alcançadas em 2022

 

O ano de 2022 foi bastante produtivo e recheado de resultados positivos para as cooperativas, cooperados e colaborares do movimento. A participação em temas estratégicos tanto na política como nas relações institucionais no Brasil e no mundo acarretou novos negócios, produtos e serviços ofertados, melhorando o desempenho econômico e social do país.

Entre os principais destaques está o aumento do número de cooperados, que atingiu 18,8 milhões pessoas e já representa quase 8#$-$#da população brasileira, segundo dados do AnuárioCoop 2022. O número é 10#$-$#superior ao de 2020, quando foram registrados mais de 17 milhões de cooperados no país. O total de cooperativas subiu para 4.880. Outro dado importante é que a participação feminina em cargos de liderança passou de 17#$-$#para 20-.

A Casa do Cooperativismo também contribuiu significativamente para a construção de políticas públicas relevantes como o Projeto de Lei Complementar (PLP 27/20), que se transformou na Lei Complementar 196/22 e modernizou a legislação que rege a atuação das cooperativas de crédito, e a elaboração do Plano Safra 22/23, que destinou o montante de R$ 340,88 bilhões em financiamentos para apoiar o agro nacional, um aumento de 36#$-$#em relação ao ano anterior.

Além disso, o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo foi um dos principais pontos de debate da Reforma Tributária (PEC 110/2019), que continua em tramitação no Congresso Nacional e representa uma das demandas primordiais do movimento para manter sua competividade.

Institucionalmente, também foram promovidos diversos eventos como, por exemplo, a Semana de Competitividade, o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, o Dia C, a entrega do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, entre outros.

Para complementar, as publicações técnicas, jurídicas, e-books, boletins com estudos e tendências, bem como radar de boas práticas, foram outras atividades importantes para fortalecer o movimento ao longo do ano.  Os cursos de capacitação presenciais e em EAD integraram a pauta de formação e, permitiram, inclusive, que outros países fossem ajudados com as técnicas e táticas do coop brasileiro, em especial, nos ramos Agro e Crédito.

“Tivemos tantas vitórias, que temos certeza de que estamos no caminho certo. Os resultados deste ano expressam quão sólida é a base do nosso movimento e o quanto o nosso modelo de negócios tem sido cada vez mais acessado pela população. Mesmo diante de uma crise sanitária mundial criamos oportunidades, inovamos e nos fortalecemos. Está claro que somos essenciais para a retomada da economia brasileira, mas sobretudo, para levar prosperidade para o Brasil e para o mundo”, destaca o presidente, Marcio Lopes de Freitas.

Ele também agradeceu a cada cooperativa, cooperado e colaborador que atua em prol das ações e atividades do cooperativismo e renovou o desejo para que, juntos, seja possível continuar essa jornada por um mundo mais justo, equilibrado e feliz para todos.

O cooperativismo tem em sua natureza, o desafio de pensar o futuro a partir de perspectivas que contribuam para consolidar cada vez mais uma economia social, centrada no bem-estar da sociedade e no desenvolvimento sustentável. Acreditamos na prosperidade. E isso não significa apenas gerar riqueza. É muito mais. É um conjunto de boas práticas que transborda e derrama valores por onde passa e transforma a vida das pessoas”, complementou. 

Representação Internacional

Em âmbito internacional, o presidente Marcio Lopes de Freitas foi eleito, em junho, por maioria expressiva para compor o Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão máximo do movimento em todo o mundo. A presença dele garantirá, entre outras possibilidades, acesso a novos mercados para o coop brasileiro. Atualmente, produtos de 508 cooperativas estão nas prateleiras dos mais diversos países. “Estamos trabalhando para fortalecer a cultura da cooperação e garantir mais legitimidade, maior representatividade e interlocução mais direta entre os países membros da ACI”, destacou o presidente.

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) tem 126 anos de existência e é uma organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. É a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. O Sistema OCB é filiado a ela desde 1989 e o primeiro presidente não europeu foi o cooperativista brasileiro Roberto Rodrigues.

Inovação

De acordo com dados do Sistema OCB, oito em cada dez cooperativas consideram a inovação fundamental e estratégica para aprimorar sua atuação nos mais variados ramos do coop. Para apresentar as principais tendências da atualidade, a entidade publicou, em abril, o livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop.

A publicação oferece ao leitor uma experiência singular: a personagem Eliza, em homenagem à única mulher entre o grupo de fundadores do cooperativismo, Eliza Brierley. Por meio de QR Code, ela guia o leitor e conecta o texto impresso com a realidade aumentada. Na abertura de cada capítulo, Eliza se projeta nas telas dos smartphones e fala com o leitor.

 Outros e-books também foram publicados pelo Sistema OCB ao longo do ano para auxiliar as coops a inovarem, planejarem e otimizarem suas atividades. O Programa Conexão com Startups, por exemplo, foi transformado em livro digital para auxiliar e complementar as lacunas existentes dentro do ambiente cooperativista, especialmente com as oportunidades de investimento de recursos em temáticas de inovação e tecnologia.

Pesquisa

Em maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram edital voltado às pesquisas científicas sobre o cooperativismo. O edital recebeu 131 projetos e selecionou 44. Com fomento de R$ 4 milhões, os pesquisadores podem custear bolsas, passagens, hospedagens, participação em congressos e até comprar equipamentos e materiais para execução do estudo.

A parceria entre o Sescoop e o CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas para financiamento de projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões, repassados às universidades e institutos de pesquisa.

Ações sociais

O primeiro sábado de julho é marcado, anualmente, pelo Dia de Cooperar ou Dia C. Neste ano, a data foi celebrada com entusiasmo pelas Organizações Estaduais que compõem o Sistema OCB. Após dois anos da crise sanitária internacional da Covid-19, o evento voltou a contar com atividades presenciais e programação diversificada. Foram mais de 14 mil iniciativas que beneficiaram quase 25 milhões de pessoas.

Competitividade

Durante a Semana de Competitividade do Cooperativismo, evento realizado em agosto no formato híbrido (presencial e online), mais de 600 cooperativistas estiveram em Brasília para aprimorar seus conhecimentos sobre inovação, gestão e governança, além de divulgar seus produtos e serviços. Os comitês de jovens e mulheres, Geração C e Elas Pelo Coop, marcaram presença e tiveram a oportunidade de apresentar o Manifesto Coop, em defesa do movimento, para um auditório lotado.

O desafio BRC R$ 1 Tri de Prosperidade e o Programa ESGCoop também foram lançados durante o evento. O BRC tem por objetivo aumentar, até 2027, a movimentação financeira do coop para R$ 1 trilhão e o número de cooperados para 30 milhões. Já o ESGCoop pretende promover as estratégias de governança, respeito ambiental e cuidado social com indicadores do que comprovem as atividades nesse sentido já desenvolvidas e coordenadas pelo cooperativismo.

SomosCoop

Criado para difundir ainda mais o cooperativismo para a sociedade, o movimento SomosCoop, desenvolveu inúmeras estratégias durante o ano, como campanha publicitária com Guga Kuerten e o lançamento da primeira temporada da websérie SomosCoop na Estrada. Sob o comando da jornalista Glenda Kozlowski. Ela percorre todo o país para mostrar o dia a dia das cooperativas de forma descontraída, outra iniciativa importante para a divulgação dos benefícios que o cooperativismo oferece para a sociedade. Os dez episódios que contemplam todos os ramos do coop, conquistou adeptos em todo o Brasil.

Mundo

Missões Internacionais marcaram significativamente as atividades do Sistema OCB durante todo o ano. Além de recepcionar embaixadores, autoridades e dirigentes de outros países, a equipe técnica da Casa do Cooperativismo participou de inúmeros eventos e ofertou, inclusive, capacitação para cooperados de outras nações.

Um dos destaques da atuação da entidade foi a participação da superintendente e da gerente de Relações Institucionais, Tania Zanella e Clara Maffia, no Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), na Escócia. O Conselho engloba 86.451 cooperativas de crédito em 118 países, que atendem 375 milhões de pessoas e já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países.

Outro destaque foi a participação das cooperativas de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e Prata da Cuesta Sustentavel (Coopercuesta) na feira de agronegócios Thaifex Anuga 2022, na Tailândia, o que representou um importante reconhecimento internacional dos produtos coop. A Thaifex atrai milhares de expositores e visitantes de todo o mundo e é considerada uma porta de entrada estratégica para negócios que visam capitalizar e crescer nos países do Sudeste Asiático.

Em Botsuana, na África, o Sistema OCB capacitou 26 representantes do governo local e da cooperativa de Kweneng Norte para fortalecimento do movimento no país. O foco do treinamento foi na área de contabilidade com explicações sobre demonstrações contábeis, balanço patrimonial e demonstrativo de resultados por exercício.

Além disso, a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), definiu o cronograma de trabalho para o próximo biênio (2023-2024) e ficou acordada a realização de missão internacional comercial conjunta à Ásia, com visitas à Singapura, Tailândia e Vietnã com o objetivo de impulsionar a exportação de produtos das coops do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Exportação

O convênio entre o Sistema OCB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) avançou mais em 2022 com o Programa de Qualificação para Exportação direcionado ao coop, o Peiex-Coop. Cerca de 50 cooperativas com potencial de exportação, que atuam na produção de cafés especiais, frutas frescas, lácteos, meles e proteína animal, fazem parte dessa etapa do programa.

O Peiex permite que as coops iniciem seus processos de exportação de forma planejada e segura. Nos últimos quatro anos, a presença das cooperativas nas exportações brasileiras, independente do seu porte, tem se mantido estável. O objetivo é ampliar o número de coops exportadoras, bem como a atuação das que já acessam o mercado internacional.

Meio ambiente

O cooperativismo brasileiro foi convidado a integrar painel na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP27, para falar sobre a contribuição das cooperativas para o alcance das metas globais de sustentabilidade e de desenvolvimento social. A indicação das coops foi feita pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e de Minas e Energia (MME). CCPR (MG), Coopercitrus (SP), Cocamar (PR) e Coplana (SP) apresentaram suas ações em defesa de um ambiente produtivo mais sustentável.  Na ocasião, o coop reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, por meio do Manifesto publicado no site https://cooperacaoambiental.coop.br/

Capacitação

A plataforma CapacitaCoop atingiu 100 cursos ofertados e mais de 32 mil alunos cadastrados. Criada em 2020 para efetivar o 5º princípio do cooperativismo, que tem foco na educação, formação e capacitação, a iniciativa vem se consolidando como a principal estrutura de ensino à distância do coop brasileiro. Atualmente, quase três mil cooperativas utilizam a plataforma para ampliar os conhecimentos de seus cooperados e funcionários.

Melhores do Ano

A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano bateu recorde de inscrições com a 787 projetos e 431 cooperativas participantes de todos os estados da Federação. Destes, 18 foram escolhidos como finalistas e participaram da cerimônia de entrega dos troféus. Já o Influenciador Coop foi escolhido por meio de votação popular. Além dos troféus, os primeiros colocados de cada categoria também receberam bolsas para intercâmbios internacionais. Os projetos vencedores emocionaram e demonstraram a diversidade e a abrangência do movimento em todo o Brasil.

 

CapacitaCoop fecha o ano com mais de 36 mil beneficiados

A CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do Sistema OCB, termina o ano de 2022 com números expressivos e com uma crescente contribuição para o avanço do cooperativismo em todo o território nacional. A solução foi criada em 2020 e, em dois anos, já alcançou o número de 103 cursos oferecidos e mais de 36 mil alunos cadastrados, se consolidando como a principal plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro. Apenas em 2022, no Distrito Federal, cerca de 660 pessoas foram beneficiadas pelos conteúdos oferecidos.

A plataforma foi idealizada no cerne do 5º princípio do cooperativismo, que tem foco na educação, formação, capacitação e atendeu exatas 2.934 cooperativas de todo o Brasil. Ao longo do último ano, o ambiente virtual evoluiu, tornando-se mais intuitivo, flexível, estável e com design moderno para melhor atender as necessidades das unidades estaduais do SESCOOP, cooperativas e toda comunidade interessada no universo cooperativista.

As mudanças realizadas permitem, por exemplo, que as unidades estaduais possam cadastrar, ofertar e gerenciar cursos on-line, utilizando ferramentas próprias da plataforma, tais como webconferência, fóruns de discussão, tira dúvidas, entre outras, além de emitir relatórios gerenciais, personalizar os certificados, matricular os alunos e prestar suporte técnico como alteração de senha.

A CapacitaCoop é gratuita e quem não é associado a uma cooperativa também pode participar dos cursos, além das Trilhas de Aprendizagem, que foram planejadas cuidadosamente para cada tipo de necessidade. A plataforma conta com diferenciais como vitrine de informações dos cursos e trilhas; biblioteca atualizada com materiais sobre o coop; integração com sistema de webconferência; aplicativo para acessar conteúdo dos cursos, mesmo que o aluno esteja off-line; suporte técnico gratuito, pelo número 0800 642 4025; cursos com tutores para tirar dúvidas; e gamificação, para que o aluno que avance em seus estudos acumule pontos e suba no ranking geral da plataforma.

A expectativa para 2023 é de ainda maior crescimento, com a disponibilização de novos cursos e trilhas de aprendizagem; mais recursos, como monitoria e tutoria, cursos por WhatsApp; novos materiais de consulta na biblioteca, entre outros.

Livro Inovação no Coop disponível em formato digital

O livro Inovação no cooperativismo — um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop, já está disponível também em versão digital no site InovaCoop. A publicação, lançada em formato físico no início do ano, traz o que há de mais atual em estratégias e ferramentas para implementação de programas de inovação dentro das cooperativas. O e-book é mais uma ação de capacitação promovida pelo Sistema OCB.

“Este livro é fruto de um trabalho intenso focado em mostrar caminhos para que nossas atividades estejam sempre um passo à frente na missão de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com as melhores oportunidades para todos. Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Esta publicação não é apenas uma fonte de consulta e de referência, mas um convite a assumirmos atitudes ousadas e inovadoras em nosso dia a dia. Agora, no formato digital, pode ser acessado mais rapidamente até mesmo no celular”, destaca o presidente Marcio Lopes de Freitas.

O livro, que amplia a visibilidade das boas práticas já desenvolvidas ou em andamento no coop, está dividido em seis partes que versam sobre a introdução ao tema, estratégias e metodologias e tendências de futuro. Cada capítulo traz ainda cases de sucessos e artigos assinados por especialistas no assunto como Martha Gabriel, Arthur Igreja, Jacson Fressatto, Samyra Ribeiro, Eduardo Damião e Mário De Conto. A publicação tem ainda um dicionário com os principais verbetes e conceitos relacionados ao coop.

“Inovar não significa criar sistemas totalmente novos, mas descobrir um jeito diferente de fazer as coisas, de forma mais simples e eficaz, com redução de custos e ganho de produtividade”, salienta o presidente.

CapacitaCoop oferta 100 cursos à distância

A CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do Sistema OCB, alcançou o número de 100 cursos à distância (EAD) ofertados na semana passada. Criada em 2020, a iniciativa vem se consolidando como a principal plataforma de ensino à distância do coop brasileiro, com mais de 32 mil alunos cadastrados desde seu lançamento.

Claudia Moreno, analista do Sistema OCB, atribui a alta adesão ao conteúdo robusto e ao design moderno e intuitivo, além da facilidade de acesso que pode ser realizado pelo computador, tablet ou celular. “Os recursos educacionais da CapacitaCoop materializam o 5º princípio do cooperativismo, que foca na educação, formação e informação de seus cooperados, ao promover a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem”, diz.

Os diversificados cursos de gestão, finanças e tributação, comunicação, legislação, entre outros, representam mais uma conquista do coop brasileiro. A plataforma é um convite para cooperados, cidadãos comuns e alunos de países de língua portuguesa (Angola, Moçambique e Portugal) se capacitarem em diversos segmentos e receberem certificação.

Atualmente, quase 3 mil cooperativas utilizam a plataforma para ampliar os conhecimentos de seus cooperados e funcionários. Desde o lançamento, o índice de satisfação dos alunos é 9, em um total de 10.  

A CapacitaCoop é gratuita e quem não é ligado à uma cooperativa também pode fazer os cursos, além das Trilhas de Aprendizagem que foram planejadas cuidadosamente para cada tipo de necessidade. A plataforma conta com diferenciais como vitrine de informações dos cursos e trilhas; biblioteca atualizada com materiais sobre o coop; integração com sistema de web conferência; aplicativo para acessar conteúdo dos cursos, mesmo que o aluno esteja off-line; suporte técnico gratuito, pelo número 0800 642 4025; cursos com tutores para tirar dúvidas; e gameficação, para que o aluno que avance em seus estudos acumule pontos e suba no ranking geral da CapacitaCoop.

Até o final desde ano, serão lançados novos cursos que versam sobre Ética para as Cooperativas; Fundamentos de Marketing, Acesso a Crédito; Excelência no Atendimento a Clientes; Produtividade; Liderança; Comunicação; ESG; Vendas e Soft Skills. Será disponibilizada também uma trilha de aprendizagem voltada para pesquisadores do cooperativismo.

Acesse e comece a aprender agora mesmo: https://www.capacita.coop.br/  

 

Capacitacoop oferece mais de 90 cursos gratuitos e on-line

Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico é fundamental que as cooperativas capacitem os seus profissionais para oferecerem serviços e produtos de qualidade. Manter-se em um patamar de competitividade pode ser um dos grandes desafios para um negócio, por isso cursos e capacitações são tão importantes e podem ser decisivos para o sucesso de algumas iniciativas. 

Pensando nisso, a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB desenvolveu a Capacitacoop. Uma plataforma de aprendizagem EaD que reúne mais de 90 cursos on-line, com certificado e gratuitos, além de ferramentas otimizadas e recursos diferenciados para facilitar a aprendizagem dos interessados.

Desenvolvido com base em experiências anteriores vivenciadas pelas unidades estaduais, a Capacitacoop reúne cursos e vídeos para aprendizagem dos mais diferentes temas e para os mais diversos públicos como liderança cooperativista, técnicas de design thinking, legislação, gestão, finanças e contabilidade e muito mais. Acesse aqui a lista dos cursos disponíveis.

A plataforma está de cara nova desde o dia 25 de julho. Além da interface diferenciada, novos cursos e trilhas de aprendizagem já estão disponíveis para acesso tanto de cooperados, quanto da população em geral.

Como acessar a plataforma

O interessado precisa entrar o site capacita.coop.br. e preencher um formulário de cadastro para ter acesso aos cursos. Em seguida, basta procurar o assunto de interesse e se inscrever para começar. Os certificados são emitidos após a conclusão dos módulos e ficam disponíveis no perfil do usuário.

Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico é fundamental que as cooperativas capacitem os seus profissionais para oferecerem serviços e produtos de qualidade. Manter-se em um patamar de competitividade pode ser um dos grandes desafios para um negócio, por isso cursos e capacitações são tão importantes e podem ser decisivos para o sucesso de algumas iniciativas. 

Pensando nisso, a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB desenvolveu a Capacitacoop. Uma plataforma de aprendizagem EaD que reúne mais de 90 cursos on-line, com certificado e gratuitos, além de ferramentas otimizadas e recursos diferenciados para facilitar a aprendizagem dos interessados.

Desenvolvido com base em experiências anteriores vivenciadas pelas unidades estaduais, a Capacitacoop reúne cursos e vídeos para aprendizagem dos mais diferentes temas e para os mais diversos públicos como liderança cooperativista, técnicas de design thinking, legislação, gestão, finanças e contabilidade e muito mais. Acesse aqui a lista dos cursos disponíveis.

A plataforma está de cara nova desde o dia 25 de julho. Além da interface diferenciada, novos cursos e trilhas de aprendizagem já estão disponíveis para acesso tanto de cooperados, quanto da população em geral.

Como acessar a plataforma

O interessado precisa entrar o site capacita.coop.br. e preencher um formulário de cadastro para ter acesso aos cursos. Em seguida, basta procurar o assunto de interesse e se inscrever para começar. Os certificados são emitidos após a conclusão dos módulos e ficam disponíveis no perfil do usuário.

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Hackacoop: inscrições para a edição 2022 ficam abertas até 4 de agosto

Estão abertas até o dia 4 de agosto as inscrições para a segunda edição do Hackacoop, o hackathon promovido pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF, em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Projetos para Empresas Juniores (GPjr).

Este ano, o evento tem como objetivo estimular a busca por soluções em inovação, mercado e negócios que auxiliem no desenvolvimento do cooperativismo. Promover a intercooperação e fomentar o surgimento de novas lideranças para a promoção de ambientes internos mais bem estruturados também é uma das finalidades.

O hackathon será realizado de forma totalmente virtual ao longo de 10 dias. Para isso, serão aceitos 10 times, com cinco integrantes cada, entre cooperados ou colaboradores de cooperativas do Brasil e também das unidades estaduais do SESCOOP.

A abertura das atividades está prevista para o dia 9 de agosto, a partir das 9h, enquanto que o encerramento e a entrega da premiação ocorrerá no dia 19. Ao longo desse período, os times participarão de webinars diariamente, acessando conteúdos diversos para ampliarem suas competências, além de receberem mentorias em assuntos técnicos referentes à problemática, bem como aqueles relacionados a assuntos gerenciais para a construção das soluções.

Os três times mais bem posicionados durante e após a avaliação dos jurados irão receber prêmios em dinheiro, além de certificados de participação e brindes especiais. O primeiro colocado receberá o valor de R$ 5.000,00, o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00, sendo estes valores globais que devem ser compartilhados entre os membros.

As inscrições podem ser feitas em pouco cliques no site do SESCOOP/DF.

Para conferir o edital, acesse www.hackacoop.com

Hackathon

Os hackatons são encontros promovidos com a finalidade de, em um curto período de tempo, estimular os participantes a criar soluções inovadoras para algum problema específico.  Esse tipo de evento tem se mostrado benéfico tanto para startups de base tecnológica, quanto para empresas e outras organizações que estão em busca de inovação, já que auxilia na resolução de problemas por meio de tecnologia.

 

 

 

Artigo : Desafios das mudanças nas organizações cooperativas

Estamos em meio a um turbilhão de informações que nos chegam todos os dias dando conta das profundas mudanças que estão acontecendo no mundo. Transformação digital, era do conhecimento, mundo VUCA e mundo BANI, indústria e liderança 4.0, internet das coisas, inteligência artificial, ESG, business intelligence, ufa...! Não dá tempo nem de respirar e já chega mais uma informação dizendo que outras mudanças estão vindo   e irão impactar o ambiente das nossas organizações, cooperativas e empresas.

Insanidade pensar que podemos estar antenados em tudo que acontece no mundo empresarial, organizacional, político e tecnológico e preparados para lidar com todos os desafios que nos são apresentados cotidianamente, mas também não podemos simplesmente nos mantermos alienados sobre o que acontece.

Mas, então, o que os líderes cooperativistas, em meio a esse turbilhão de informações, precisam considerar como prioridade para tocar os negócios das cooperativas, conduzir as suas equipes, navegar no ambiente revolto das relações políticas e institucionais?

Já participei de inúmeros eventos, nacionais e internacionais, que tratam de questões voltadas aos processos de governança, gestão, liderança, inovação, tecnologia, futurologia, perspectivas, desafios, cenários e assim por diante. Na esteira dessas problemáticas diversas soluções são apresentadas. No entanto, muitas das milagrosas soluções não são aplicáveis, por sua natureza ou custo, ou não produzem resultados.

Isso não quer dizer que temos que abandonar as teorias e previsões e nos voltarmos somente para os problemas do dia a dia; pelo contrário, devemos estar atentos ao que acontece fora dos nossos muros, considerando que os conceitos, abordagens, lições, insights, modelos... nos permitem ter uma bagagem importante para enfrentarmos os desafios impostos.

Precisamos, no entanto, filtrar o volume de informações e propostas para não ficarmos perdidos nesse emaranhado de ideias e metodologias, e ter a capacidade de entender a sua aplicabilidade, o que está mais próximo e o que está distante da nossa realidade. Fácil? Talvez não!

Considerando o nosso modelo de negócios cooperativo e suas particularidades, acredito que podemos estabelecer uma linha mestra que define os principais pontos de atenção para se implementar processos de governança e gestão que proporcionem sustentabilidade aos negócios e a maximização dos resultados aos associados.

Podemos começar pela razão principal da existência da cooperativa: o associado. Conhecer, interagir, saber das suas dores e alegrias é fundamental para um relacionamento que atenda aos seus interesses e fidelize as suas operações. Alguns dirigentes têm receio de estabelecer essa relação de mão dupla e tomam decisões que, algumas vezes, estão distantes dos anseios do quadro social.

Essa prática no médio e longo prazos pode fragilizar o vínculo entre o associado e a cooperativa, resultando em uma falta de identidade e volatilidade nas relações que motivaram o seu ingresso na cooperativa.

Outro ponto fundamental que compõe a linha mestra está na equipe de empregados das cooperativas. Eles, além de possuírem os conhecimentos e as habilidades necessárias para o desempenho das funções, devem estar conectados com os valores e princípios inerentes ao modelo cooperativo. Conhecer a essência do cooperativismo e entender o que faz a diferença na comparação com outros modelos de negócios é fundamental na percepção e envolvimento da equipe para a geração de valor aos associados e à sociedade.

O negócio da cooperativa é mais um ponto relevante a ser considerado nessa linha mestra. Nos mais diversos segmentos em que as cooperativas estão presentes existem inúmeras variáveis que interferem no seu sucesso ou no seu fracasso. Conhecer as particularidades do negócio e saber quais as melhores decisões a serem tomadas não é para amadores. E, nesse sentido, as cooperativas devem separar a governança da gestão. Os negócios devem ser conduzidos por profissionais qualificados, que serão cobrados pela governança, a apresentar os resultados propostos. Uma das mais importantes qualidades do dirigente cooperativista é selecionar a melhor equipe que irá gerir os negócios da cooperativa.

E para colocar tudo isso em prática o dirigente, pela posição estratégica que ocupa na cooperativa, não pode estar alheio ao que acontece no mundo, principalmente com relação às constantes mudanças. Dessa forma, quando nos referimos à enxurrada de informações, planos, metodologias, procedimentos que nos são oferecidos, como salvadores da pátria, é necessário ter a clarividência de entender e aplicar o que mais se adequa a realidade.

Remy Gorga Neto

Presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF

 

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“Estamos de volta” – AgroBrasília 2022 retoma formato presencial

Por Dâmares Vaz

“Estamos de volta”, anuncia a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ao retomar em 2022 a realização da AgroBrasília em formato presencial, que ocorrerá de 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a cerca de 70 km do aeroporto de Brasília. Realizada pela última vez de maneira totalmente digital, em 2020, a Feira incorpora nesta edição soluções adotadas na última, em razão da pandemia de covid-19, como a promoção de eventos técnicos online, a exemplo de seminários, cursos e palestras.

No parque, que recebeu melhorias na infraestrutura, o produtor encontra os melhores produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa do agro. Tudo com a marca da inovação que a Feira sempre ofereceu e fiel ao objetivo de ser vitrine da riqueza e da diversidade da agricultura do Planalto Central.

Quanto aos eventos técnicos, o compromisso é o de manter a qualidade do conhecimento transmitido. Essa é uma das áreas em que a AgroBrasília é referência. Haverá, por exemplo, fórum sobre soja, seminário de vitivinicultura, seminário de mulheres do agro, iniciativas voltadas à pecuária.

O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, lembra que a Feira, além de ser espaço para fechar negócios e ampliar conhecimento, cumpre a função de fortalecer a interação entre os vários segmentos do agro. E ele acredita que o evento ocorre em boa hora: “A pandemia dá sinais de enfraquecimento e os protocolos de saúde pública estão se adequando aos números decrescentes de casos. Então, a nossa expectativa para a realização da Feira é a melhor possível, ainda mais depois de dois anos sem o evento no formato tradicional”, afirma. Em 2020, a AgroBrasília foi integralmente digital e, em 2021, a organização optou pelo cancelamento, por causa da situação da pandemia no País.

Triacca registra ainda que a maioria dos espaços da Feira está comercializada e espera que esta edição bata os recordes de negócios e de público. “Produtores, consultores, estudantes, empresários rurais, enfim, todos os que estão com saudade das feiras do agro, estão convidados a marcar presença na AgroBrasília. O que também vai contribuir para uma feira com novos recordes é o preço atual das commodities, que gera maior renda ao produtor e o incentiva a investir ainda mais na atividade. O resultado é que a retomada das feiras vai impulsionar o setor ainda mais”, avalia Triacca.

 

Em 2020, a AgroBrasília Digital registrou o volume de R$ 590 milhões em negócios realizados. A Feira ocorreu em julho daquele ano, por meio de plataforma eletrônica virtual e online. Cerca de 140 empresas e instituições apresentaram tecnologias para a atividade agropecuária, sob a forma de produtos e serviços variados. A plataforma teve mais de 126 mil acessos.

Em 2019, os negócios fechados no evento ultrapassaram a marca de R$ 1,2 bilhão. A Feira reuniu quase 500 expositores e atraiu um público de 120 mil pessoas ao Parque Ivaldo Cenci.

A AgroBrasília é realizada com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Acesso facilitado

A Feira ocorre numa das mais importantes regiões rurais do Distrito Federal, o PAD-DF.  Com 500 mil m², o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, que sedia a AgroBrasília, fica no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG. Tem acesso facilitado, com estradas bem pavimentadas, boa localização, a cerca de uma hora do Plano Piloto. Também tem à disposição, ao lado do Parque pista de pouso homologada pela ANAC.

A infraestrutura conta com áreas para campos demonstrativos, áreas gramadas para máquinas, equipamentos e animais, pavilhões para montagem de estandes, auditórios para cursos e palestras, amplo estacionamento, áreas de descanso, transportes internos, dois restaurantes, posto de saúde e cinco conjuntos de sanitários.

Informações para a imprensa

E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefones (61) 3039-1258

Ricardo Araújo: (61)9-8347-2500

Lydia Costa: (61) 9-8432-1328

Paulo Henrique Navarro: (61) 9-9253-3075

 

CapacitaCoop atinge mais de 25 mil alunos

A consolidação do sucesso da CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, que está prestes a comemorar dois anos de existência, é atribuída à profundidade dos conteúdos ofertados e ao método aplicado. Lançada em abril de 2020, inicialmente a ferramenta de ensino à distância disponibilizava seis cursos. Atualmente, a plataforma idealizada pelo Sistema OCB já conta com mais de 60 diferentes opções de aprendizagem oferecidas aos mais de 25 mil alunos cadastrados. 

"Já utilizamos alguns dos cursos disponíveis na plataforma para compor o programa de aprendizagem dos nossos profissionais. Eles contam com linguagem acessível e contemporânea, com instrutores competentes e ainda são gratuitos. Esta plataforma complementa nossas ações. Desejo que mais gestores possam utilizá-la”, afirma Sandra Helena Rosa Kwak, superintendente de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob Espírito Santo (Confira vídeo).   

A CapacitaCoop materializa o quinto princípio do cooperativismo, que foca na educação e formação de seus cooperados. “Essa ferramenta foi criada em meio a um momento de muitas incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, mas seu sucesso já está mais que consolidado. Os números são expressivos e temos que destacar também a efetividade do conteúdo oferecido e que contempla as mais diversas temáticas voltadas para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.  

E os benefícios não se limitam apenas às cooperativas e cooperados. A plataforma vai além ao permitir que qualquer pessoa interessada possa se cadastrar e cursar módulos específicos como os de gestão, comunicação, governança, vendas, agricultura familiar, entre outros. Além dos cursos, os cadastrados também contam com uma vasta biblioteca com material complementar em texto, vídeo e webinários. A plataforma possui ainda um glossário completo, caso o aluno tenha dúvidas sobre conceitos ou palavras. 

Outro detalhe importante é que a CapacitaCoop também está disponível para cooperados de outros oito países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os cursos estão segmentados por área de atuação e divididos em módulos. Veja a abrangência da CapacitaCoop: 

  • Cursos Internos:  Desenvolvimento de Competências e Plano Estratégico; 
  • Cursos Caminho para Excelência: Importância da Gestão; Atendimento às Partes Interessadas; Avaliação da Gestão; Avaliação da Governança; Cadeia de Valor; Gestão de Pessoa; Gestão de Resultados; Planejamento Estratégico; Gestão do Conhecimento e Informação; e Modelo de Negócio; 
  • Cursos Banco Central: Eu e Meu Dinheiro; Gestão de Finanças Pessoais; 
  • Cursos Universitário Cooperativo: Comunicação e Pensamento Crítico; Cooperativismo, Criatividade e Inovação, Design de Carreira; Gerenciamento de Projetos; Governança Cooperativa; Inteligência Socioemocional; Liderança e Práticas de Negociação; 
  • Cursos Sescoop/PNUD: Cooperativismo e Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável; Elaboração e Gestão de Projetos; Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo de Crédito; 
  • Cursos ConexãoCoop: Agricultura Familiar nas Compras Públicas; Primeira Exportação; Venda Mais; Vender, Comprar, Ganhar; 
  • Cursos InovaCoop: Apresentações Poderosas; Cooperativismo de Plataforma; Gestão da Mudança; Inovação: Primeiros Passos; Introdução ao Design Thinking; Mentalidade Ágil; Métodos Ágeis (Scrum); Neurociência do Consumo; Pesquisador de Tendências; Pitch; Resolução de Problemas Complexos; e Transformação Digital; 
  • Cursos Nacionais: Assembleia Geral na Prática;  Assembleias Semipresenciais e Digitais; Contabilidade de Cooperativas para Contadores; Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes; Cooperativismo: Primeiras Lições; Direito e Legislação; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão; Formação de Conselheiros Fiscais para a Sociedades Cooperativas; Gestão de RH para Cooperativas; Gestão Estratégica de Cooperativas; Gestão Orientada para Resultados; Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas; Governança Cooperativa: Conselheiros Administrativos; Núcleos e Comitês: Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social; O Jeito Coop de Ser Feliz; Tributação de Cooperativas para Contadores; e Tributação de Cooperativas para Dirigente. 

Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Brasília (16/11/2021) - Os últimos meses do ano iniciam a contagem regressiva para a chegada de uma nova temporada de planos e trabalhos a serem executados. Esse é o momento ideal para começar a avaliar tudo o que foi feito, como seguir com o que deu certo e o que mudar para melhorar no próximo ano.

Na hora de construir o planejamento, as organizações precisam pensar de forma estratégica em como investir bem os recursos. E os processos de inovação, que podem ocorrer em uma ou em várias áreas da sua coop, necessitam de muita atenção.

E é sobre isso que trata o mais novo e-book InovaCoop: Inovação no planejamento estratégico da cooperativa. O material traz tudo o que as cooperativas precisam considerar durante a criação de seus planejamentos estratégicos, como otimizar os recursos pensando bem em cada uma das ações e na inovação como parte desse processo.

Como inovar virou sinônimo de sobrevivência para os negócios, as cooperativas precisam estar sempre atentas. E no InovaCoop elas encontram, em um mesmo lugar, tudo que precisam para dar todos os passos rumo à inovação.

Clique aqui e baixe agora o novo e-book.

Programa InovaCoop Conexão com Startups divulga cooperativas selecionadas

Por ASSESSORIA, 26/11/2021 14:32
Atualizado em 26/11/2021 14:33

Brasília (26/11/2021) - As cinco cooperativas selecionadas para participar da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups foram divulgadas nessa quinta-feira (25) em evento virtual realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O evento contou com a participação de representantes das cooperativas selecionadas e das equipes do Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) e apresentou também as etapas do processo de busca das soluções para os desafios inscritos.

Para conferir as cooperativas selecionadas e as próximas etapas do programa, confira a matéria completa no site do Inovacoop: https://in.coop.br/coopsselecionadasconexao

Semana Inovacoop instiga coops a construir futuros

Brasília (20/09/21) – A Semana Inovacoop, realizada entre os dias 13 e 17 pelo Sistema OCB, chegou ao fim e trouxe a sensação de dever cumprido. A avaliação foi feita pela superintendente Tânia Zanella, nesta sexta-feira. Segundo ela, todos os feedbacks já recebidos foram muito positivos.

“Para nós, é um divisor de águas. É por isso que estamos com esse sentimento de tarefa concluída com sucesso. Afinal, o tema de inovação foi uma demanda das cooperativas ao final do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019. Todas as diretrizes, em especial as prioritárias, foram cumpridas. Estamos entregando tudo o que foi estabelecido e, por isso, também queremos agradecer às unidades estaduais do Sistema OCB, sempre tão parceiras e incansáveis ao nosso lado”, comentou a superintendente.

E seguida, a gerente geral da OCB, Fabíola Nader, fez um resumo de como foi a programação da Semana e sobre tudo o que está disponível para as cooperativas inovarem, começando pelo site www.inova.coop.br, onde é possível encontrar o que tem de melhor a respeito da inovação disponível no mercado, além de cursos, e-books, posts com novidades, mais de 80 cases de coops inovadoras do Brasil e do mundo e muito mais.

Na sequência, Tiago Mattos, investigador de futuros e membro da Singularity University nos EUA, ministrou a palestra Construir Futuros, na qual explicou sobre o que, na opinião dele, deve ser a prioridade para as cooperativas que querem manter e conquistar novos espaços no mercado: conhecer as quatro forças dominantes do mundo digital.

Segundo o Mattos, existem 4 forças dominantes, a digitalização, a automação, a personalização e a distribuição ditam e ditarão as tendências do mundo. Além de explicar cada uma das forças e como elas nos afetam diretamente, o futurista trouxe exemplos de como o mundo digital já está muito mais presente na nossa vida do que podemos imaginar, entre os exemplos estão: comida impressa sob medida, relógio que em contato com a pele confere a quantidade de calorias a cada refeição e roupas que crescem junto com os bebês.

Outros dois destaques da participação de Mattos dizem respeito ao planejamento estratégico que, para ele, já está em desuso, considerando que é uma ferramenta feita ao contrário, sem levar em consideração os impactos do futuro no presente; e à segurança psicológica no ambiente de trabalho, além de o quanto esse aspecto pode impactar positivamente no resultado das organizações.  

 

CONEXÃO COM STARTUPS

Também foram abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Inovacoop Conexão com Startups, que está focada na solução dos desafios das coops do Ramo Agro, com inovação e intercooperação. Confira aqui todos os detalhes.

 

INOVACOOP PLAY

O encerramento da Semana InovaCoop teve, ainda, o pré-lançamento do canal InovaCoop Play, onde serão disponibilizados, às cooperativas, conteúdos como dicas, entrevistas e ferramentas para ajudar no desenvolvimento da cultura de inovação. Em breve, o Sistema OCB vai divulgar todas as informações sobre essa nova opção de imersão em inovação.

 
ASSISTA

E se você quer rever ou não viu a palestra do investigador de futuros Tiago Mattos, clique aqui.

Chegou a vez das coops agro no Conexão com Startups

Brasília (27/10/21) – Cooperativas Agro de todo o Brasil têm até hoje (27/10) para inscreverem seus desafios na segunda rodada do programa InovaCoop: Conexão com Startups. A ideia é descobrir quais os principais desafios que essas coops enfrentam para crescer e, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução. Vamos conectar as duas pontas em uma mesma rede.

As cooperativas devem inscrever desafios que precisam de soluções inovadoras. Em seguida, será feita a seleção dos que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas.

Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops e, juntas, começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC).

“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que a primeira edição do programa foi um sucesso e isso nos motivou a iniciar, imediatamente, a segunda edição”, comenta a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

 

COMO O PROGRAMA FUNCIONA?

Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:

- Regularidade da cooperativa junto à OCB

- Relevância da solução do desafio para o ramo

- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em outras cooperativas (escalabilidade da solução)

- Capacidade da cooperativa de investimento na POC, com disponibilidade de investimento referente a 30#$-$#do valor do projeto. A OCB irá apoiar com os outros 70-

- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup

- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups

- Desafios que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizados

 

PARCERIA DO PROGRAMA

O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios junto às coops. Vale destacar que o programa é desenvolvido junto ao Silo, que é uma parceria da Embrapa com a Neoventures.

 

INSCREVA SUA COOP

Para participar, é fácil. Basta que as coops sigam os seguintes passos:

1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;

2. Cadastre o desafio de sua cooperativa;

2. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!

Clique aqui e faça a inscrição!

Coops Agro na nova rodada do Conexão com Startups

Brasília (28/9/21) – Já estão abertas as inscrições para a segunda rodada do programa InovaCoop Conexão com Startups, desta vez totalmente focada nas cooperativas agropecuárias. A ideia é descobrir quais os principais desafios que essas coops enfrentam para crescer e, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução. Vamos conectar as duas pontas em uma mesma rede.

As cooperativas têm até o dia 27/10 para inscrever os desafios que precisam de soluções inovadoras. Em seguida, será feita a seleção dos desafios que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas.

Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops e, juntas, começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC).

“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que a primeira edição do programa foi um sucesso e isso nos motivou a iniciar, imediatamente, a segunda edição”, comenta a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

 

COMO O PROGRAMA FUNCIONA?

Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:

- Regularidade da cooperativa junto à OCB

- Relevância da solução do desafio para o ramo

- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em outras cooperativas (escalabilidade da solução)

- Capacidade da cooperativa de investimento na POC, com disponibilidade de investimento referente a 30#$-$#do valor do projeto. A OCB irá apoiar com os outros 70-

- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup

- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups

- Desafios que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizados

 

PARCERIA DO PROGRAMA

O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios junto às coops. Vale destacar que o programa é desenvolvido junto ao Silo, que é uma parceria da Embrapa com a Neoventures.

 

INSCREVA SUA COOP

Para participar, é fácil. Basta que as coops sigam os seguintes passos:

1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;

2. Cadastre o desafio de sua cooperativa;

2. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!

Clique aqui e faça a inscrição!

Semana Inovacoop está chegando

Brasília (10/09/21) - Entre os dias 13 e 17/9, durante a Semana Inovacoop, promovida pelo Sistema OCB, um time de especialistas vai estar a postos para despertar atitudes que façam a sua coop ir cada vez mais longe, já que o objetivo é aumentar o nível de competitividade das cooperativas por meio da inovação.

O evento é aberto a todas as coops e a programação conta com palestras, debates, lançamentos de produtos e serviços, apresentações de cases e pitches das startups, interação e muito conteúdo de valor tanto para você, quanto para sua cooperativa.

“A nossa ideia é proporcionar o acesso a ideias inovadoras e soluções criativas em vários momentos, por isso a nossa programação é tão intensa e diversificada”, explica a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Vale destacar que toda a programação ocorre de maneira virtual, por meio do site do evento - https://semanainova.coop.br.

 

DESTAQUES

competitividade e Inovação - Esse é um ponto que não poderia faltar na nossa pauta. Afinal, não tem como continuar atuando no mercado e se destacar sem investir em inovação, não é mesmo? Por isso, o Sistema OCB vai te mostrar o que fazer para não se tornar obsoleto e quais são as habilidades e competências para desenvolver atitudes empreendedoras. Não perca!

Transformação Digital e Novos Canais para o Cooperativismo - O mundo muda muito rápido e a gente tem mesmo é que ficar atento a todas as transformações. Você tem acompanhado as novas soluções tecnológicas, como a smart farm, que trouxe um novo conceito de gestão? E as facilidades dos marketplaces? Fique atento, pois falaremos sobre isso na semana que vem.

Construir Futuros - Se a sua cooperativa tem planos para crescer e ampliar os negócios, não perca esse debate! Você está convidado a refletir sobre os impactos das ações hoje na construção de um futuro desejado. E a importância de envolver lideranças e o time na projeção de situações futuras.

 

PROGRAMAÇÃO

13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h

Palestra: Competitividade e inovação

Convidado: Maurício Benvenutti

Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.

 

14/9 TERÇA - 16h30 às 18h

Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil

Convidado: Mario de Conto

Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.

 

15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30

Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário

Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro

Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV

Murilo Boccia - Diretor da Natura

Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.

 

16/09 QUINTA - 16h às 18h

Workshop: Comunicação e engajamento

Convidado: Mario Rosa

Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.

 

17/9 SEXTA - 10h30 às 12h

Palestra: Construir Futuros

Convidado: Tiago Mattos

O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.

 

CONEXÃO COM STARTUPS

Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops.

Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!

Vem aí a Semana InovaCoop

Brasília (27/8/21) – Inovação! Mais do que algo para pensar depois, essa é uma grande estratégia de mercado para atrair e manter clientes satisfeitos e, claro, conquistar mais e mais mercados. É pensando nisso que o Sistema OCB realizará, entre os dias 13 e 17 de setembro, a Semana InovaCoop, cheia de conteúdos exclusivos que prometem agregar muito valor ao dia a dia das cooperativas do país. Além de palestras, workshops e apresentação de cases, o evento também contará com alguns lançamentos. Para saber mais detalhes acesse o site da Semana InovaCoop: https://semanainova.coop.br

 

PROGRAMAÇÃO

 

13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h

Palestra: Competitividade e inovação

Convidado: Maurício Benvenutti

Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.

 

14/9 TERÇA - 16h30 às 18h

Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil

Convidado: Mario de Conto

Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.

 

15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30

Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário

Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro

Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV

Murilo Boccia - Diretor da Natura

Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.

16/09 QUINTA - 16h às 18h

Workshop: Comunicação e engajamento

Convidado: Mario Rosa

Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.

 

17/9 SEXTA - 10h30 às 12h

Palestra: Construir Futuros

Convidado: Tiago Mattos

O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.

 

CONEXÃO COM STARTUPS

Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops (leia mais aqui).

Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!

imagem site coop

Fenasbac recebe inscrições até o dia 22/8

Brasília (16/8/21) – Ainda dá tempo de as cooperativas de crédito se inscreverem na seleção que resultará no Reconhecimento Inovação com Propósito Brasil, realizado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) e apoiado pelo Sistema OCB e Banco Central. O objetivo é estabelecer referenciais e orientar a gestão das cooperativas para a inovação. As inscrições vão até o dia 22 de agosto.

Segundo a Fenasbac, o Reconhecimento Inovação com Propósito, que também conta com o apoio da Bureau Veritas e do FGCoop (Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito), foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.

O objetivo é mapear a capacidade de inovação do setor de cooperativismo financeiro; estabelecer referenciais, de modo a orientar a gestão das cooperativas para a inovação; provocar a reflexão do setor de cooperativismo financeiro sobre a necessidade de inovar, seguindo sempre os propósitos do cooperativismo; e contribuir com a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.

A iniciativa vai reunir os grandes cinco sistemas de crédito do país, sendo eles, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos e Cresol, para identificar as capacidades de inovação das cooperativas.

 

COMO PARTICIPAR

Basta que a coop interessada preencha o instrumento de avaliação. E aí é só aguardar as próximas fases do programa. A relação de finalistas será conhecida em setembro e a entrega do prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito está programada para março do ano que vem, quando a instituição fará o lançamento do segundo ciclo da avaliação.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa é uma excelente oportunidade para que as cooperativas de crédito se consolidem como players essenciais no mercado financeiro nacional.

“As coops de crédito são aliadas do Banco Central no que diz respeito à educação e à inclusão financeira. Além da capilaridade delas, há, também o interesse pela comunidade, um dos princípios do modelo de negócios cooperativo. É por isso que convido todas as coops a participarem dessa seletiva que certifica a competência das cooperativas de crédito em atender bem o seu cooperado, sempre com qualidade, criatividade e excelência”, estimula Freitas.

Segundo ele, é necessário destacar que essa primeira edição do Reconhecimento da Fenasbac é um processo que vem para somar aos prêmios que o Sistema OCB já realiza. “Quanto mais iniciativas que certifiquem o esse compromisso com a inovação e com a excelência das cooperativas, melhor! É por isso que somos parceiros desta edição, pois acreditamos será uma parceria de muitos ganhos para as coops”, enfatiza o presidente do Sistema OCB.

 

DIMENSÕES

O questionário que as cooperativas deverão preencher leva em consideração os cinco indutores da Inovação com Propósito, todos eles ligados direta ou indiretamente aos princípios do cooperativismo. Confira:

 

* Inovação Participativa: diz respeito à participação da comunidade no processo de inovação e se compõe de aspectos como: relacionamento com o cooperado, discussão de novas ideias e compartilhamento de conhecimento e redução da resistência a novos produtos.

* Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos: tem a ver com a alocação de recursos para inovação. Essa dimensão é composta por: qualificação e desenvolvimento profissional, estruturas organizacionais voltadas para o desenvolvimento de novos produtos e desenvolvimento e aquisição de sistemas de informação.

* Comportamento inovador: avalia a liderança, a orientação estratégica e o estímulo para fomentar a inovação. Possui os seguintes eixos: estímulo ao corpo técnico para a busca de soluções e desenvolvimento de novos produtos e objetivos e indicadores estratégicos voltados à inovação. 

* Inovação colaborativa: abrange a colaboração com atores externos à cooperativa e está relacionado ao princípio do cooperativismo de intercooperação.

* Inovação com propósito: são as iniciativas voltadas para a comunidade. Por exemplo, as focadas na redução de custos e impactos ambientais, na inclusão social, nas soluções de problemas da comunidade como a melhoria da qualidade de vida e, por fim, em novos mercados.

 

INSCREVA-SE

Para garantir a participação da sua coop na seletiva, clique aqui.

Embrapa inaugura ponte entre startups e gigantes do mercado

Brasília (26/8/21) – A Embrapa Gado de Leite e parceiros da iniciativa privada, como a OCB, lançam nesta sexta-feira (27/8), às 10h, o Silo - Inovação Aberta, um hub que pretende inaugurar uma nova fronteira na pesquisa científica da cadeia produtiva leiteira. O evento, que contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Embrapa no YouTube, terá como foco o lançamento do projeto e, também, de uma série de inovações implementadas no Campo Experimental de Coronel Pacheco.  Além de autoridades da Embrapa, o evento também contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e da coordenadora da instituição, Samara Araujo.

O Silo é fruto de uma parceria público-privada entre Embrapa e algumas gigantes do mercado como Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Belgo Bekaert, IS Brasil, além da OCB e a aceleradora corporativa Neo Ventures. Sua criação se pauta na busca por soluções para o agronegócio brasileiro, por meio de Inovação Aberta, reunindo competências colaborativas de empresas e instituições, para gerar impacto zero em termos de emissão de gases do efeito estufa, para reduzir as desigualdades sociais em todas as suas dimensões e para assegurar ganhos econômicos aos stakeholders envolvidos com a produção de alimentos, energia e fibras.

“Nenhuma grande empresa faz inovação hoje em dia. Uma grande empresa tem tantos controles que ela mata a inovação. Por isso, ela tem que contratar jovens que pensam fora da caixa”, explica o chefe geral da Embrapa, Paulo Martins. O hub de inovação permitirá a conexão de startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, uma aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além das melhores universidades brasileiras.

“Um dos exemplos de aplicabilidade do Silo é o da Nestlé do Brasil. A organização tem o compromisso global de neutralizar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Como a Nestlé vai levar seus produtos para a casa das pessoas emitindo carbono zero? As startups estão aí para encontrar essas soluções e o Silo é a grande ponte entre as partes”, esclarece Paulo do Carmo Martins.

 

COMO VAI FUNCIONAR

O primeiro passo do processo é o challenge, seguido de um workshop para levantamento de desafios e dores internas da empresa, evoluindo para a etapa de categorização e priorização das situações levantadas. A partir dessas informações, é realizada uma chamada pública para a apresentação de rotas de solução para os desafios propostos, seguida de um hunting feito com base no banco de dados da Neo Ventures.

É feita então uma triagem buscando as três melhores rotas de soluções apresentadas e, posteriormente, um bootcamp, para o refinamento da solução entre a startup e a empresa. Na sequência, é desenvolvida uma POC (Prova de Conceito) para verificação da viabilidade da solução. Em caso de validação, o negócio é fechado entre a startup e a empresa demandante. Neste ponto do projeto, existem possibilidades de compartilhamento de resultados durante a trajetória de desenvolvimento e da comercialização com as empresas participantes da iniciativa (Roadshow).

Na reta final, são executadas as etapas de aceleração, com indicação de startups para o programa de aceleração do Silo, e de mentorias com a participação ativa no processo de desenvolvimento das startups indicadas. Fecham a cadeia do programa de inovação às etapas de investimento, na qual é possível aplicar recursos nas startups, e a da colheita dos resultados e soluções desenvolvidas.

 

FAZENDA 4.0

Além da inauguração do Silo, localizado na sede da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora em uma unidade com 1.400 m² de área, também ocorrerá o lançamento de uma série de inovações tecnológicas instaladas no Campo Experimental de Coronel Pacheco. As instalações compõem conceitualmente a  “Fazenda 4.0” - derivado de Indústria 4.0 - que permitirão ao complexo abrigar os instrumentos necessários para os trabalhos de pesquisa do hub.

Entre as novidades estão as quatro infovias de cabos de fibra ótica, que cortam todo o Campo Experimental, em um total de 9 km, cujos sinais difundem nas áreas de experimentos por meio de antenas de wireless.  Sob a ótica da internet das Coisas (IoT), o projeto eleva a pesquisa para uma outra dimensão ao tornar digitais os projetos de pesquisa relacionados à forrageiras e aos plantios de grãos, além de possibilitar a expansão dos experimentos com máquinas, animais no campo e a interação destes com as plantas.

Outros dois lançamentos agendados para o dia são o das placas fotovoltaicas, que alimentarão o primeiro e único Compost Barn instalado em ambiente de pesquisa do país, e a primeira cerca de Biosseguridade em produção de leite, fixada no entorno do composto. (Fonte: Embrapa Gado de Leite).