imagem site coop

CLDF faz homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo

O cooperativismo do Distrito Federal viveu um momento para lá de especial na noite da última sexta-feira, 24 de junho, no plenário da Câmara Legislativa do DF. O ambiente em que são votadas decisões importantes para o futuro da Capital Federal foi palco de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo e também da outorga do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto. A solenidade foi prestigiada por autoridades de órgãos do Executivo e do Legislativo distrital e federal, lideranças e membros das cooperativas brasilienses, além de familiares e amigos do homenageado.

Propositor da sessão solene e também da homenagem a Remy, o deputado Roosevelt Vilela, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do DF, abriu o evento displanando sobre o sistema cooperativista e sua relevância para o desenvolvimento local e do país, por meio da capacidade de impulsionar a vida das pessoas e permitir o acesso a oportunidades de emprego e fontes de renda.

Roosevelt também destacou a contribuição de Remy Gorga Neto para o desenvolvimento do cooperativismo no DF, razão pela qual o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF foi outorgado com o título de mais novo Cidadão Honorário de Brasília. “Você, Remy, vem mostrando há algum tempo a capacidade de transformar a vida de muitas pessoas. Você promove o cooperativismo e com isso permite que pessoas possam ter independência financeira, possam ter dignidade e nós, da Câmara Legislativa do DF, reconhecemos esse empenho e esse seu exemplo; um exemplo que deve ser seguido”, observou o parlamentar.

Visivelmente emocionado pela outorga do título, o presidente do sistema cooperativista brasiliense recordou seus ancestrais, os ensinamentos e valores que recebeu desde a infância, no interior do Rio Grande do Sul, bem como um pouco do trabalho que desenvolve desde o final da década de 1990 e que tem permitido que o modelo de vida proposto pelo cooperativismo seja cada dia mais evidente no Distrito Federal.

“Esse momento, para mim, como pessoa e como liderança do cooperativismo, é bastante especial. Acredito que é um reconhecimento a todos os meus ancestrais e espero seguir contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do cooperativismo e ensinando e sendo um exemplo para as gerações que estão vindo, como a dos meus sobrinhos e a do meu filho. É uma honra receber esse título de cidadão brasiliense, algo que dentro do meu coração já sou há algum tempo”, disse Remy.

A mesa da solenidade contou, também, com a presença do chefe da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho; do presidente da Federação de Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiros do DF (da FAPE-DF), Fernando Cézar Ribeiro; e da mãe de Remy, Therezinha de Jesus Gorga.

Amigo de Remy de longa data, Nelson destacou que o cooperativismo é melhor maneira de distribuição de renda para a sociedade contemporânea e salientou que o setor merece ser mais olhado com atenção pelas autoridades de forma a seguir evoluindo como um instrumento capaz de gerar qualidade de vida para a comunidade. Já Fernando Cezar lembrou a parceria construída com Remy e falou que FAPE-DF e o Sistema OCDF são instituições que caminham juntas, pensando no desenvolvimento do DF. Ele também parabenizou Remy por conduzir com maestria a promoção do cooperativismo no território distrital.

Durante a solenidade, Remy ainda recebeu o bóton alusivo de Cidadão Honorário de Brasília e foi homenageado com um discurso e com um vídeo que reuniu seus familiares, amigos e colegas de trabalho, no qual o parabenizaram pela conquista.

Ao fim do evento, os presentes à solenidade participaram do 1° Arraial do Cooperativismo do DF, realizado na Praça do Servidor, dentro das instalações da CLDF. O momento contou com música ao vivo e barraquinhas, onde foram servidas comidas e bebidas típicas das festas de São João.

 

Conteúdos relacionados