imagem site coop

Encontro marca o início do planejamento do Sistema OCDF-SESCOOP/DF para 2023

Lideranças do cooperativismo brasiliense estiveram reunidas na noite de terça-feira, 20 de setembro, para a realização da edição 2022 do Encontro de Executivos de Cooperativas do Distrito Federal. O evento organizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF reuniu cerca de 50 líderes e representou o início dos trabalhos de elaboração do plano de trabalho participativo e do planejamento orçamentário do Sistema, visando o ano de 2023.

O presidente do sistema cooperativista brasiliense, Remy Gorga Neto, abriu o evento dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância de planejar o futuro juntamente com as cooperativas em atividade no DF. “Esse encontro é um dos momentos mais importantes do ano. Aqui estão as pessoas que vivenciam o dia a dia do cooperativismo no DF e que podem nos apoiar nesse momento de construção do planejamento. É ouvindo vocês que estão inseridos nesse universo que podemos elaborar um plano de trabalho vinculado aos recursos que temos disponíveis. Vamos ouvir as demandas, adaptá-las ao orçamento e continuar a trazer soluções para que as cooperativas do DF possam melhorar seus processos de gestão e governança”, assegurou Remy.

Na sequência, a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, fez uma breve apresentação das atribuições da organização que fomenta o cooperativismo no Distrito Federal. Ela falou sobre a importância do levantamento e análise de dados, além de ferramentas disponibilizadas pelo Sistema que auxiliam no diagnósticos dos índices de maturidade de gestão e governança das cooperativas, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e comentou acerca das estratégias e critérios que irão conduzir a elaboração do plano de trabalho para o ano que vem.

Carla informou, ainda, que a formulação do planejamento para 2023 ocorrerá por meio de reuniões virtuais, momentos em que as 102 cooperativas do DF, divididas por ramos, poderão apresentar demandas para que o cooperativismo seja fomentado e fortalecido ao longo do próximo ano, por meio de soluções de desenvolvimento humano e organizacional a serem disponibilizados pelo SESCOOP/DF.

O público presente ao encontro conferiu, ainda, uma palestra inspiradora na qual o CEO da Qualitatis Consultoria e ex-superintendente do Sebrae/GO, Igor Montenegro, que também foi secretário de Cidades do Estado de Goiás e soma mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo, propôs reflexões e municiou as lideranças presentes com insights e dicas para vencer cinco desafios do cooperativismo em 2023: mercado, inovação, ESG, gestão e liderança.

Por fim, Montenegro apresentou uma agenda de prioridades para as lideranças de cooperativas brasilienses, seguindo conceitos apresentados em sua palestra. Para ele, as cooperativas precisam aumentar o foco em seus clientes; inovar em produtos, processos, marketing e na organização; criar uma cultura alicerçada em ESG; realizar uma gestão de resultados e liderar pessoas rumo ao crescimento.



 

Conteúdos relacionados